Como fazer a Dieta do Ovo – Emagrecendo já

Como fazer a Dieta do Ovo – Emagrecendo já

Bem sabemos que para emagrecer com saúde, é necessário primeiramente realizar uma reeducação alimentar. Dificilmente uma dieta que é totalmente zero carboidratos, que incentive somente o consumo de proteínas, ou frutas, vegetais, ou apenas um item principal, surtirão algum efeito em seu plano de emagrecimento. Inclusive, dietas assim, podem ser prejudiciais para a saúde, por isso é importante estar atento a todos os detalhes e obedecer as indicações médicas.

E é por este motivo que hoje estaremos falando um pouco mais sobre a Dieta do Ovo, onde você não elimina nenhum grupo alimentar, apenas realiza uma reeducação, incluindo um ovo cozido antes das principais refeições do dia. Estaremos falando sobre o que é a dieta do ovo, quais seus principais benefícios, apresentando algumas dicas e também uma sugestão de cardápio.

Gostaríamos de citar também, antes de ir para o objetivo deste artigo, que as chances de uma dieta restritiva causar um efeito sanfona em seu corpo é muito grande. Por isso indicamos que o seu emagrecimento deve começar pelo cérebro, onde você deverá reeduca-lo, para então se alimentar de forma consciente e saudável. Assim como reeduca-lo para que você realize ao menos um exercício de 30 minutos todos os dias.

Qual é o principal foco da Dieta do Ovo?

O principal objetivo da dieta do ovo, é fazer a ingestão de ao menos uma unidade de ovo cozido, não pode ser frito e de nenhuma outra maneira, antes das três principais refeições do dia, ou seja, um ovo cozido antes do café da manhã, almoço e jantar. Ao realizar este consumo, além de todos os nutrientes que o ovo trás para o nosso corpo, ele também ajuda a emagrecer, pois aumenta a saciedade, o que diminui o consumo de calorias durante o dia.

Mas o consumo deverá ser feito juntamente com um cardápio de baixa calorias ou uma dieta hipocalórica, dependendo do que o seu médico ou nutricionista lhe indicar. O ovo irá fornecer uma boa quantidade de proteínas, lhe deixar mais satisfeito e a perca de peso será consequência destes atos, sem muito sacrifício.

Essa dieta é para você perder até 3kg em uma semana. Não prolongue-a por mais de uma semana, ou caso sinta alguma reação ruim, pare-a imediatamente. Só faça ela com autorização médica e nutricional.

como fazer dieta do ovo

Como funciona e quais os benefícios da dieta do ovo?

É claro que para fazer qualquer dieta, você precisa antes de argumentos que lhe convença de que está no caminho certo. Primeiro queremos deixar claro que nada substitui uma ida ao médico e nutricionista, pois cada organismo funciona de uma maneira diferente e é de suma importância que você tenha autorização médica para fazer o consumo de qualquer alimento.

Mas porque realizar a dieta do ovo cozido? Quais seus benefícios e como ela funciona? É sobre isto que estaremos falando neste subtítulo.

O ovo é rico em proteínas e gorduras boas. Esses itens são digeridos por nosso corpo de forma mais lenta do que alimentos ricos em carboidratos, onde essa ingestão lerda, faz com que você se sinta satisfeito por mais tempo, o que ajuda e muito na hora de emagrecer. Além disso, para que a digestão do ovo seja feita, o organismo gasta uma quantidade significativa de energia, o que ajuda também a emagrecer.

Ao realizar o consumo de uma unidade de ovo antes de cada refeição, o metabolismo é acelerado, pois como citamos, é necessário a queima de gorduras (energia) para que ele seja processado. Mas para que ocorra a queima de gorduras, em sua reeducação alimentar, você deverá cuidar com a ingestão exagerada de carboidratos, pois a primeira opção do organismo é queima-los, ou seja, muito carboidrato, pouca queima de gordura.

Quem consome um ovo logo pela manhã, é capaz de consumir até 400 calorias a menos durante o dia. Pois nas próximas refeições, estará mais satisfeito, ingerindo menos alimentos.

A vitamina B12 presente no ovo, ajuda na metabolização das gorduras e proteínas, onde a energia gasta para isso, trás benefícios para quem quer emagrecer. Ela também trás mais disposição para quem faz o seu consumo, ajudando na prática de exercícios físicos durante o dia. Outro nutriente que o ovo trás para quem pretende realizar esta dieta, são os triptofanos, um aminoácido responsável por estimular a serotonina no cérebro. Esta serotonina, é responsável pelo controle do apetite e também diminuir fatores como o estresse, compulsão e ansiedade, muito comuns em quem está acima do peso. A produção de adiponectina, um dos hormônios responsáveis por acelerar o metabolismo, também é estimulada e presente na vida de quem consome ovos. Com isso a queima de gordura é aumentada.

O consumo de ovo é indicado, principalmente no café da manhã, após a noite de jejum, pois normaliza as taxas de açúcar no sangue, mas não eleva-os a ponto de causar um pico de glicose. Ao consumir outros alimentos, principalmente os ricos em carboidratos, os níveis de glicose pela manhã sobem muito, onde é necessário que o organismo libere uma grande quantidade de insulina para normalizar a situação. Assim que ela é normalizada, pouco tempo depois, seu cérebro pede que você se alimente novamente, o que acaba não sendo benéfico para sua dieta e também sua saúde. O ovo por sua vez, não causa nenhuma dessas variações, sendo ótimo para controlar o seu apetite durante toda a manhã.

Dicas essenciais para quem está fazendo a Dieta do Ovo

Ao realizar a dieta do ovo cozido é importante levar algumas dicas em consideração. Por isso separamos algumas das principais para facilitar ainda mais a sua vida na hora de emagrecer e melhorar a sua saúde.

Não use sal quando possível. É importante manter os níveis de sódio de nosso organismo estabilizados. Quando consumimos muito sal, além dos riscos para o coração e pressão, também acabamos retendo mais líquido, o que nos deixa inchados. Mas as vezes é preciso colocar um temperinho.

Ovos sempre cozidos. A maneira mais saudável de preparar um ovo é cozinhando. Versões cruas podem ser prejudiciais a saúde, assim como feito em fritura.

Ovos caipiras. Quando possível, utilize ovos caipiras em suas receitas e também nesta dieta. Ele é um ovo mais forte do que os de granja.

Calorias. Em média um ovo contém 75 calorias. Nesta dieta você fará o consumo de três unidades por dia, ingerindo 225 calorias aproximadamente. Verifique com seu nutricionista qual a quantidade de calorias devem ser consumidas por você.

Reeducação alimentar. É preciso você alterar todo o seu cardápio diário quando for fazer essa dieta. Apensa ingerir os ovos durante o dia, e continuar com suas refeições “normais”, pode não ajudar em nada.

Faça exercícios. Ao menos uma caminhada de 30 minutos todos os dias é preciso. Mudar a alimentação é um passo muito importante para quem quer emagrecer, mas é preciso também realizar exercícios físicos, para que todos os órgãos funcionem corretamente.

Beba água. Água é vida e sua ingestão deve ser feita durante todo o dia. Tome pelo menos 1,5l de água por dia. O correto é ao menos 2 litros, mas comece com quantidades menores, caso não tenha o costume.

O ovo x aumento de colesterol

Esta dieta do ovo não é indicada para quem tem altos índices de LDL, o colesterol ruim. Mas desde que com indicação médica, o consumo de ovos é altamente indicado em diversas dietas, principalmente nas de ganho de massa muscular e nas de emagrecimento.

Em relação ao aumento do colesterol, a grande preocupação de muitos, profissionais da saúde, citam que o consumo de três ovos não aumenta o colesterol ruim. Mas é sempre preciso estar atento aos exames e faze-los periodicamente, pois como já citamos, cada organismo funciona de uma maneira diferente.

Uma das explicações científicas do ovo em relação ao colesterol é que não é exatamente ele que aumenta o colesterol, mas sim o próprio fígado, que quando consumimos ovos, tende a produzir menos e utilizar os provenientes dos ovos, para deixar as taxas estáveis na circulação.

Em média 70% das pessoas não sofrem aumento de colesterol com a ingestão de ovos, já os 30% restantes, apresentam elevação no LDL, conhecido como o colesterol ruim. Para estes com hipercolesterolemia familiar, a única indicação de consumo é somente das claras, pois a grande concentração de colesterol de um ovo está na gema.

Sugestão de cardápio para a Dieta do Ovo

Indicamos que siga o cardápio sugerido por seu nutricionista. A dieta do ovo não exige que você crie um cardápio altamente restrito, apenas que se alimente de forma regular e saudável, com bastante frutas, legumes, vegetais e com pouca gorduras. Água como já citamos é também muito importante.

Mas vamos apresentar um cardápio com algumas opções que podem lhe dar uma ideia de como fazer esta dieta do ovo. É preciso lembrar que o foco principal é consumir um ovo cozido antes de cada refeição principal.

Sugestão de café da manhã: Um ovo cozido, mais:

  • Duas torradas integrais, meia maçã, um iogurte natural desnatado (1ª opção)
  • Uma xícara (chá) de café com leite, meio mamão, duas torradas com geleia (2ª opção)
  • Meia manga e duas colheres de granola em um pote com leite desnatado (3ª opção)

Sugestão de lanche: (escolha um)

  • Um pote de iogurte desnatado
  • Meia manga
  • Cinco morangos (bem lavados)

Sugestão de almoço: Um ovo cozido, mais:

  • Um bife magro (grelhado), um prato (sobremesa) de salada de repolho, alface e pepino, uma concha de feijão fresco.
  • Um filé de frango (grelhad0) sem pele, duas colheres (sopa) de arroz integral, um prato (sobremesa) de repolho cozido.
  • Duas fatias de peito de peru, um tomate picado, duas fatias de queijo branco (pouca gordura), salada de alface a vontade.
  • Uma fatia de filé de peixe (grelhado), meio tomate picado, uma colher (sopa) de creme de ricota light, três colheres (sopa) de arroz integral.

Sugestão de café da tarde: (escolha um)

  • Uma goiaba
  • Castanhas variadas
  • Uma pera
  • Duas fatias de abacaxi
  • Um copo (200ml) de vitamina de frutas com leite desnatado

Sugestão de jantar: Um ovo cozido, mais:

  • Um filé de peixe (tilápia ou merluza) grelhado, uma porção de purê de batatas cozido, duas folhas de alface e meio tomate picado.
  • Um filé de frango, salada verde a vontade, duas colheres (sopa) de arroz integral, duas colheres (sopa) de feijão fresco.
  • Salada de tomate cereja, alface, repolho e rúcula a vontade e duas fatias de queijo branco (magro).

Sugestão para a ceia:

  • Uma xícara (chá) de chá verde (ou chá preto) e uma torrada integral.
  • Duas torradas integrais com geleia light.
  • Um enroladinho de queijo e presunto magro.

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