Como fazer banho maria?

Como fazer banho maria?

O banho maria é uma técnica de cozimento que está presente em diversas áreas e não somente no preparo de receitas culinárias como alguns podem pensar. A técnica também é utilizada para o cozimento de itens na indústria farmacêutica e cosmética, mas o processo é o mesmo de receitas comuns da cozinha.

É um método utilizado para derreter e cozinhar itens de forma uniforme, sem que entre em ebulição, o que pode prejudicar um pouco tais itens.

O banho-maria é utilizado na cozinha principalmente para derreter chocolates, cozinhar pudins, mousses, preparar caldas, itens com ovos e tudo que não possa ferver, pois acabaria “estragando” a receita. Sem muita enrolação vamos conhecer os diversos tipos de banho-maria e como fazer.

como-fazer-banho-maria-fogao-microondas-forno-gelo

Como fazer banho maria?

Materiais e ingredientes:

  • Normalmente é utilizado duas vasilhas resistentes ao calor, podem ser formas, panelas, itens de vidro e outros. Lembrando que um sempre deve ser maior que o outro, a ponto de comportar a água e o segundo recipiente.
  • Água suficiente para o cozimento.
  • No caso de caldas de chocolate e outros itens preparados nas bocas de cima do fogão e não no forno, uma colher com o cabo comprido, para que o ingrediente possa ser mexido constantemente.

Banho maria no fogão, forno e microondas

Como fazer banho-maria no fogão?

  • Coloque água no recipiente maior, normalmente pouco menos da metade e então coloque o outro recipiente, já com os ingredientes, dentro.
  • Mexa constantemente até que chegue na consistência exigida da receita ou desejada.
  • A temperatura normalmente varia entre 140ºC e 180ºC.

Como fazer banho-maria no forno?

  • Essa técnica normalmente é para receitas que levam ovos, como pudim, tortas doces e outros que precisam cozinhar por um certo tempo. Da mesma maneira, coloque água no recipiente maior e coloque o recipiente menor com os ingredientes já preparado, dentro, então leve para “assar”.
  • A temperatura varia entre fogo baixo e médio normalmente, mas varia de receita para receita.

Como fazer banho-maria no micro-ondas?

  • No micro-ondas normalmente você vai fazer mais o processo de derreter coisas, como por exemplo chocolate.
  • Coloque o chocolate em um recipiente e leve ao micro por 20 segundos. Retire e então mexa. Leve mais 10 segundos, retire e mexa, repita o processo até que chegue na consistência desejada.
  • É possível sim fazer pudim no micro-ondas, e fazer banho maria como se fosse no forno. Coloque água em um recipiente maior, coloque o recipiente menor com os ingredientes já bem misturados dentro e então leve para cozinhar em potência máxima, na quantidade de tempo exigida na receita.

Banho-maria com gelo (resfriamento)

Ao contrário do banho-maria comum, onde é cozido os ingredientes de forma homogênea, existe um banho maria com gelo, onde itens quentes são colocados em vasilhas resistentes ao calor, ou até mesmo panelas e então são sobrepostos em outro vasilhame com gelo, onde mexendo constantemente, você chega o ingrediente quente ao ponto que pretende, com uma técnica inversa.

É muito usado para engrossar caldas, que por conta do calor ficaram muito moles e líquidas, mas o seu ponto é mais “durinho”.

Tem alguma outra dica? Aprendeu como fazer banho-maria? Compartilhe com seus amigos.

Previous Como fazer arroz em grande quantidade?
Next Como fazer molho de alho ideal para churrascos

You might also like

passo a passo 0 Comments

Como tirar mofo/bolor de sapatos

Seu sapato ficou muito tempo guardado no armário e quando você foi tirar ele estava cheio de mofo e bolor? Não se preocupe, hoje estaremos ensinando uma ótima dica, simples

passo a passo 0 Comments

Como lavar louça?

Você sabe lavar a louça? Esta é uma das tarefas mais comum em nosso dia a dia, mas muita gente não sabe como fazer. Pode parecer brincadeira, mas é sério.

passo a passo 0 Comments

Como fazer uma panela de fondue caseira com latinha

Aqui no site nós já ensinamos 10 diferentes pratos de fondue para você fazer em sua casa nos dias frios de inverno, um texto bem completo e ótimo para ter

Seja o primeiro a comentar