Como fazer banho maria?

Como fazer banho maria?

O banho maria é uma técnica de cozimento que está presente em diversas áreas e não somente no preparo de receitas culinárias como alguns podem pensar. A técnica também é utilizada para o cozimento de itens na indústria farmacêutica e cosmética, mas o processo é o mesmo de receitas comuns da cozinha.

É um método utilizado para derreter e cozinhar itens de forma uniforme, sem que entre em ebulição, o que pode prejudicar um pouco tais itens.

O banho-maria é utilizado na cozinha principalmente para derreter chocolates, cozinhar pudins, mousses, preparar caldas, itens com ovos e tudo que não possa ferver, pois acabaria “estragando” a receita. Sem muita enrolação vamos conhecer os diversos tipos de banho-maria e como fazer.

como-fazer-banho-maria-fogao-microondas-forno-gelo

Como fazer banho maria?

Materiais e ingredientes:

  • Normalmente é utilizado duas vasilhas resistentes ao calor, podem ser formas, panelas, itens de vidro e outros. Lembrando que um sempre deve ser maior que o outro, a ponto de comportar a água e o segundo recipiente.
  • Água suficiente para o cozimento.
  • No caso de caldas de chocolate e outros itens preparados nas bocas de cima do fogão e não no forno, uma colher com o cabo comprido, para que o ingrediente possa ser mexido constantemente.

Banho maria no fogão, forno e microondas

Como fazer banho-maria no fogão?

  • Coloque água no recipiente maior, normalmente pouco menos da metade e então coloque o outro recipiente, já com os ingredientes, dentro.
  • Mexa constantemente até que chegue na consistência exigida da receita ou desejada.
  • A temperatura normalmente varia entre 140ºC e 180ºC.

Como fazer banho-maria no forno?

  • Essa técnica normalmente é para receitas que levam ovos, como pudim, tortas doces e outros que precisam cozinhar por um certo tempo. Da mesma maneira, coloque água no recipiente maior e coloque o recipiente menor com os ingredientes já preparado, dentro, então leve para “assar”.
  • A temperatura varia entre fogo baixo e médio normalmente, mas varia de receita para receita.

Como fazer banho-maria no micro-ondas?

  • No micro-ondas normalmente você vai fazer mais o processo de derreter coisas, como por exemplo chocolate.
  • Coloque o chocolate em um recipiente e leve ao micro por 20 segundos. Retire e então mexa. Leve mais 10 segundos, retire e mexa, repita o processo até que chegue na consistência desejada.
  • É possível sim fazer pudim no micro-ondas, e fazer banho maria como se fosse no forno. Coloque água em um recipiente maior, coloque o recipiente menor com os ingredientes já bem misturados dentro e então leve para cozinhar em potência máxima, na quantidade de tempo exigida na receita.

Banho-maria com gelo (resfriamento)

Ao contrário do banho-maria comum, onde é cozido os ingredientes de forma homogênea, existe um banho maria com gelo, onde itens quentes são colocados em vasilhas resistentes ao calor, ou até mesmo panelas e então são sobrepostos em outro vasilhame com gelo, onde mexendo constantemente, você chega o ingrediente quente ao ponto que pretende, com uma técnica inversa.

É muito usado para engrossar caldas, que por conta do calor ficaram muito moles e líquidas, mas o seu ponto é mais “durinho”.

Tem alguma outra dica? Aprendeu como fazer banho-maria? Compartilhe com seus amigos.

Previous Como fazer arroz em grande quantidade?
Next Como fazer molho de alho ideal para churrascos

You might also like

passo a passo 0 Comments

Como fazer uma bomba para encher bexigas com PET

Vai preparar aquela festa e já está tonto (a) só de pensar no tanto de bexigas e balões que vai precisar encher? Uma solução é usar uma bomba para enche-las,

passo a passo 0 Comments

5 dicas para cortar cebola sem chorar

Chegou a hora de cortar cebola e você pensa duas vezes antes de fazer isso por que sabe que vai chorar, mas mesmo assim realiza esse procedimento, pois a cebola

passo a passo 0 Comments

Como fazer sabão caseiro com óleo de cozinha – Líquido e Barra

Praticamente todos os dias jogamos fora e geralmente de maneira incorreta litros de óleo de cozinha usado que não tem mais serventia na cozinha. Mas você com certeza já ouviu

Seja o primeiro a comentar