Como fazer catchup temperado caseiro para hambúrgueres

Como fazer catchup temperado caseiro para hambúrgueres

Um hambúrguer caseiro, gourmet, artesanal ou até mesmo aqueles de mercado, sem um bom catchup como complemento não é a mesma coisa, concorda? E se tratando de hamburguerias, é necessário provar das melhores receitas de catchup que existem, cada uma com um toque especial, um tempero secreto, ou para os mais preguiçosos ou sem tempo, uma boa marca de ketchup vendida no atacado.

E para facilitar ainda mais a sua vida, depois desta semana de publicações aqui no Como Fazer Fácil, relacionada a hambúrgueres, hoje estaremos apresentando uma receita de catchup temperado caseiro ideal para blends de hambúrgueres artesanais, com algumas dicas secretas, que podem fazer toda a diferença no resultado final.

Esta receita é muito indicada pois se trata de uma versão de catchup natural, saudável, sem conservantes, exceto pelos aditivos no cultivo dos tomates, mas que você poderá retirar o máximo das toxinas, deixando-os de molho em vinagre ou outra combinação que saiba (primeira grande dica).

Por se tratar de uma versão caseira, sem conservantes é importante prestar atenção na validade do seu catchup caseiro, pois ele estraga em no máximo três dias, mesmo sendo armazenado na geladeira. O ideal é fazer, deixar esfriar e já usar.

como fazer catchup ketchup caseiro para hamburgueres

Nós não colocamos muitos ingredientes nesta receita tradicional de catchup caseiro, porque você poderá estar usando comercialmente, e cada ingrediente a mais poderá refletir no lucro final. Mas se for para fazer em casa, capriche nos temperos e faça um ketchup melhor do que as marcas mais famosas do Brasil.

Como fazer catchup (ketchup) temperado caseiro para hambúrgueres artesanais

Esta receita rende 5 boas porções.

Ingredientes:

  • Cinco unidades de tomate (maduros, nem muito, nem pouco maduro)
  • Uma unidade de pimentão vermelho picadinho
  • Um dente de alho picadinho
  • Três xícaras (chá) de água
  • Uma xícara (chá) de vinagre branco
  • Meio pau de canela
  • Dois cravos
  • Uma folha de louro
  • Uma colher (sopa) de açúcar mascavo (ou a gosto)
  • Uma colher (sobremesa) de sal (ou a gosto)

Como fazer?

  • Em uma panela antiaderente coloque os tomates picados, o pimentão, o alho e a água e leve ao fogo baixo, deixando cozinhar bem até derreter. De tempos em tempos de uma mexida e coloque mais água caso esteja secando, afinal você não quer gosto de queimado no seu catchup caseiro.
  • Após virar um creme bem cozido, desligue o fogo e passe a mistura em uma peneira de inox (alumínio ou outra que não seja de plástico para não derreter) Aperte a mistura com uma colher de sopa e separe a parte não coada e jogue fora.
  • Coloque em uma outra panela antiaderente, o vinagre, o louro, os cravos a canela e o açúcar e deixe esquentar um pouco. Fique mexendo sempre.
  • Assim que começar a dar uma fervida coloque o molho de tomate coado e mexa.
  • Acrescente o sal a gosto ou o indicado na receita e então deixe cozinhar até que fique mais grosso, dando uma boa reduzida. Cuidado para não queimar.
  • Acerte nos temperos e está pronto.

Você pode colocar outros temperos também, como pimenta do reino, salsinha e cebolinha bem picadinhos.

Fica uma maravilha, pronto para usar no seu hambúrguer artesanal!

Se tiver alguma dica, deixe seus comentários.

Previous Como fazer maionese temperada para hambúrgueres
Next Como fazer brigadeiro branco com uva e ganache

You might also like

Receitas 0 Comments

Como fazer batata rústica para hambúrgueres

A receita de hoje é o complemento e acompanhamento que faltava para o seu hambúrguer artesanal, sim estamos falando das deliciosas batatas rústicas, que fazem parte dos principais acompanhamentos em

Receitas 0 Comments

Como fazer um terere gostoso

O tereré é uma bebida muito consumida no oeste dos estados brasileiros e principalmente no país do Paraguai. É uma bebida muito parecida com o chimarrão gaúcho, mas a sua

Receitas 0 Comments

Como fazer Miojo – E as 10 melhores receitas com Miojo

Preparar um delicioso Miojo pode ser a coisa mais fácil do mundo, mas mesmo assim tem pessoas que não sabem como preparar um miojo, por essas pessoas nós vamos ensinar

Seja o primeiro a comentar