Como fazer escondidinho de mandioca com carne seca

Como fazer escondidinho de mandioca com carne seca

Existem receitas que marcam nossas vidas não é mesmo? E a receita de escondidinho de mandioca com carne seca foi uma delas, pelo menos na minha. Se você nunca provou, aconselho que prepare e prove o mais rápido possível, e é por isso que hoje estaremos ensinando passo a passo como prepara-la.

O escondidinho é um prato típico dos estados do norte e nordeste do Brasil e em sua receita original leva a famosa carne de sol, jabá/carne-seca ou frango desfiado como recheio, e é coberto com purê de macaxeira/aipim/mandioca, os nomes variam de acordo com a região em que esteja. Os temperos da receita original são manteiga de garrafa e depois o prato passa a ser gratinado com queijo coalho.

como fazer escondidinho de carne seca mandioca receita

Mas conforme a região do país, tanto a massa como o recheio do escondidinho pode variar. Aqui no sul é muito comum o escondidinho ser feito com massa de batata (purê), e recheado com frango desfiado, queijo e molho branco, por isso achei incrível poder provar uma receita tão tradicional como esta.

Como fazer escondidinho de mandioca com carne seca?

O tempo de preparo desta receita é de 1 hora e rende 4 porções.

Ingredientes Massa/Purê de mandioca:

  • Um quilo de mandioca (cozida e feita purê)
  • Uma caixa de creme de leite
  • Uma colher (sopa) de margarina (ou manteiga se preferir)
  • 160ml de leite (copo 200 ml faltando 2 dedos para encher)
  • Sal a gosto
  • Se achar necessário, poderá colocar algum outro tempero que goste

Ingredientes do recheio:

  • 400g de carne seca
  • 100g de bacon
  • Meio pimentão verde picado
  • Um dente de alho amassado
  • Um pacote de queijo ralado
  • Uma cebola grande picada
  • Um copo de requeijão culinário
  • Um tomate picado (sem pele)
  • Cheiro verde a gosto
  • Molho de pimenta a gosto

Se preferir fazer um escondidinho sem legumes, mais básico, utilize somente a carne seca, o bacon, alho, queijo ralado e o requeijão culinário para o recheio.

Como fazer o purê de mandioca (massa)?

Em uma panela média/grande coloque os ingredientes da massa, exceto o creme de leite. Ligue o fogo baixo mexa bem até que fique totalmente homogêneo e então acrescente o creme de leite e reserve.

Como fazer o recheio do escondidinho?

A preparação do recheio começa na noite anterior ao dia do preparo do prato. Coloque a carne seca em um pote grande em relação a quantidade de carne, com água e deixe de molho para sair boa parte do sal, em um período de 12 horas.

No dia seguinte, escorra a água, coloque a carne seca em uma panela pequena, acrescente água e cozinhe por alguns minutos. Escorra novamente a água e desfie a carne, então reserve.

Pique todos os legumes em cubos, o bacon e coloque-os em uma panela para refogar junto com a carne seca que você reservou. Acrescente todos os ingredientes do recheio, exceto o queijo ralado e o requeijão, mexa bem e passe para a montagem.

PS: Não coloque sal

A montagem é simples. Coloque todo o recheio em um refratário, então por cima o purê de mandioca, o requeijão e espalhe todo o queijo ralado por último.

Se achar necessário, você poderá fazer uma pequena camada de purê no fundo do refratário, colocar o recheio de carne seca, tampar com o restante do purê e espalhar o requeijão e o queijo ralado por cima.

Então é só levar ao forno em fogo baixo para assar e gratinar o queijo por 25 a 30 minutos.

Confira também:

Como fazer Kani Kama empanado
Como fazer pavê de limão com bis
Como fazer coxinhaburguer

Anterior Como furar uma garrafa de vidro?
Proximo Como fazer remedio caseiro para frieira

Voce tambem podera gostar de:

Receitas 0 Comentarios

Receita de Kani empanado – Como fazer?

O Kani Kama é um ingrediente típico Japonês, no qual é composto por carne de peixe, que imita o gosto da carne de siri/caranguejo. É a alternativa mais barata e

Receitas 30 Comentarios

Como fazer Paletas Mexicanas – Os típicos picolés mexicanos

As paletas mexicanas, ou picolés mexicanos são feitos artesanalmente e seus ingredientes são frutas frescas e quase sempre com um recheio muito delicioso. Esses picolés tradicionais no México vem fazendo

Receitas 1 Comentario

Como fazer torta de banana em calda caseira – Receita

Torta de banana é uma delícia não é mesmo? E você sabe como fazer? Pois hoje iremos ensinar você uma ótima receita passo a passo, que é muito fácil de

Receitas 0 Comentarios

Como fazer coxinha sem massa e crocante

A massa da coxinha é muito gostosa, mas o recheio é a parte que mais chama a atenção, pois se estiver bem feito, bem temperado, da o toque todo especial

Receitas 6 Comentarios

Como fazer Whey Protein Caseiro

Aprenda como fazer whey protein caseiro de uma maneira fácil, mas lembramos que essa receita é apenas uma alternativa para o Whey Protein industrializado, que também é muito mais fácil

Receitas 0 Comentarios

Como fazer Donuts de Chocolate com Nutella

Hoje vamos aprender como fazer uma receita deliciosa típica dos Estados Unidos, mas com um toque diferente, os famosos Donuts americanos de chocolate com Nutella, que por si só já

Seja o primeiro a comentar

Escreva uma resposta