Como fazer o melhor EggNog – Receita Americana

Como fazer o melhor EggNog – Receita Americana

Com a chegada do frio, é muito agradável fazer o consumo de alguma bebida quente, principalmente antes de ir dormir. Chás, chocolate e leite quente, quentão, cafés, cappuccinos e as famosas gemadas, fazem parte das nossas opções de bebidas de inverno. E é por isso que hoje estaremos ensinando como fazer uma ótima receita de EggNog, a versão americana da nossa Gemada, que leva bebida alcoólica em seus ingredientes.

O que é um EggNog?

A bebida mais consumida na ceia de Natal norte americana é chamada de Eggnog, onde no Brasil algo que se assemelha muito a bebida é a gemada, com a diferença que por lá a bebida leva álcool em seus ingredientes. O eggnog é uma bebida que mistura de ovo, açúcar, noz-moscada, leite e também destilados como rum ou conhaque.

ATENÇÃO: É importante estar atento a validade (consumir na hora) e também sempre servir a bebida quente. Isso porque é preciso estar atento quanto a segurança alimentar, visto que alimentos que contenham ovos crus (sem passar por qualquer cozimento), podem conter salmonela, uma bactéria muito poderosa, que pode inclusive levar a morte. A versão americana é quente justamente para diminuir o teor microbiano, além de dar uma consistência melhor a bebida. As versões comerciais dificilmente terão ovos, ou se tiverem, serão pasteurizados, com aromas naturais ou artificiais, estabilizadores e outros itens que podem alterar a textura e sabor da gemada.

como fazer eggnog bebida natalina

Como fazer a melhor receita de EggNog?

Ingredientes:

  • Uma clara em neve
  • Uma gema em neve
  • Meia xícara (chá) de leite integral
  • Uma colher (sopa) de açúcar refinado
  • Meia dose de conhaque (25ml)
  • Meia dose de rum (25ml)
  • Três colheres (sopa) de creme de leite fresco (batido)
  • Uma colher (chá) de essência de baunilha
  • Uma pitada de sal
  • Uma pitada de noz-moscada (ou a gosto)

Como fazer?

  • Em uma tigela, coloque a gema e bata com meia colher (sopa) de açúcar.
  • Assim que começar a levantar “espuma” (ficar em “neve”) acrescente o sal, as bebidas alcoólicas e a essência de baunilha.
  • Em outra tigela coloque a clara e bata com o restante do açúcar até que fique em neve.
  • Misture o creme de leite e o leite e leve ao fogo baixo até esquentar bem.
  • Então misture todos os ingredientes em uma tigela ou caneca maior, com calma, acrescentando a noz-moscada e está pronto.
  • Você pode também servir a bebida natalina colocando o leite com creme de leite em um copo, uma camada de clara em neve e outra de gema por cima.

Existe uma versão gelada da receita, também bem tradicional, mas por conta dos riscos para a saúde, resolvemos apresentar a versão quente. Para preparar a bebida gelada, coloque a gema com os ingredientes da primeira etapa na geladeira, e então misture com o restante dos ingredientes. Só servir.

Eggnog com Calda de Caramelo

Há quem prefira tomar o seu Eggnog com uma calda de caramelo. Para fazer esta calda bata você colocar em uma panela antiaderente:

  • Quatro colheres (sopa) de açúcar
  • Quatro colheres (sopa) de água

E levar ao fogo baixo, sempre mexendo, até que comece a ferver e formar a calda. Então basta adicionar sobre a bebida, já pronta.

Dicas de como fazer a melhor eggnog do mundo

Use leite integral. Evite leite desnatado, vegetal ou qualquer outro, pois é a gordura do leite “tradicional” que define o gosto e a consistência do eggnog.

Caso queira, use somente uma das bebidas alcoólicas indicadas. Mas sempre use uma das duas, pois vinho, cachaça e outros destilados não tem uma boa combinação com o restante dos ingredientes.

Além da noz-moscada, você também poderá colocar canela. De preferência em pau

Compartilhe com seus amigos!

Anterior Como fazer rejunte em porcelanato - Dicas
Proximo Como fazer para participar do programa LATA VELHA do Caldeirão

Sobre o autor

Wes
Wes 739 posts

Vencer sem lutar, é como triunfar sem glória.

Voce tambem podera gostar de:

Receitas 0 Comentarios

Como fazer Yakisoba Tradicional, Camarão e Frango – Culinária Oriental

Bateu aquela fome, que tal um delicioso e fácil Yakisoba? Hoje vamos aprender como fazer Yakisoba Tradicional, com camarão e também uma receita de frango. O passo a passo desta… Leia mais

Receitas 0 Comentarios

Como fazer cupcake de cenoura com recheio de brigadeiro

Está sem ideias para o café da manhã ou da tarde? Que tal aprender como fazer um delicioso cupcake de cenoura, o que já é uma delícia, com recheio de… Leia mais

Receitas 0 Comentarios

Como fazer catchup temperado caseiro para hambúrgueres

Um hambúrguer caseiro, gourmet, artesanal ou até mesmo aqueles de mercado, sem um bom catchup como complemento não é a mesma coisa, concorda? E se tratando de hamburguerias, é necessário… Leia mais

Receitas 0 Comentarios

Como fazer mistura de aveia para panquecas

Hoje vamos ensinar para vocês como fazer uma mistura de aveia para que você possa fazer algumas receitas de deliciosas panquecas, que poderá ser usado em sua dieta. Se você… Leia mais

Receitas 0 Comentarios

Como fazer brigadeiro sem leite condensado

Brigadeiro é uma receita típica brasileira muito gostosa, porém conta com grande calorias, principalmente pelo fato de seu ingrediente principal ser o leite condensado. Nesta época em que todos estamos… Leia mais

Receitas 0 Comentarios

Receita de bolo de chocolate simples fácil e molhadinho

O bolo de chocolate é uma das receitas mais reproduzidas em todo o Brasil, afinal é fácil de fazer, simples e leva poucos ingredientes, sem contar que fica muito gostoso…. Leia mais

Seja o primeiro a comentar

Escreva uma resposta