Como fazer o melhor risoto do mundo – Receita e dicas

Como fazer o melhor risoto do mundo – Receita e dicas

Nada melhor do que em um almoço ou jantar especial, servir um prato especial. E na cozinha brasileira o risoto está entre os preferidos pela população de norte ao sul do país, principalmente por sua grande variedade, seja de carne bovina, frango, legumes, peixes, frutos do mar, etc. Mas você sabe como fazer um delicioso risoto? Se a resposta for não, não se preocupe, pois hoje estaremos ensinando passo a passo como preparar a melhor receita de risoto do mundo, onde o preparo do arroz será essencial para todas as outras receitas de risoto existentes.

Além dos ingredientes e modo de preparo deste risoto especial, também estaremos comentando um pouco sobre o prato e dando dicas para que ele saia perfeito. E desde já, caso tenha alguma dica para melhorar ainda mais o prato, ou algo que esquecemos, deixe os seus comentários neste texto.

como fazer risoto a melhor receita do mundo

O risoto

O risotto (tradução arrozinho), é um prato típico da culinária italiana, onde o arroz é cozido até o ponto que não absorve mais líquido. Normalmente é feito com legumes ou carne e cebolas fritas. O prato é proveniente do norte da Itália, de Lombardia, com menções datadas do século XI, onde o grão era trazido inicialmente pelos Sarracenos até o país.

Antes de preparar o risoto, vamos a algumas dicas, para que a receita saia 100%!

As melhores dicas para preparar o melhor risoto do mundo:

  1. Uma dica importante ao cozinhar o seu risoto é alternar o fogo entre baixo e médio. Muitos realizam todo o preparo em fogo baixo, mas em alguns momentos durante a receita será necessário deixar em fogo médio, para um melhor cozimento.
  2. Mexa moderadamente, para que o arroz não esfrie e também não queime. A cada nova adição do caldo, de uma mexida.
  3. Não use creme de leite em risoto. Isso irá atrapalhar o sabor do caldo com o arroz.
  4. Lembre-se de sempre cozinhar o que for adicionado ao risoto, tanto carne como legumes, antes do preparo do arroz. Durante o preparo, o caldo deve ser exclusivamente para cozinhar o arroz e nada mais.
  5. É de extrema importância deixar o caldo aquecido, pois se você colocar caldo frio sobre o arroz quente, isso irá fazer com que ele fique encruado.
  6. Não use uma panela muito grande, é claro que isso vai depender da quantidade de arroz que deseja cozinhar, mas se forem poucas porções, uma panela média já é o suficiente, pois ela irá aquecer por completo, cozinhando o arroz por igual.
  7. Não deixe cozinhar muito. O ponto do risoto é o famoso ao dente, onde ele não fique papa.
  8. Deixe a concha de caldo secar, para só então adicionar outra. Regar a todo momento não irá ajudar no seu risoto.

Como fazer o melhor risoto do mundo?

Ingredientes:

  • Um litro de caldo (utilize o caldo do cozimento de alimentos como frango, carne, legumes ou peixe {ou mariscos}, deixando também os sólidos, desde que bem picadinhos ou desfiados.)
  • Duas colheres (sopa) azeite
  • Uma colher (sopa) manteiga (para o cozimento)
  • Três colheres (sopa) manteiga (para depois de pronto)
  • 400g ou 1 xícara (chá) e 3/4 de arroz arbóreo (tem que ser esse)
  • Dois dentes de alho (picado em pedacinhos pequenos)
  • Uma cebola roxa (grande e picada em pedacinhos pequenos)
  • 1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
  • Duas taças de vinho branco seco (ou vermute)
  • Sal a gosto
  • Pimenta do reino a gosto (aquelas moídas na hora)

Como fazer?

  • Coloque o caldo em uma panela e o aqueça, não precisa deixar ferver, apenas aquecer. Então reserve próximo a panela do risoto, no fogão.
  • Em uma panela antiaderente, coloque a manteiga e o azeite e então esquente um pouco. Em seguida refogue em fogo baixo a cebola, depois o alho, somente o suficiente para que eles mudem de cor, não deixe fritar demais.
  • Quando o alho e a cebola chegarem no ponto certo, acrescente o arroz e então mexa. Deixe o arroz fritar um pouco, sempre mexendo, por um minuto.
  • Coloque o fogo no médio e então acrescente o vinho, sempre mexendo até que o álcool evapore. Cerca de mais um minuto.
  • Após o álcool evaporar, com o auxílio de uma concha (aquela de feijão mesmo), pegue uma porção do caldo juntamente com uma pitada de sal e então coloque o caldo sobre o arroz. Coloque em fogo baixo e então deixe cozinhar até que evapore o caldo.
  • Assim que o caldo é evaporado, acrescente mais uma concha. Repita o processo até que você gaste todo o litro de caldo. Isso irá demorar entre 15 e 20 minutos.
  • Acerte os temperos (sal e pimenta do reino). Verifique se o arroz está com a consistência desejada. Desligue o fogo.
  • Então espalhe a manteiga e o queijo parmesão sobre o arroz, mexa até incorporar bem e tampe a panela.
  • Deixe então descansar por dois minutos e está pronto para servir.
  • O ideal é servir assim que terminar de descansar, para que a textura permaneça a mesma.

Faça esse risoto em sua casa e veja como ele fica diferente de todos os outros que você já provou. Tem alguma dica para melhorar a receita? Deixe seus comentários.

Previous Como fazer hambúrguer caseiro de porco com Barbecue
Next Como imprimir CPF - Aprenda

You might also like

Receitas 0 Comments

Café da manhã ou almoço de natal – Salsichão na caçarola

Hoje iremos aprender como fazer uma receita de natal, que poderá ser consumida tanto no café da manhã, como no almoço de natal. É uma receita deliciosa, simples e que

Receitas 0 Comments

Como fazer quentão de vinho com cachaça?

Neste inverno, que por sinal está sendo um dos mais rigorosos dos últimos tempos, nada melhor do que poder tomar um gostoso quentão de vinho não é mesmo? Mas você

Receitas 0 Comments

Como fazer bolinho de chocolate com Whey Protein

Você que frequenta uma academia já deve ter escutado sobre Whey Protein não é mesmo? É um pozinho branco que vem em um pote, onde você pode acrescentar as suas

Seja o primeiro a comentar