Como fazer o método Slow Drive para economizar combustível

Como fazer o método Slow Drive para economizar combustível

Uma técnica criada pelo especialista Cesar Roberto Novaes, promete fazer você economizar muito combustível durante um percurso de carro, onde as prioridades deste método é dirigir com paciência e com planejamento, trazendo diretamente benefícios contra o estresse e também para o seu bolso. E nada melhor do que isso nesses tempos de crise.

O método é bem simples, porém bem eficaz. Conta com um passo a passo de 5 etapas, que podemos chamar de “atitudes corretas”, para que os motoristas possam aproveitar da melhor maneira possível o carro e sua pilotagem.

Para poder economizar, principalmente na cidade, você vai precisar utilizar do torque do seu carro, trocando as marchas na rotação correta. É também necessário controlar a velocidade, observar todo o fluxo da rua para que possam ser antecipados os desvios e paradas, cuidar das calibragens dos pneus e também utilizando de maneira correta as fontes de consumo como estar com as janelas abertas, o ar condicionado ligado e outros que possam interferir na economia do seu carro.

metodo slow drive para economizar combustivel

Essas informações e técnicas podem ser aplicadas tanto em carros manuais, como automáticos, onde na segunda opção, somente a troca de marchas que não poderá ser aplicada, pois o sistema faz as trocas pré programadas, a não ser que o seu câmbio seja automatizado (dual logic, imotion etc), onde é possível colocar em uma opção para trocar marchas sequencialmente.

Como fazer o Slow Drive para economizar combustível?

  • Troque a marcha com no máximo 2 500 rpm (Não force as marchas, a não ser que esteja em uma ultrapassagem perigosa)
  • Mantenha uma velocidade constante em baixas rotações e nunca use o ponto morto. (a famosa banguela não ajuda a economizar como dizem e você ainda perde o freio motor, uma importante segurança, principalmente nos declives)
  • Antecipe suas ultrapassagens, paradas, obstáculos, agindo de maneira preventiva, sem forçar o motor para mudar de uma vez de pista ou desvios etc.
  • Mantenha os pneus sempre calibrados (Uma vez por semana, faça a verificação da calibragem)
  • Gerencie fontes de consumo extra. (mantenha a manutenção em dia, elimine pesos desnecessários no porta malas, porta luvas e bancos, evite deixar o ar condicionado ligado, use somente em casos de muita necessidade e evite andar com os vidros abaixados, pela economia e pela segurança).

Gostou? Tem alguma dica? Deixe seus comentários.

Previous Como fazer para acabar com as traças
Next Como fazer maionese americana cítrica caseira?

You might also like

Informações 0 Comments

Creme de Tártaro, o que é e como substituir

O creme de tártaro é também conhecido como Bitartarato de potássio, ou hidrogeno tartarato de potássio e sua composição é o sal ácido de potássio do ácido tartárico. Ele surge

Informações 0 Comments

Como ganhar dinheiro sem trabalhar

Você gostaria de aprender como ganhar dinheiro sem trabalhar? Pois é todos nós gostaríamos, e se você souber de alguma coisa, algum segredo e que não seja aquelas enganações de

Informações 0 Comments

Aprenda como dobrar lençol com elastico

Dobrar um lençol normal pode ser uma atividade muito fácil de fazer, mas quando falamos de um lençol com elástico nos cantos, que estão cada vez mais comuns nas casas,

Seja o primeiro a comentar