Como fazer para não roncar – 10 dicas para evitar o ronco

Como fazer para não roncar – 10 dicas para evitar o ronco

Roncar é um problema mundial, que chega a afetar cerca de 30% da população, onde entre brasileiros este número sobe para cerca de 50% das famílias onde casais sofrem com ronco e apneias de seus parceiros ou com algum membro da família. Você as vezes pode até achar que não ronca, mas não se engane, é bem provável que sim. Alguns fatores como envelhecimento, estilo de vida e principalmente obesidade são os principais responsáveis pelo ronco.

Roncar além de incomodar quem dorme com você, pode ser também um sinal para doenças como pressão alta, e outras ligadas ao coração como arritmias e infarto. E para solucionar esse problema e melhorar a qualidade do sono é possível sim seguir algumas dicas de como fazer para não roncar e evitar esses problemas.

dicas para parar de roncar

10 dicas para evitar o ronco – Como fazer para não roncar?

Evitar o ronco totalmente talvez não seja possível em alguns casos, e outros o tempo de recuperação pode ser maior do que você imagina, portanto seja paciente, mas não desista de seguir as próximas dicas:

Reeducação alimentar e exercícios físicos devem ser evitados próximo a hora de dormir, seu corpo precisa estar descansado para entrar no ritmo do sono.

Faça uma dieta. A gordura acumulada no tórax, abdômen e pescoço (papada) são alguns dos fatores por fazer você roncar ou ter apneias (ficar sem respirar por um tempo), a gordura dificulta a passagem do ar nas vias aéreas, o que atrapalha a sua respiração e as chances de roncar é quase 100%.

Fumar pode ser o seu problema. O cigarro é responsável por uma inflamação na campainha da sua boca e também nos tecidos da faringe, dificultando também a passagem de ar pela garganta.

Consumir bebidas alcoólicas próximo da hora de dormir também é um fato. Quando ingerido o álcool relaxa os músculos da sua garganta, provocando um ronco ainda mais alto, e as apneias se tornam mais constantes durante o sono devido a esse relaxamento.

Tenha a cabeceira da cama um pouco mais elevada que os pés. Colocar calços ajuda a amenizar a ação da gravidade sobre o seu corpo e a língua não se desloca com tanta facilidade até a garganta. Cerca de 15 centímetros já é suficiente para amenizar.

Faça refeições não pesadas no jantar, dormir com o estômago cheio faz com que você tenha que dormir de barriga pra cima, e esta posição é a maior responsável pelo ronco, pois a língua é direcionada até a garganta por conta da gravidade. Assim você terá dificuldade para respirar e consequentemente roncar.

Não tome remédios para dormir sem que o seu médico tenha receitado. Tomar por conta própria pode agravar o problema pois atuam diretamente no sistema nervoso central.

Você tem problemas de obstrução e desvio de septo no nariz? Eles podem ser o motivo de você roncar a noite. A correção com cirurgias para esses problemas tem grande efeito nestes casos, além é claro de fazer com que a sua respiração seja melhor e mais livre.

Quando envelhecemos, grande parte dos músculos do nosso corpo se tornam flácidos e perdem a sua força, e quando falamos de musculatura da garganta, falamos sobre uma das causas do ronco. A melhor maneira de fortalecer e evitar o ronco é com exercícios fonoaudiológicos.

Caso você tenha um céu da boca profundo e estreito ou queixo pequeno, faça o uso de aparelhos bucais que projetam seu queixo levemente para frente. Esses aparelhos melhoram a sua respiração e em grande parte dos casos resolve por completo o seu problema com o ronco.

Tem alguma dica? Deixe nos comentários.

Anterior Como fazer bolo de chocolate com recheio e cobertura fácil
Proximo O que são Smoothies? Aprenda receitas de sucos que ajudam a emagrecer

Sobre o autor

Wes
Wes 741 posts

Vencer sem lutar, é como triunfar sem glória.

Voce tambem podera gostar de:

Dieta e Saúde 0 Comentarios

Como fazer remedio caseiro para tosse comum e seca

Tosse é um processo irritativo no aparelho respiratório, causando um reflexo natural, onde este reflexo tem por função eliminar e expulsar secreções e corpos estranhos dos pulmões. Existem dois tipos… Leia mais

Dieta e Saúde 0 Comentarios

Como fazer remédio caseiro para queda de cabelo

A queda de cabelo, conhecida também como calvície é decorrente de dois fatores. O estresse e genético. No primeiro caso é possível realizar alguns tratamentos, mudar alguns hábitos e até… Leia mais

Dieta e Saúde 0 Comentarios

Como fazer remedio caseiro para frieira

No começo as frieiras podem até ser “gostosas” de coçar, principalmente quando atacam os vãos dos pés, mas dependendo do caso elas chegam a partir a pele, deixando em couro… Leia mais

Dieta e Saúde 0 Comentarios

Como fazer remedio caseiro para queimadura

Você que sofreu alguma queimadura de 1º grau e deseja fazer algum remédio caseiro para evitar dores, agindo como um anestésico ou evitar a formação de bolhas, hoje estaremos apresentando… Leia mais

Dieta e Saúde 0 Comentarios

10 dicas para evitar o mau hálito – Como acabar com o bafo

Você já teve mau hálito ou conhece alguém que teve ou sofre disto até os dias de hoje? O mal hálito, também conhecido como halitose é quando um odor desagradável… Leia mais

Dieta e Saúde 0 Comentarios

Como fazer remedio caseiro para ansiedade

A ansiedade está cada vez mais presente na vida dos brasileiros e de pessoas no mundo todo, afinal o tempo está passando cada vez mais rápido, quase não da tempo… Leia mais

Seja o primeiro a comentar

Escreva uma resposta