Como fazer sabão caseiro com óleo de cozinha – Líquido e Barra

Como fazer sabão caseiro com óleo de cozinha – Líquido e Barra

Praticamente todos os dias jogamos fora e geralmente de maneira incorreta litros de óleo de cozinha usado que não tem mais serventia na cozinha. Mas você com certeza já ouviu falar de uma ótima utilidade para o óleo usado de cozinha, que é na fabricação de sabão caseiro, principalmente a versão em pedra ou barra.

E para você que tem interesse em fazer sabão caseiro com óleo, nós hoje vamos ensinar como fazer a versão líquida e também a versão de sabão em pedra com a receita mais simples e fácil de produzir.

como fazer sabao caseiro oleo usado pedra liquido

Mas antes de começar o passo a passo, você precisa saber de algumas coisas em relação a este processo.

Informações importantes na fabricação de sabão caseiro com óleo usado

No preparo do sabão você deverá colocar todos os ingredientes em uma vasilha plástica, grande o suficiente para caber toda a mistura.

Nenhum tipo de metal deve entrar em contato com os ingredientes do sabão caseiro na hora da produção pois a soda cáustica tem uma reação perigosa em relação a esses itens. Para mexer a mistura do sabão, use uma ripa ou caibro de madeira comprido, para que a fumaça da soda não entre em contato com sua pele.

Após pronto escolha um lugar seco, arejado e principalmente longe do alcance de crianças e animais de estimação. A soda é muito perigosa e deve ser totalmente evitada antes do processo de fabricação terminar.

Utilize equipamentos de segurança como luvas, óculos e aventais para mexer com os produtos químicos.

O site é só de caráter informativo e TODAS as decisões e atitudes tomadas por você é de total responsabilidade sua. Não temos nada a ver com qualquer coisa que venha a acontecer. Sempre procure ajuda de um profissional bem treinado.

Como fazer sabão caseiro líquido com óleo de cozinha

Dado os recados, vamos a primeira versão:

Ingredientes:

Dois litros de óleo de cozinha usado (coado)
Meio quilo de soda cáustica
Um tambor de plástico 35 litros ou mais
Uma madeira bem comprida para mexer
Um litro de álcool combustível (70%)
Dois litros de água fervente
14 litros de água fria
14 litros de água fervendo

Como fazer o sabão caseiro líquido?

No tambor de plástico que você escolheu para este processo, coloque primeiramente o óleo usado, depois acrescente a soda cáustica, o álcool e por último os primeiros 2 litros de água fervente. (sempre colocando os ingredientes com cuidado e afastado, pois é comum ocorrer reações químicas)

Fique bem afastado do vapor da água e de todos os ingredientes e com a ripa mexa bem até que fiquem homogêneos. Alguns minutos depois quando a mistura adquirir uma consistência pastosa coloque os 14 litros restantes de água fervendo e continue misturando até incorporar bem novamente.

Por último acrescente os 14 litros de água fria, continue mexendo por mais 5 minutos e está pronto.

Apesar da receita de sabão caseiro líquido levar 31 litros de água, 1 litro de álcool, 2 litros de óleo e a soda, a receita rende mais ou menos 26 litros de sabão líquido.

Como fazer sabão caseiro pedra ou barra com óleo de cozinha

Para a versão em barra do sabão caseiro você vai precisar de:

Ingredientes:
500ml de água
250g de soda cáustica
Um litro de óleo de cozinha (coado).
Detergente e sabão em pó
Uma ripa para mexer a mistura

Como fazer o sabão caseiro em barra?

Arrume uma bacia de plástico ou qualquer outro tambor de plástico, o importante é a vasilha ser totalmente de plástico sem nenhuma parte de metal.

Nela coloque a soda cáustica e acrescente água quente (antes de começar a ferver, você desliga a água e já coloca junto com a soda) e depois mexa com uma ripa a mistura levemente mantendo uma distância segura até que toda a soda derreta.

Em seguida acrescente o óleo de cozinha usado, já coado e continue mexendo por cerca de meia hora até que fique bem homogêneo e um caldo mais grosso. Coloque essa mistura em uma bacia retangular de plástico, como se fosse uma gaveta (exemplo abaixo:)

sabao caseiro oleo bacia retangular

E depois de colocar ali, leve ao sol e espere secar por dois dias. Depois de seco, aguarde mais 10 dias e então o seu sabão está pronto para usar.

Dica: Quando estiver mexendo a mistura do sabão, acrescente um pouco de sabão em pó para que o seu sabão faça espuma, e também um pouco de detergente para que fique com cheiro bom e ajude na maciez.

Depois é só cortar o sabão em retângulos.

Considerações finais sobre o sabão caseiro feito com óleo usado

Terminado a experiência do sabão, faça o seu uso somente para lavar roupa, louça, cozinha, materiais de limpeza, o seu carro, calçada entre outros e não utilize no seu corpo. Cada um tem uma reação diferente a certas quantidades de soda e o uso na pele, da versão caseira pode trazer problemas.

Confira também:

Como fazer Vanish caseiro
Como fazer leite de amêndoa caseiro

Previous Como fazer Danoninho Light para não engordar
Next Como lavar louça?

You might also like

passo a passo 0 Comments

Como limpar líquido de teclados

Hoje em dia normalmente realizamos algumas de nossas refeições de frente para uma tela de notebook/laptop ou computador, principalmente os cafés e os lanches. E com isso a probabilidade de

passo a passo 0 Comments

Como fazer para recuperar um arquivo do Word perdido

Os arquivos/documentos do Word podem se perder em algumas situações como a queda de energia, problemas no sistema e outros que possam fazer com que o computador seja desligado e

passo a passo 0 Comments

Como desentupir a privada de maneira fácil

O entupimento de uma privada, patente, vaso sanitário, ~troninho~ ou qualquer outro nome que deseja chamar, ocorre por 2 motivos, ou a caída dos encanamentos é pouca, então não importa

Seja o primeiro a comentar