Como fazer shoyu

Como fazer shoyu

O molho shoyu, ou shoyo, shoio como alguns conhecem, é também chamado no Brasil de molho de soja e da um toque muito especial na culinária, principalmente em receitas que levam vegetais, mas essa mistura hoje em dia é usada em uma grande variedade de pratos por conta de seu gosto um pouco mais forte do que de outros temperos.

A história do shoyu veio para o Brasil, juntamente com os imigrantes japoneses e chineses, que sempre tiveram o costume de preparar o seu próprio molho. A partir dos anos 90 com a divulgação da culinária oriental no país, a necessidade de tornar a fabricação industrial deste produto foi real, mas muitos acreditam que nada se compara ao molho shoyu caseiro.

Mas você vai precisar de paciência, pois o verdadeiro molho shoyu demora 1 ano para ser produzido. Isto mesmo, os molhos naturais, sem conservantes para acelerar a fermentação costumam demorar 365 dias para estarem prontos.

como fazer shoyu molho caseiro

Se você não tem paciência, compre no mercado, que é muito mais fácil.

Como fazer shoyu

Ingredientes do molho shoyu caseiro

Soja
Milho
Trigo
Fermento de batatas
Sal refinado
Água
Garrafas para armazenar o molho
Pote
Bacia
Papel celofane

Modo de preparo

Coloque o trigo, soja, milho e o sal com uma boa quantidade de água dentro de um pote. Tampe e deixe fermentar por 4 dias. Você vai saber que o shoyu está fermentando quando ver borbulhas na mistura.
Após os 4 dias, coloque essa mistura em uma bacia, acrescente o fermento de batatas e misture bem. Cubra com o celofane e deixe crescer até o topo da bacia.
Depois que sua mistura crescer, coloque em garrafas, um pouco menos do que a metade delas e tampe. Nunca encha tudo, pois para fermentar e crescer a mistura vai precisar de espaço.

Após fechar muito bem as garrafas, deixe guardadas durante 1 ano inteiro para que o molho esteja pronto.

Não citamos quantidades/proporções, pois fica a seu critério quanto de molho shoyu caseiro deseja fazer, mas faça quantidades que quando colocar nos potes e garrafas, fique somente pela metade para o shoyu poder ferver e crescer.

O soja, milho e trigo são quantidades iguais, já o sal é metade da quantidade total de soja. Exemplo, 1kg de soja, vai precisar colocar 500g de sal. E o fermento é 1/4 do total, neste caso, seria 250g.

Pelo menos uma vez no mês, verifique como está o processo de fermentação de seu molho shoyu caseiro. Caso as garrafas estejam cheias em poucos dias ou meses, você vai precisar abrir e passar uma quantidade do molho para outra garrafa. Mas evite que isso aconteça, pois atrapalha o processo. Na primeira vez que engarrafar as misturas, coloque pouco menos da metade da garrafa.

Tem alguma dica? Deixe nos comentários.

Previous Como fazer água de ameixa - Dieta da Ameixa
Next Como decorar e enfeitar minha árvore de natal

You might also like

Receitas 2 Comments

Como fazer Ovo de Páscoa recheado na travessa

Com a Páscoa chegando, que tal inovar na cozinha com uma receita de ovo de páscoa recheado na travessa? As delícias de chocolate para esse período do ano é sem

Receitas 0 Comments

Como fazer brigadeiro de ovomaltine

O brigadeiro de ovomaltine é a mais nova receita deliciosa que vem sendo feito nos lares dos brasileiros, sendo ainda mais gostoso do que o brigadeiro tradicional. Em todo o

Receitas 0 Comments

Como fazer arroz soltinho

Você sabe como fazer arroz? E sabe como deixar ele bem soltinho? Hoje nós vamos apresentar como fazer arroz, que está presente não só na mesa dos brasileiros mas em

  1. marcus
    agosto 08, 01:09 Reply
    Quantidades. A receita quanto de cada ingrediente deve ser colocado na receita.
    • Como Fazer ADM
      outubro 22, 22:43 Reply
      A quantidade é o tanto que você deseja fazer. Como é muito demorado, aconselhamos fazer grandes quantidades. Não citamos números, pois tem desde aqueles que querem apenas uma xícara, como aqueles que fabricam um balde.
    • Como Fazer ADM
      outubro 22, 22:45 Reply
      Você pode fazer em casa! Confira esse vídeo! http://www.youtube.com/watch?v=-MwGaN1nnXg
  2. Escobar
    outubro 22, 17:19 Reply
    Por Favor maiores Informações... Coloque o trigo? farinha de trigo? trigo em ramos? cru? soja crua? cozida? semente? pó? milho cozido, cru? pó? semente? e o sal com uma boa quantidade de água? dê apenas a proporção entre os ingredientes, por favor. Existe alguma Receita de shoyo sem trigo e sem soja, para pessoas intolerantes ou alérgicas? muito obrigado, e desculpe o trabalho. curassecretas@gmail.com
    • Como Fazer ADM
      outubro 22, 22:47 Reply
      Tudo o grão. A proporção varia, pois existe diferentes quantidades de produção. Confira um citação do texto <i>"Não citamos quantidades, pois fica a seu critério quanto de molho shoyu caseiro deseja fazer, mas faça quantidades que quando colocar nos potes e garrafas, fique somente pela metade para o shoyu poder ferver e crescer."</i> ;)
  3. cristiane martha
    dezembro 12, 21:27 Reply
    bom dia voce pode me dizer onde eu posso comprar aspergillus oryzae, valeu obrigada
  4. Helder
    março 20, 16:15 Reply
    Dificil chegar a um consenso. O que se pede não é a proporção do total dos ingredientes, mas sim tipo... Para cada kilo de soja, X,XX Kg de milho, Y,YY Kg de trigo e por aí adiante.
  5. nilton
    abril 26, 08:02 Reply
    Muito bom. Tenho uma duvida Soja e o milho é cozida e triturada Trigo é torrado e moído Obrigado
  6. roberson
    agosto 12, 16:24 Reply
    Queria saber se eu usar um quilo de cada quantos litros de shoyu eu vou obter no final?
  7. silvia
    fevereiro 28, 20:22 Reply
    O milho é seco ou fresco?
  8. agfell
    setembro 19, 17:31 Reply
    ÔOO pessoal, o cara posta este baita artigo e vocês ficam fazendo perguntas desse tipo? É bem fácil, dêem o texto para alguém que NÃO seja analfabeto funcional ler, que daí a pessoa conta pra vocês. Grande artigo, parabéns pela iniciativa.
    • Wes
      setembro 20, 11:09 Reply
      Muito obrigado amigo!!! <3

Escreva uma resposta