Como fazer shoyu

Como fazer shoyu

O molho shoyu, ou shoyo, shoio como alguns conhecem, é também chamado no Brasil de molho de soja e da um toque muito especial na culinária, principalmente em receitas que levam vegetais, mas essa mistura hoje em dia é usada em uma grande variedade de pratos por conta de seu gosto um pouco mais forte do que de outros temperos.

A história do shoyu veio para o Brasil, juntamente com os imigrantes japoneses e chineses, que sempre tiveram o costume de preparar o seu próprio molho. A partir dos anos 90 com a divulgação da culinária oriental no país, a necessidade de tornar a fabricação industrial deste produto foi real, mas muitos acreditam que nada se compara ao molho shoyu caseiro.

Mas você vai precisar de paciência, pois o verdadeiro molho shoyu demora 1 ano para ser produzido. Isto mesmo, os molhos naturais, sem conservantes para acelerar a fermentação costumam demorar 365 dias para estarem prontos.

como fazer shoyu molho caseiro

Se você não tem paciência, compre no mercado, que é muito mais fácil.

Como fazer shoyu

Ingredientes do molho shoyu caseiro

Soja
Milho
Trigo
Fermento de batatas
Sal refinado
Água
Garrafas para armazenar o molho
Pote
Bacia
Papel celofane

Modo de preparo

Coloque o trigo, soja, milho e o sal com uma boa quantidade de água dentro de um pote. Tampe e deixe fermentar por 4 dias. Você vai saber que o shoyu está fermentando quando ver borbulhas na mistura.
Após os 4 dias, coloque essa mistura em uma bacia, acrescente o fermento de batatas e misture bem. Cubra com o celofane e deixe crescer até o topo da bacia.
Depois que sua mistura crescer, coloque em garrafas, um pouco menos do que a metade delas e tampe. Nunca encha tudo, pois para fermentar e crescer a mistura vai precisar de espaço.

Após fechar muito bem as garrafas, deixe guardadas durante 1 ano inteiro para que o molho esteja pronto.

Não citamos quantidades/proporções, pois fica a seu critério quanto de molho shoyu caseiro deseja fazer, mas faça quantidades que quando colocar nos potes e garrafas, fique somente pela metade para o shoyu poder ferver e crescer.

O soja, milho e trigo são quantidades iguais, já o sal é metade da quantidade total de soja. Exemplo, 1kg de soja, vai precisar colocar 500g de sal. E o fermento é 1/4 do total, neste caso, seria 250g.

Pelo menos uma vez no mês, verifique como está o processo de fermentação de seu molho shoyu caseiro. Caso as garrafas estejam cheias em poucos dias ou meses, você vai precisar abrir e passar uma quantidade do molho para outra garrafa. Mas evite que isso aconteça, pois atrapalha o processo. Na primeira vez que engarrafar as misturas, coloque pouco menos da metade da garrafa.

Tem alguma dica? Deixe nos comentários.

Anterior Como fazer água de ameixa - Dieta da Ameixa
Proximo Como decorar e enfeitar minha árvore de natal

Voce tambem podera gostar de:

Receitas 0 Comentarios

Como fazer coxinha sem massa e crocante

A massa da coxinha é muito gostosa, mas o recheio é a parte que mais chama a atenção, pois se estiver bem feito, bem temperado, da o toque todo especial

Receitas 0 Comentarios

Como fazer brigadeiro de Oreo

Ontem ensinamos como fazer um brigadeiro trufado de leite ninho, e hoje estaremos ensinando como fazer um brigadeiro com bolacha Oreo. Esta semana será uma doçura aqui no site, a

Receitas 0 Comentarios

Torta de banana na frigideira – Muito fácil

A torta de banana na frigideira  não é uma receita tão famosa, mas já é um pouco antiga. Ela leva uma massa um pouco mais fina, onde podemos chamar inclusive

Receitas 0 Comentarios

Como fazer brigadeiro de erva cidreira

Hoje iremos aprender como fazer brigadeiro de erva cidreira, também conhecido como capim limão, do qual possui um sabor único, que combina muito bem com alimentos doces. A receita é

Receitas 0 Comentarios

Cupcake churros – Bolinho de chuva com doce de leite

Você gosta de Cupcake? E churros? E bolinho de chuva? E se a gente combinasse tudo isto em uma única receita e ainda adicionasse doce de leite? Pois então hoje

Receitas 0 Comentarios

Receita do melhor jilo refogado

Não são todos que gostam de um jiló refogado, mas a maioria não encara muito bem este prato pelo fato de não saberem preparar. Existem maneiras de deixá-lo mais saboroso

  1. marcus
    agosto 08, 01:09 Responda
    Quantidades. A receita quanto de cada ingrediente deve ser colocado na receita.
    • Como Fazer ADM
      outubro 22, 22:43 Responda
      A quantidade é o tanto que você deseja fazer. Como é muito demorado, aconselhamos fazer grandes quantidades. Não citamos números, pois tem desde aqueles que querem apenas uma xícara, como aqueles que fabricam um balde.
    • Como Fazer ADM
      outubro 22, 22:45 Responda
      Você pode fazer em casa! Confira esse vídeo! http://www.youtube.com/watch?v=-MwGaN1nnXg
  2. Escobar
    outubro 22, 17:19 Responda
    Por Favor maiores Informações... Coloque o trigo? farinha de trigo? trigo em ramos? cru? soja crua? cozida? semente? pó? milho cozido, cru? pó? semente? e o sal com uma boa quantidade de água? dê apenas a proporção entre os ingredientes, por favor. Existe alguma Receita de shoyo sem trigo e sem soja, para pessoas intolerantes ou alérgicas? muito obrigado, e desculpe o trabalho. curassecretas@gmail.com
    • Como Fazer ADM
      outubro 22, 22:47 Responda
      Tudo o grão. A proporção varia, pois existe diferentes quantidades de produção. Confira um citação do texto <i>"Não citamos quantidades, pois fica a seu critério quanto de molho shoyu caseiro deseja fazer, mas faça quantidades que quando colocar nos potes e garrafas, fique somente pela metade para o shoyu poder ferver e crescer."</i> ;)
  3. cristiane martha
    dezembro 12, 21:27 Responda
    bom dia voce pode me dizer onde eu posso comprar aspergillus oryzae, valeu obrigada
  4. Helder
    março 20, 16:15 Responda
    Dificil chegar a um consenso. O que se pede não é a proporção do total dos ingredientes, mas sim tipo... Para cada kilo de soja, X,XX Kg de milho, Y,YY Kg de trigo e por aí adiante.
  5. nilton
    abril 26, 08:02 Responda
    Muito bom. Tenho uma duvida Soja e o milho é cozida e triturada Trigo é torrado e moído Obrigado
  6. roberson
    agosto 12, 16:24 Responda
    Queria saber se eu usar um quilo de cada quantos litros de shoyu eu vou obter no final?
  7. agfell
    setembro 19, 17:31 Responda
    ÔOO pessoal, o cara posta este baita artigo e vocês ficam fazendo perguntas desse tipo? É bem fácil, dêem o texto para alguém que NÃO seja analfabeto funcional ler, que daí a pessoa conta pra vocês. Grande artigo, parabéns pela iniciativa.
    • Wes
      setembro 20, 11:09 Responda
      Muito obrigado amigo!!! <3
  8. Endrius
    fevereiro 22, 16:59 Responda
    Sabemos que o milho e a batata foram introduzidos após a descoberta das américas... fica a dúvida então ... o shoyu só foi criado após os anos 1500 - 1600? Como se fazia o shoyu antes da descoberta das batatas e do milho?
  9. Leonardo
    março 13, 13:24 Responda
    Em quanto tempo fica pronto? Conservo ele a vida toda fora dá geladeira?

Escreva uma resposta