Como fazer tapioca verdadeira

Como fazer tapioca verdadeira

Preparar uma deliciosa Tapioca Verdadeira pode ser uma atividade mais fácil do que você imagina. Por isso hoje vamos apresentar para vocês um texto dedicado a TAPIOCA, uma receita da culinária nordestina que vem ganhando o Brasil todo.

O que é Tapioca?

A tapioca é um alimento típico do nordeste do país, que nada mais é do que a fécula (goma) de mandioca na versão “verdadeira” e que em outras regiões ela é feita com polvilho.
Consumida no café da manhã, a tapioca pode substituir o pão, por ser tão nutritiva quanto ele. Após o almoço pode servir como sobremesa, e no café da tarde como um substituto para os lanches salgados. Esta é a vantagem da tapioca, ser tão gostosa doce, como salgada, basta ter criatividade na hora de rechear a sua.

como fazer tapioca verdadeira, mandioca e polvilho

Recheios de Tapioca

Os recheios da Tapioca podem ser o que você desejar, basta ter criatividade. Faça recheios com queijo, goiabada, carne de sol (carne seca), leite condensado com coco, coco e manteiga, doce de leite, creme, morangos, banana, chocolate, frango, requeijão, bacon, peito de peru, tomate, mexido de ovo e o que você desejar.

Como é feito a Tapioca Verdadeira?

Com a fécula da mandioca, você dilui ela em água e mexe até que vire uma massa dura, depois deverá ser quebrada em pequenos blocos, e assim deve ser passada por uma peneira. O produto que passar pela peneira é o que chamamos de matéria prima da tapioca.

Como fazer Tapioca?

Uma boa tapioca tem em média 15 centímetros de diâmetro, portanto arrume uma frigideira com teflon, que seja suficiente para preparar uma massa com essa medida. Com a Goma coloque uma quantidade onde a sua tapioca não fique tão fina a ponto de endurecer e quebrar e nem tão grossa que fique ruim de virar e comer.

Em tapiocas doces aconselha-se que a massa seja um pouco mais grossa, já para as salgadas que seja um pouco mais fina, para ficar crocante.

Uma quantidade exata de uma tapioca boa é de cerca de 80g.

Asse em fogo médio.

Ao mexer na frigideira e a sua tapioca se soltar sozinha, este é o ponto exato para retirar do fogo, sem ter que assar dos dois lados. Ainda na frigideira coloque o recheio em um dos lados da tapioca e feche. Tire e asse as outras.

As opções para servir a tapioca são, aberta, fechada, enrolada, do jeito que achar melhor.

A goma em versão ralada pode ser conservada na geladeira por ainda 10 dias.

Tapioca de polvilho

Apesar da fécula de mandioca ser cada vez mais comum, principalmente no sul do país, ainda muitos locais não tem acesso a esse ingrediente, por isso vamos passar uma receita rápida de tapioca de polvilho para você não ficar na vontade.

Ingredientes:
Meio kg de polvilho doce
Dois copos (americano) de água.
Uma pitada de sal

Modo de preparo:

Coloque o polvilho em uma travessa ou bacia e sempre mexendo bem vá acrescentando água e a pitada de sal. Não coloque a água tudo de uma vez, tenha paciência de mexer até que todo o polvilho fique molhadinho igualmente.

Após isso será necessário passar a sua massa pela peneira, e pronto, é só assar e rechear.

Previous Como emprestar credito TIM
Next Como fazer mulher feliz

You might also like

Receitas 0 Comments

Como fazer prestigio de coco caseiro?

Não sei vocês, mas o prestígio é um dos melhores chocolates que existe, e nem estamos sendo pagos por esta propaganda! A combinação de chocolate ao leite, com o recheio

Receitas 0 Comments

Torta de banana na frigideira – Muito fácil

A torta de banana na frigideira  não é uma receita tão famosa, mas já é um pouco antiga. Ela leva uma massa um pouco mais fina, onde podemos chamar inclusive

Receitas 0 Comments

Como fazer brigadeiro de morango com Nutella

Sabe aquelas receitas que não tem como dar errado? Então esta é uma delas. Imagine um brigadeiro de morango, com leite condensado e recheado com Nutella? Então, a única chance

Escreva uma resposta