Como fazer um viveiro – Pássaros e Peixes

Como fazer um viveiro – Pássaros e Peixes

Hoje vamos aprender como fazer um viveiro, o passo a passo de como construir um viveiro de pássaros e também um viveiro, tanque de peixes, que são os mais comuns hoje em dia. Os viveiros de pássaros, são mais para uso pessoal, como pessoas que criam periquitos, calopsitas, trinca ferro, tico tico, bem te vi entre outros, já o viveiro de peixes é mais para uso comercial, onde a venda de alevinos de espécies como tilápias, carpa, lambari, cará, salmão e outros é bem comum.

Mas para poder criar qualquer espécie de pássaros ou peixe, é necessário lhes dar um lar antes, que possam cercar para os animais não fugirem e até para a própria segurança deles contra predadores.

Qualquer dúvida ou dica sobre viveiros deixe os seus comentários.

Como construir um viveiro de pássaros

Uma primeira dica na hora de construir o seu viveiro de pássaros é escolher uma madeira barata e fácil de trabalhar. E esta madeira pode ser de eucalipto, que é molinha, fácil de entalhar com o formão na hora de fazer detalhes e rebaixos. Claro que você poderá construir o seu viveiro de pássaros com metal, mas precisará saber soldar ou contratar um soldador, gastar mais com metal, ou até mesmo construir um de alvenaria, o que necessitaria contratar um pedreiro e gastar com tijolos, cimento, cal, areia etc. Optamos hoje por ensinar um de madeira.

Materiais para o viveiro de madeira:

Ripas de bitola 6cm

  • Quatro de 2,20m de comprimento
  • Quatro de 2,40m de comprimento
  • Seis de 0,90m de comprimento
  • Duas de 1,60m de comprimento para fazer a porta
  • Três de 0,50cm para a porta.

Vinte e dois parafusos de bitola 5mm x 7 cm (Todos com porca e ruela)
Um quilo de pregos (8×10 pequenos)
Duas dobradiças médias
Sete metros de tela de 1,50m de altura de aço galvanizado nº 20 (aquelas com vãos pequenos, próprias para pássaros)
Três metros de tela de 1 metro de altura
Três tábuas para o piso

Broca para madeira 6,5mm

Como fazer:

A 40 ou 50 cm de distância da ponta da madeira faça um entalhe, cortando com o formão até a metade do tarugo de eucalipto. Isso nas madeiras de 2,40cm.
Nas madeiras de 2,20cm faça o mesmo entalhe até a metade só que nas pontas, para que possa encaixar na peça de cima, como na imagem a seguir:

como fazer viveiro passaro

Repita esse processo com as outras 3 madeiras maiores, para poder encaixar nas um pouco menores.

Parafuse para dar resistência.

As peças de madeiras menores 0,90cm, você faz os entalhes e fixa na base para poder deitar as tábuas, e na parte de cima para o telhado, que no caso poderá ser de tela mesmo.

Em uma das laterais, você irá colocar a ripa de 1,60cm para a porta. Mas antes parafuse as 3 ripas de 0,50cm uma na base, outra no meio e outra em cima. Isso entre as duas ripas de 1,60cm. Fixe as dobradiças em uma das ripas de 1,60cm, e fixe o outro lado, com o sentido de abrir para fora na viga de eucalipto.

Com a tela, distribua por toda lateral, porta, e telhado da sua gaiola, e fixe com os pregos 8×10, pregando e antes de afundar todo o prego, encaixe a tela e martele o prego entortando para fixar a tela.

como fazer viveiro de passaros

Você também poderá realizar modificações como tamanho, colocar mais madeiras para deixar reforçado e muito mais, basta usar a sua própria criatividade.

Como construir um viveiro de peixes

Para construir um viveiro de peixe, ou tanque de peixes como preferir chamar, será necessário avaliar o tipo de solo, topografia, análise de água, tipo de viveiro e outras informações.
Decida primeiro qual será o tipo do seu tanque, do que ele será construído, existem opções de terra, que é o mais natural possível, mas também pode ser feito de concreto, fibra de vidro, alvenaria, com lona, ou outra coisa que você achar que sirva e que são indicados na criação de peixes.

O tanque, viveiro de peixes mais indicado é o feito na própria terra, pois é uma construção que não gasta muito, e os peixes se sentem mais “a vontade” pois a terra imita um lar, e serve de fonte de vitaminas para a água com a filtragem exercida pela terra. Mas saiba que esse tanque exige um pouco de atenção aos detalhes, pois é comum haver erosões e assim você terá que sempre estar reparando.

Dica! Para evitar erosões o viveiro de terra precisa ter ângulos de 45º nas laterais, e que tenham grama plantadas.

como fazer viveiro peixes

Aproveite a topografia do terreno, que seja de preferência plano, mas que um dos lados seja um pouco mais inclinado do que o outro para facilitar o escoamento da água. Primeiro você vai precisar compactar a terra, vá escavando em camadas, sempre socando muito bem as laterais e o fundo, para evitar erosões. No caso de tanques de alvenaria, o fundo é de terra, e as laterais são feitas de alvenaria, o que torna a erosão praticamente zero.

Faça da profundidade e tamanho que achar necessário para as suas necessidades.
Comece com um viveiro de peixes não muito grande, para fazer um teste, com solo, técnica, erosões e tudo que possa “atrapalhar” a sua criação.

Os solos que são ideais para o seu viveiro, é aqueles que são argilosos, não sendo muito permeável, pois a permeabilidade faz com que seja gasto muita água.

como fazer tanque peixes

Construa o seu tanque ou viveiro, próximo a ribeiros de água, fontes de boa qualidade e de renovação de água, quanto mais natural, melhor para a saúde e reprodução de seus peixes. Há quem faça os seus viveiros e abasteçam com água encanada do sistema de distribuição da cidade, essa opção é a mais cara e a menos indicada. Se você tem mesmo a intenção de fazer um viveiro de peixe, compre uma chácara em algum lugar com água natural, e de solo bom para essa finalidade. Esteja ciente da taxa de evaporação e infiltração do seu tanque, e o quão difícil será o abastecimento e remanejo de água até o local.

O viveiro deverá ser feito abaixo do nível dos ribeiros de água, nunca faça em locais mais altos do que as nascentes. Essa é chamada distribuição de água por gravidade. Além de ser mais fácil de lidar, ainda reduz o custo da operação em mais de 70%.

Caso não tenha como, você deverá comprar uma bomba sapo, para bombear água pressurizada até o tanque por uma tubulação. O escoamento também deverá ser feito por uma tubulação, que não afete os peixes, nem que faça você perder seus alevinos.

Construa um sistema de vazão de água com canos de PVC e um registro, onde você controlará esta vazão, para fazer a renovação da água, bem como incluir águas ricas em oxigênio, para a saúde dos peixes. Faça o sistema de vazão na parte mais funda do seu tanque, pois as águas de baixa qualidade e com pouco oxigênio ficam no fundo do viveiro. Isso também facilita na hora de limpar o tanque, e drenar toda a água para “colher” os peixes.

A água de abastecimento do seu viveiro, deverá cair de uma altura de pelo menos 50cm, pois assim facilita a oxigenação. Você sabe quando os níveis de oxigenação de um tanque estão ruins, quando os peixes ficam praticamente todos aglomerados onde a água cai para abastecer.

sistema drenagem viveiro peixe

As renovações de águas devem ser entre 6 a 10 litros/s por hectare.

Estude muito bem a criação de peixes, antes de fazer o seu viveiro.

Previous Como secar o esmalte mais rápido
Next Como fazer Miojo - E as 10 melhores receitas com Miojo

You might also like

passo a passo 0 Comments

A forma mais fácil e rápida de dobrar uma camiseta – camisa

Você é daqueles que perde horas dobrando as suas camisetas e gostaria que houvesse uma maneira mais fácil e rápida de dobrar elas para economizar tempo? Pois saiba que existe

passo a passo 0 Comments

Como fazer para deixar o bacon crocante e mais delicioso

Você sabia que é possível deixar o bacon muito mais crocante e delicioso fritando apenas com água? Sim, não usando gordura nenhuma e nem fritando com a própria gordura do

passo a passo 0 Comments

Como limpar líquido de teclados

Hoje em dia normalmente realizamos algumas de nossas refeições de frente para uma tela de notebook/laptop ou computador, principalmente os cafés e os lanches. E com isso a probabilidade de

  1. Helton Alves
    julho 08, 12:13 Reply
    Prezados, Gostaria de mais informações sobre montar um tanque , para criação de tilapias. Aguardo retorno.
  2. Guilherme
    dezembro 10, 13:16 Reply
    Olá, gostaria de saber se posso construir um tanque escavado onde havia um brejo. No momento está seco. A terra é argilosa e perto de uma nascente. Obrigado.
  3. jose rocha
    fevereiro 05, 14:18 Reply
    gostaria de informações para construção de um tamque de peixe para tilapia
  4. Pedro Junior Rocha
    fevereiro 18, 22:46 Reply
    Ola Boa noite gostaria de saber se é possível construir um viveiro ou tanque em um lugar onde é um pedral, em cima tem uma camada de pissara e em baixo só é pedra a agua não é muito distante fica uns 20 metros não muito longe da agua,perto de uma ribanceira . Gostaria que me respondessem .Estou Aguardando a resposta. Obrigado!
    • Wes
      fevereiro 19, 11:15 Reply
      Isso vai depender da drenagem... Se for muito forte, ou seja, a água tem uma vazão muito grande entre essas pedras, ai não tem como.

Escreva uma resposta