Como fazer uma introdução – Redação

Como fazer uma introdução – Redação

Quando citamos que a primeira impressão é a que fica, é porque assim que observamos os primeiros detalhes, seja de um livro, objeto, pessoa ou qualquer outra coisa, é exatamente isso que acaba nos marcando, despertando ou não o interesse de continuar o relacionamento e interação com o tal. Por isso em uma redação, notícia, livro ou qualquer outro texto, é sempre importante fazer uma boa introdução, seja com uma página específica de introdução, ou através de alguns parágrafos antes de demonstrar realmente sobre o que deseja falar.

E para melhorar ainda mais os seus textos, hoje estaremos dando algumas dicas de como fazer uma introdução, para que ela seja bem arquitetada e cative aquele que colocar os olhos em seu texto, prendendo-o e fazendo com que se interesse por todo o conteúdo e não somente o seu início.

como-fazer-uma-introducao-redacao

Como fazer uma introdução?

  • A primeira grande dica de como fazer uma introdução é ter em mente que ela precisa ser simples, objetiva e direta. Ou seja, ficar “enchendo linguiça” ou dar uma volta imensa antes de falar sobre o foco principal, pode tirar o interesse de quem está lendo o seu texto.
  • Toda a sua redação irá girar em torno da introdução, use cerca de no máximo 3 parágrafos para resumir parte do conteúdo principal, assim deixando aquele gostinho de ‘quero mais’ para os leitores.
  • Na introdução faça uma breve explicação sobre o conteúdo, onde no primeiro parágrafo você irá falar sobre o assunto a ser tratado, no segundo parágrafo irá dar uma explicação/solução sobre o assunto e no terceiro irá concluir o pensamento deste resumo, com o que você entendeu de tudo.
  • Faça sua introdução com base no título e subtítulo.
  • Digamos que a sua redação tenha um título assim: “Água é vida. Os seus benefícios são inimagináveis…”
  • Para começar a desenvolver a sua introdução, você no primeiro parágrafo deve falar sobre a água (o que você pensa sobre ela também) e porque ela é vida, citando por exemplo que o corpo humano é composto por uma grande porcentagem de água, que as chuvas são as responsáveis por manter e levar a vida por todo o mundo, etc. Já no segundo parágrafo, você deverá fazer um breve resumo sobre alguns dos seus benefícios.
  • Caso necessário, utilize um terceiro parágrafo para fechar o pensamento dos dois primeiros, assim quem for ler o seu texto terá uma boa introdução sobre assunto a ser tratado nas próximas páginas.
  • Seja organizado.
  • Seja fiel ao tema, não de voltas.

Tem alguma dica de como melhorar e fazer uma introdução? Deixe seus comentários.

Previous Como fazer ovo frito no micro-ondas - Receitas práticas
Next Como fazer todas as quests de Priston Tale

You might also like

Informações 0 Comments

Calculadora de CPMF

Quem está preparado para mais um impostinho do governo? Ninguém não é mesmo? Pois é, a assombração da volta da CPMF está por aí e a princípio o governo federal

Informações 0 Comments

Como abrir fotos do cartão de memória do celular no PC

“Estou tentando abrir meu cartão de memória no computador (PC) mas não consigo achar de maneira nenhuma a pasta com as fotos, sendo que elas estão lá, mas só consigo

Informações 2 Comments

Códigos secretos abrem categorias na Netflix – Aprenda

A Netflix vem dominando o mercado mundial e caiu no gosto do mercado brasileiro, principalmente pelos conteúdos autorais de ótima qualidade. Mas quem tem ou já teve Netflix sabe de

Seja o primeiro a comentar