Como plantar abóbora

Como plantar abóbora

Nós já ensinamos aqui como plantar abobrinha, mas hoje estaremos deixando um passo a passo bem simples e descomplicado de como plantar abóbora, que abrange uma enorme quantidade, inclusive a famosa moranga, da família das Cucurbitaceae, que conta com 700 tipos diferentes de vegetais.

As abóboras

Abóbora ou jerimum, são frutos da aboboreira, da qual faz parte de uma família chamada Cucurbitaceae como já citamos acima, sendo uma designação popular para diversas espécies desta família.

As abóboras são fáceis de serem cultivadas. Servem como alimento para muita gente e está no gosto popular, principalmente por ser uma opção de baixa caloria e rico em nutrientes e vitaminas. A cada 100g de abóbora, encontramos apenas 25 calorias.

como plantar abobora

As abóboras são ricas também em fibras, carboidratos e vitaminas como a vitamina A, B, C, E, K e minerais como cálcio, magnésio, fósforo, zinco, manganês e ferro, trazendo inúmeros benefícios para a nossa saúde.

Como plantar abóbora/moranga?

Para plantar as abóboras, você deverá usar suas sementes em um local definitivo. É possível plantar as sementes em copinhos com 10 centímetros de altura, e realizar o transplante quando a planta tiver três folhas formadas. Mas aconselhamos realizar a plantação diretamente no local desejado, para evitar trabalhos desnecessários.

Faça covas com 45 centímetros de profundidade. Em plantas de grande porte opte por 60 centímetros e em de menores portes use 30 centímetros. Mas a média boa é 45 mesmo. Após retirar a terra destas covas, você vai precisar misturá-la com adubo, esterco, húmus ou compostos orgânicos. Pegue esta terra e tampe a cova. Então faça a irrigação e plante 3 sementes em cada uma das covas com 2 centímetros de profundidade.

Qual o melhor solo para plantar abóbora?

O solo para plantar abóbora deve ser bem drenado, rico em matéria orgânica e também fértil.

Como irrigar (regar) a abóbora?

O solo onde estão as sementes de abóbora deve permanecer sempre úmido, mas não encharcado. Quando a planta estiver adulta, você pode irrigar com menos frequência.

Qual o melhor clima e luminosidade para plantar abóbora?

As abóboras se desenvolvem melhor em locais de clima quente, com temperaturas que fiquem acima dos 18ºC constantemente. Em locais frios, dificilmente a planta irá se desenvolver, a não ser que o plantio seja feito em estufas.

A melhor iluminação para as abóboras é de sol direto ou com sombra parcial em certas horas do dia. A luminosidade é muito importante para o desenvolvimento.

Quando e como fazer a colheita da abóbora?

Para realizar a colheita das abóboras você deverá esperar um período que leva entre 90 e 150 dias. O talo da abóbora deve estar amarelo ou marrom, se estiver verde ainda não é tempo para a colheita. Caso queira guardar a abóbora por um certo tempo, opte por colher com um talo grande e mais esverdeado, assim ela irá durar um pouco mais, longe do pé. Os frutos sem talo estragam facilmente.

Você também poderá utilizar as folhas como alimento e as sementes da abóbora, sendo servida comumente salgada e torradas.

Confira também:

Como plantar feijão

Previous Como plantar arruda
Next Como fazer pão no Minecraft

You might also like

Hortas 0 Comments

Como plantar batata

Hoje estaremos ensinando passo a passo como plantar batata, um dos alimentos mais consumidos por nós brasileiros, em diferentes formas e diferentes receitas. O ideal é que você tenha um

Hortas 0 Comments

Como plantar bardana

A bardana é uma planta normalmente usada com fins medicinais no Brasil e muito apreciada na culinária japonesa. Em 100g de bardana é possível encontrar 72 calorias, 308mg de potássio,

Hortas 0 Comments

Como plantar almeirão/chicória/endívia

O almeirão é um importante vegetal na diminuição do colesterol LDL, e para outros pontos da saúde. Ele fica ótimo em uma salada e suas folhas são mais grossas do

Seja o primeiro a comentar