Como plantar agrião d’água

Como plantar agrião d’água

O agrião é conhecido por seu sabor picante (ardidinho), mas que fica ótimo com limão e sal na salada. Ele trás ótimos benefícios para a nossa saúde, inclusive auxilia na prevenção de alguns tipos de câncer por ser um vegetal crucífero. O agrião também é um poderoso antioxidante, por conter boas quantidades de Vitamina A, Vitamina C e muita clorofila.

E hoje se você estava procurando uma maneira de aprender como plantar este vegetal, estaremos apresentando o passo a passo para plantar a versão d’água em sua casa.

O agrião d’água

O agrião d’água, com nome científico nasturtium officinale, é uma planta semi aquática que pode chegar a mais de um metro de altura, dependendo da qualidade da água e de seus nutrientes. Essa qualidade de agrião é muito fácil de cultivar, basta ter um pouco de cuidado na hora do plantio, mas depois que as sementes pegam, basta “deixar lá” que a natureza cuida.

Como plantar agrião d’água ?

O agrião d’água pode ser plantado primeiramente em sementeiras e após o seu crescimento e aparecimento de quatro folhas ou no máximo seis folhas, podem ser transferidas para o local definitivo. Mas a melhor maneira é quando as sementes são plantadas diretamente no local definitivo, onde o solo pode estar úmido, mas após o plantio deverá ter uma camada de água de pelo menos 3 centímetros acima do solo. Se você plantar somente na terra, é possível que nasça e cresça, mas a % de plantas que irão vingar é quase zero.

como plantar agriao dagua

O espaço entre as plantas deverá ter no mínimo 20 centímetros.

Você também poderá plantar os ramos, que deverão ter ao menos 20 centímetros de comprimento, que devem ser retiradas de plantas já adultas. Basta colocar na água, que as raízes se encarregam do resto.

Qual o melhor solo/terreno para plantar agrião d’água?

Por ser uma planta semi aquática, o agrião d’água deverá ser plantado em terrenos encharcados, valas inundadas e outros locais com uma boa quantidade de água, estando como já citado com pelo menos 3 centímetros acima do solo.

O melhor pH é o levemente alcalino ou neutro, mas o solo deve ser bastante fértil.

O solo e a água devem ser férteis mas não adubados com estrume e outros restos por exemplo. A água não pode estar contaminada também. Esses cuidados devem ser tomados, pelo fato do agrião através de suas raízes puxar a contaminação para a planta e você quando for consumi-la, por mais que lave, ela estará dentro e posteriormente dentro de você.

Como irrigar (regar) o agrião d’água?

Como seu plantio é na água, você nem precisa se preocupar com isso.

Qual o melhor clima e luminosidade para plantar agrião d’água?

O melhor clima para esta qualidade de agrião é uma temperatura que varie entre 10 e 20ºC. Em climas mais quentes o seu florescimento acontece de forma precoce e pode comprometer e muito a qualidade da planta.

Já a luz é de suma importância para o seu crescimento. Algumas horas do dia, a planta deverá receber luz solar direta. Em climas quentes, a exposição deve ser pouca, para que a planta não seque.

Quando e como fazer a colheita do agrião d’água?

Após o plantio, você poderá colher o seu agrião com 60 dias ou pouco mais. Você deverá colher as folhas maiores e desenvolvidas e deixar a rama com pelo menos 5 centímetros para que ela rebrote.

Depois da colheita inicial, a cada um mês, um mês e meio você poderá estar fazendo uma nova colheita.

Confira também:

Como plantar abóbora

Previous Como plantar acelga
Next Mega da Virada 2017 - Dicas e resultado

You might also like

Hortas 0 Comments

Como plantar batata doce

Você gostaria de aprender como plantar batata doce? Hoje estaremos ensinando um pouco mais sobre as formas de cultivo, quais os melhores solos, iluminação, como fazer a irrigação, qual o

Hortas 2 Comments

Como plantar salsinha – salsa

Salsinha e Cebolinha são os dois principais temperos presente nas casas de brasileiros e pessoas do mundo todo! E porque não aprender como plantar salsinha na sua horta pessoal? Já

Hortas 0 Comments

Como plantar azedinha

Esta planta chamada de azedinha, que também é conhecida como vinagreira, poderá a partir de hoje estar presente em sua horta, estaremos ensinando passo a passo como plantar e quais

Seja o primeiro a comentar