Como plantar alcachofra

Como plantar alcachofra

A alcachofra é um importante vegetal para a nossa saúde e é principalmente usada em pratos durante dietas para emagrecer. Hoje estaremos ensinando um passo a passo simples e que irá lhe conceder uma boa noção de como plantar alcachofra em sua horta, ou até em grandes plantações.

A alcachofra

A alcachofra é uma planta que pode chegar em até um metro de altura. Conta com caules estriados, folhas penaltífidas e uma cabeça grande e escamada, que é basicamente o “fruto” da planta para o consumo.

A planta é muito consumida na fase inicial do seu cultivo. Logo após a flor se abrir, elas acabam endurecendo e não sendo possível mais realizar o seu consumo. Em valores nutricionais a alcachofra é rica em sais minerais como o potássio, magnésio e ácido fólico e também rica em vitamina C.

Como plantar alcachofra?

Você pode plantar alcachofra tanto em semente, como em divisão de plantas adultas. No primeiro caso, você deverá escolher um local definitivo, ou plantar versões unitárias em vasos ou em copinhos (feitos de jornal ou plástico furadinho) com 10 centímetros de altura e 5 centímetros de diâmetro. Neste caso, logo após a geminação, cerca de 4 semanas, elas deverão ser transplantadas para locais definitivos.

No método de divisão, que por sinal é o mais recomendado, você deverá pegar as plantas adultas e retirar os rebentos cavando em torno da planta, separando eles do caule central com uma faca. É necessário tirar os rebentos com raízes e então realizar a plantação conforme a indicação de cultivo.

como plantar alcachofra

No caso das sementes a indicação é que você plante e somente após 2 anos, faça a divisão, assim cortando os seus rebentos e multiplicando pelo seu cultivar.

Plante com uma distância de pelo menos 50 centímetros de espaçamento entre as plantas.

Qual o melhor solo/terreno para plantar alcachofra?

O solo deve ser de ótima drenagem, rico em matéria orgânica e fértil. Evite o cultivo em solos ácidos, pois a planta não se desenvolve como deveria.

Como irrigar (regar) a alcachofra?

O solo deve permanecer úmido, principalmente em regiões mais quentes. Mas o solo não deve ficar encharcado.

Qual o melhor clima e luminosidade para plantar alcachofra?

A alcachofra é bem resistente a climas secos, mas não produz muito bem quando existe uma falta grande de água. As temperaturas podem variar entre 6 a 30ºC, mas o mais recomendado é que elas mantenham entre 13 e 18ºC.

Se o clima estiver muito quente e seco, a flor tende a abrir mais rápido, inviabilizando o seu consumo.

No que se trata a luz, a planta precisa de sol direto, por pelo menos 3 horas por dia.

Quando e como fazer a colheita da alcachofra?

Você precisa realizar a colheita das alcachofras quando elas estão com as brácteas (aquela cabeça) fechada, mas em um tamanho desenvolvido. A colheita é sempre feita antes das flores abrirem, pois ai não servem mais para o consumo, somente para o transplante.

Normalmente essa colheita pode ocorrer após 110 dias, mas existem casos que podem ocorrer antes. É importante estar atento ao tamanho das alcachofras.

A planta pode produzir por até 6 anos, mas é recomendado que a cada 3 anos o pé principal seja substituído para manter a qualidade da planta.

Confira também:

Como plantar aipo

Previous Códigos secretos abrem categorias na Netflix - Aprenda
Next Como plantar alcaparras

You might also like

Hortas 0 Comments

Como plantar berinjela

Comer uma berinjela refogada, a milanesa, em forma de patê e de outras maneiras, além de gostoso é muito benéfico para a saúde, pois este vegetal é rico em vitaminas

Hortas 1Comments

Como plantar gengibre

O gengibre é um poderoso alimento contra diversas doenças. Aumenta a imunidade, é recomendado na prevenção de alguns tipos de câncer, ótimo para o tratamento de gripes, resfriados, desintoxicação alimentar,

Hortas 0 Comments

Como plantar batata

Hoje estaremos ensinando passo a passo como plantar batata, um dos alimentos mais consumidos por nós brasileiros, em diferentes formas e diferentes receitas. O ideal é que você tenha um

Seja o primeiro a comentar