Como plantar alcaparras

Como plantar alcaparras

Esta planta chamada alcaparreira, de origem mediterrânica, possui frutos (alcaparras) que saem de arbustos, com formatos ovais, onde muitos acreditam que além de suas propriedades nutricionais, ainda é uma frutinha afrodisíaca.

O seu consumo comum é em saladas, vinagretes e principalmente na forma de conserva. Outra forma bem comum de seu uso é no preparo de molhos para diferentes tipos de carnes. É também um ótimo estimulante de apetite e também calmante.

E hoje estaremos ensinando como fazer para plantar alcaparras em sua casa ou em grandes plantações. A sua horta mais completa está aqui.

A alcaparra

A alcaparreira, que produz alcaparras é um arbusto que pode chegar em até 1m de altura. Sua origem é da costa norte da África, bem na região do mediterrâneo, como já citamos. O fruto na verdade são os botões de flores imaturos, que ainda não geraram as flores, onde geralmente são apanhados e feitos em conserva com vinagre e sal.

É possível também usar as folhas para fins medicinais e também para consumo, quando bem cozido. Já as flores não devem ser consumidas.

Como plantar alcaparras?

Para plantar alcaparras o interessado poderá fazer por duas maneiras, ou através de sementes, o jeito que exige mais paciência e por estaquia, onde você usa ramos de uma planta adulta para criar outras plantas. Ambos os jeitos são difíceis de gerar raízes/germinação, mas se você tomar os cuidados certos, logo estará com uma plantação grande de alcaparras em sua horta.

O plantio por sementes exige paciência pois as sementes são pequenas e levam meses para germinar. É necessário também realizar um passo a passo para que elas possam gerar. Deixe 24h embebida em água, depois enrole-as em um paninho limpo e umedecido e coloque por três meses na geladeira (não no freezer). Quando for realizar o plantio, deixe mais 24h em água morna e só então realize a semeadura. Você pode plantar em vasos e saquinho, e depois de 1 ano realizar o transplante para um local definitivo. O processo é bem lento mesmo.

como plantar alcaparras

Ainda no caso das sementes, as colhidas “na hora” podem germinar mais fácil, mas isso vai depender muito da qualidade da semente. Já as secas, entram em hibernação e será necessário realizar o passo a passo acima.

O plantio a partir dos ramos (estaquia) pode ser mais fácil, mas a % de sucesso no enraizamento é baixa. Você vai precisar usar ramos com 20 centímetros de comprimento, que devem ser retirados da base ou meio de outro ramo da planta já desenvolvida com pelo menos 1 ano de vida. Plante os ramos em vasos e depois faça o transplante (depois da planta “pegar”, cerca de 3 meses ou mais) para a horta/plantação definitiva.

O espaço indicado entre as plantas é de no mínimo dois metros e meio.

Qual o melhor solo para plantar alcaparras?

O solo deve ser bem drenado. Não há exigências quanto ao tipo de solo, mas as plantas de alcaparras se desenvolvem melhor em solo calcáreo/pedregosos.

Já o pH ideal é um que varie entre 7 e 8.

Como irrigar (regar) as alcaparras?

A irrigação deve ser feita durante vários períodos do dia, mas o solo deve cooperar com a drenagem. Por isso a indicação é que o solo seja pedregoso, para que a água não permaneça muito na base da planta. Ele não deve permanecer úmido por muito tempo. A planta não exige quase nada de água depois de desenvolvida, caso a região seja chuvosa, você deverá criar uma “proteção” para que ela receba pouca água e os frutos e folhagem não sofram de doenças.

Qual o melhor clima e luminosidade para plantar alcaparras?

O clima ideal para as alcaparras são os secos e quentes. As plantas toleram altas temperaturas, que podem chegar em até 40ºC. Em climas frios, o cultivador deverá tomar as providências necessárias para que o clima se torne semi árido.

A indicação de iluminação é que a luz solar esteja em contato direto com a planta, durante um longo período do dia.

Quando e como fazer a colheita da alcaparra?

Você deverá realizar a colheita dos chamados ‘botões florais’ quando eles estiverem fechados. A colheita poderá ser feita sempre no período da floração. Os botões que começarem a abrir, devem ser ignorados. Faça a colheita em dias de sol e quando a planta estiver bem seca (sem umidade).

Os frutos começam a serem produzidos e consequentemente colhidos a partir do terceiro ano. A planta é capaz de durar décadas e você realizar diversas colheitas, quando bem cuidadas.

Para preparar as alcaparras você deverá realizar um processo de fermentação, através de uma solução com vinagre e sal, que deve permanecer fechado e armazenado por pelo menos 30 dias.

Confira também:

Como plantar abobrinha
Como plantar gengibre

Previous Como plantar alcachofra
Next Como plantar almeirão/chicória/endívia

You might also like

Hortas 2 Comments

Como plantar tomate

Continuando a nossa série aqui do site de como ter uma horta linda em sua casa hoje vamos ensinar como plantar tomate, onde quanto mais caseiro e bem cuidado o

Hortas 0 Comments

Como plantar almeirão/chicória/endívia

O almeirão é um importante vegetal na diminuição do colesterol LDL, e para outros pontos da saúde. Ele fica ótimo em uma salada e suas folhas são mais grossas do

Hortas 0 Comments

Como plantar bardana

A bardana é uma planta normalmente usada com fins medicinais no Brasil e muito apreciada na culinária japonesa. Em 100g de bardana é possível encontrar 72 calorias, 308mg de potássio,

Seja o primeiro a comentar