Como plantar alface

Como plantar alface

A alface está presente em mesas do mundo todo, pois é uma das hortaliças mais cultivadas e conhecidas no planeta, que serve quase que exclusivamente para salada. Tem seu nome científico de Lactuca sativa e suas variedades são alface manteiga, alface americana, alface romana e de folhas soltas.

E para você que quer ter uma horta na sua própria casa, ou que deseja plantar em seu sitio, fazenda ou qualquer outro lugar próprio para o cultivo de alface, nós vamos apresentar alguns detalhes de como plantar a seguir:

Qual a melhor temperatura para plantar alface?

O melhor clima para se plantar e cultivar alface é em regiões com temperaturas média entre 10 e 24ºC. Climas quentes fazem com que o alface tenha um florescimento precoce, prejudicando as folhas, fazendo com que fique pequenas.

Muita ou pouca iluminação?

O alface precisa de uma ótima iluminação, mas não de lâmpadas e sim de luz solar diretamente na hortaliça. Mas você poderá também realizar o plantio, de forma que nos horários mais quentes do dia a planta receba sombra, para um melhor crescimento.

Qual o melhor solo para plantar alface?

O tipo de solo ideal para as alfaces é um bem úmido, não encharcado, rico em material orgânico, o que o torna fértil, e que seja bom para drenagem. O pH do solo mais correto é de 6 até 7.

A hora do plantio de alface

Você deverá plantar as suas sementes de alface a 1 centímetro de profundidade, faça um buraco com a ponta do dedo e coloque a semente. Em locais com o clima ameno, os alfaces deverão ser plantados em sementeiras, módulos ou outro local que faz com que fique fácil as plantas serem transplantadas depois. Em regiões onde o clima é quente, as sementes devem ser plantadas em estufas, onde os raios solares sejam amenizados com a proteção, deixando o viveiro mais fresco, evitando que as sementes “durmam” e não germinem. O horário ideal para plantar as sementes de alface em regiões quentes é no final de tarde, onde logo após o plantio, você precisa regar, e isso fará com que na madrugada as sementes brotem e a taxa de dormência das sementes seja baixa.

como plantar alface

Quando e como fazer o transplante das mudas?

Chegou a hora de fazer a mudança de suas mudas e alface, mas como sei que chegou? Quando as alfaces estiverem de 4 até 6 folhas você deverá mudar elas de local, para que cresçam por completo e tenham novas fontes de nutrientes. Faça o transplante no final da tarde ou a noites e para regiões de climas quentes em dias nublados ou chuvosos. O solo bem irrigado faz com que a possibilidade das alfaces murcharem seja praticamente zero.

Qual o espaçamento correto entre as mudas de alface?

Você deverá plantar as suas mudas de alface, logo após realizar o transplante em uma distância de 25 a 35 centímetros.

Em quantos dias a colheita de alface pode ser feita?

A época certa de colher as suas alfaces não tem uma data específica, mas ficam no mínimo 55 dias, podendo variar até 120 dias, depois de semeadas. Você deverá cortar o seu alface 2,5 centímetros acima do solo, gerando a possibilidade da planta brotar novamente e você ter mais uma colheita em cerca de 1 mês.

Dicas finais sobre como plantar alface:

Locais onde chuvas fortes são constantes, assim como chuvas de granizo, o ideal é plantar as alfaces em estufas, ou com pelo menos uma proteção de telas agrícolas ou plásticos, para proteger as folhas que são frágeis e fáceis de estragar.

Caso a terra que você plantar, principalmente em hortas pequenas de casa, tenha outras plantas crescendo junto, faça a limpeza retirando elas da proximidade de suas alfaces, para que os nutrientes não sejam roubados.

Previous Como fazer rabanada - Tradicional e com leite condensado
Next A melhor pegadinha de todos os tempos - LG

You might also like

Hortas 0 Comments

Como plantar bardana

A bardana é uma planta normalmente usada com fins medicinais no Brasil e muito apreciada na culinária japonesa. Em 100g de bardana é possível encontrar 72 calorias, 308mg de potássio,

Hortas 0 Comments

Como plantar alcaparras

Esta planta chamada alcaparreira, de origem mediterrânica, possui frutos (alcaparras) que saem de arbustos, com formatos ovais, onde muitos acreditam que além de suas propriedades nutricionais, ainda é uma frutinha

Hortas 2 Comments

Como plantar amaranto

Hoje iremos aprender um pouco mais sobre o amaranto, essa planta típica das Américas que possui ao menos 17 espécies com folhas comestíveis e outras onde em sua maioria os

  1. edmar veiga
    janeiro 15, 22:00 Reply
    muito bom saber. no uso do adubo quimico, de que forma eu posso estar usando para melhora a adubaçaõ dos canteiros.

Escreva uma resposta