Como plantar alface
abril 9, 2014 Comentarios 4 3155 Visualizacoes

Como plantar alface

A alface está presente em mesas do mundo todo, pois é uma das hortaliças mais cultivadas e conhecidas no planeta, que serve quase que exclusivamente para salada. Tem seu nome científico de Lactuca sativa e suas variedades são alface manteiga, alface americana, alface romana e de folhas soltas.

E para você que quer ter uma horta na sua própria casa, ou que deseja plantar em seu sitio, fazenda ou qualquer outro lugar próprio para o cultivo de alface, nós vamos apresentar alguns detalhes de como plantar a seguir:

Qual a melhor temperatura para plantar alface?

O melhor clima para se plantar e cultivar alface é em regiões com temperaturas média entre 10 e 24ºC. Climas quentes fazem com que o alface tenha um florescimento precoce, prejudicando as folhas, fazendo com que fique pequenas.

Muita ou pouca iluminação?

O alface precisa de uma ótima iluminação, mas não de lâmpadas e sim de luz solar diretamente na hortaliça. Mas você poderá também realizar o plantio, de forma que nos horários mais quentes do dia a planta receba sombra, para um melhor crescimento.

Qual o melhor solo para plantar alface?

O tipo de solo ideal para as alfaces é um bem úmido, não encharcado, rico em material orgânico, o que o torna fértil, e que seja bom para drenagem. O pH do solo mais correto é de 6 até 7.

A hora do plantio de alface

Você deverá plantar as suas sementes de alface a 1 centímetro de profundidade, faça um buraco com a ponta do dedo e coloque a semente. Em locais com o clima ameno, os alfaces deverão ser plantados em sementeiras, módulos ou outro local que faz com que fique fácil as plantas serem transplantadas depois. Em regiões onde o clima é quente, as sementes devem ser plantadas em estufas, onde os raios solares sejam amenizados com a proteção, deixando o viveiro mais fresco, evitando que as sementes “durmam” e não germinem. O horário ideal para plantar as sementes de alface em regiões quentes é no final de tarde, onde logo após o plantio, você precisa regar, e isso fará com que na madrugada as sementes brotem e a taxa de dormência das sementes seja baixa.

como plantar alface

Quando e como fazer o transplante das mudas?

Chegou a hora de fazer a mudança de suas mudas e alface, mas como sei que chegou? Quando as alfaces estiverem de 4 até 6 folhas você deverá mudar elas de local, para que cresçam por completo e tenham novas fontes de nutrientes. Faça o transplante no final da tarde ou a noites e para regiões de climas quentes em dias nublados ou chuvosos. O solo bem irrigado faz com que a possibilidade das alfaces murcharem seja praticamente zero.

Qual o espaçamento correto entre as mudas de alface?

Você deverá plantar as suas mudas de alface, logo após realizar o transplante em uma distância de 25 a 35 centímetros.

Em quantos dias a colheita de alface pode ser feita?

A época certa de colher as suas alfaces não tem uma data específica, mas ficam no mínimo 55 dias, podendo variar até 120 dias, depois de semeadas. Você deverá cortar o seu alface 2,5 centímetros acima do solo, gerando a possibilidade da planta brotar novamente e você ter mais uma colheita em cerca de 1 mês.

Dicas finais sobre como plantar alface:

Locais onde chuvas fortes são constantes, assim como chuvas de granizo, o ideal é plantar as alfaces em estufas, ou com pelo menos uma proteção de telas agrícolas ou plásticos, para proteger as folhas que são frágeis e fáceis de estragar.

Caso a terra que você plantar, principalmente em hortas pequenas de casa, tenha outras plantas crescendo junto, faça a limpeza retirando elas da proximidade de suas alfaces, para que os nutrientes não sejam roubados.

Anterior Como fazer rabanada - Tradicional e com leite condensado
Proximo A melhor pegadinha de todos os tempos - LG

Sobre o autor

Wes
Wes 751 posts

Vencer sem lutar, é como triunfar sem glória.

Voce tambem podera gostar de:

Como plantar abóbora

Nós já ensinamos aqui como plantar abobrinha, mas hoje estaremos deixando um passo a passo bem simples e descomplicado de como plantar abóbora, que abrange uma enorme quantidade, inclusive a… Leia mais

Como plantar couve

Hoje vamos aprender como plantar mais um ingrediente em nossa horta, a couve. Com várias qualidades a couve é indispensável em uma feijoada, uma sopa de caldo verde, ou um… Leia mais

Como plantar acelga

A acelga lembra muito uma couve em algumas espécies e em outras lembra muito um alface. Tem um gosto muito bom e combina com diferentes tipos de saladas e pratos… Leia mais

Como plantar aspargo

O aspargo, também chamado de espargo na Europa e com nome científico de Asparagus officinalis é uma planta da classe Liliopsida, da família Asparagaceae, onde os seus rebentos são consumidos,… Leia mais

Como plantar salsinha – salsa

Salsinha e Cebolinha são os dois principais temperos presente nas casas de brasileiros e pessoas do mundo todo! E porque não aprender como plantar salsinha na sua horta pessoal? Já… Leia mais

Como plantar alcachofra

A alcachofra é um importante vegetal para a nossa saúde e é principalmente usada em pratos durante dietas para emagrecer. Hoje estaremos ensinando um passo a passo simples e que… Leia mais

  1. edmar veiga
    janeiro 15, 22:00 Responda
    muito bom saber. no uso do adubo quimico, de que forma eu posso estar usando para melhora a adubaçaõ dos canteiros.

Escreva uma resposta