Como plantar aspargo

Como plantar aspargo

O aspargo, também chamado de espargo na Europa e com nome científico de Asparagus officinalis é uma planta da classe Liliopsida, da família Asparagaceae, onde os seus rebentos são consumidos, principalmente em culinárias típicas das mesas europeias. A Inglaterra, França e Alemanha estão entre as que mais usam os aspargos em suas receitas. O sabor é bom suave e gostoso, conta com poucas calorias e é uma planta rica em ácido fólico.

O aspargo

A planta perene aspargo pode chegar em até 1,5m de altura e seus brotos (rebentos) que são imergidos da terra durante a primavera, período de colheita é utilizado em diferentes pratos da culinária típica europeia. Existem duas qualidades comuns de aspargo, os de cores mais escuras e os brancos, neste segundo caso os brotos jovens não recebem luz, cultivados de uma forma em que eles permanecem assim até a sua colheita.

Como plantar aspargo?

Em diversos cultivares a plantação de aspargos é feito através de sementes. Mas é comum você poder comprar aspargos com um ano de idade em plantações especializadas, para que assim faça o transplante para uma área de sua plantação já definitivo. Neste caso, comprar as plantas já com um ano, trás a vantagem de ter que esperar menos para realizar a colheita, que normalmente leva pelo menos 2 anos. Mas se você deseja economizar, plante as sementes.

O plantio das sementes é feito na primavera e os canteiros devem ter 2,5cm de profundidade, com um espaçamento entre as plantas de no máximo 8 centímetros. Para facilitar a germinação, coloque as sementes em água morna por um dia. Depois de um ano, retire os ramos secos e desenterre as plantas com cuidado e faça o transplante para um local definitivo.

como plantar aspargos

Nessa nova fase da plantação, você deve enterrar os pequenos brotos a 10 centímetros de profundidade com espaçamento mínimo de 30 centímetros.

Qual o melhor solo/terreno para plantar aspargo?

O solo deve ser sem detritos, rico em matéria orgânica, fértil e bem drenado. O pH deve estar acima de 6,5.

Como irrigar (regar) o aspargo?

O solo deve sempre permanecer úmido, mas nunca encharcado. Os aspargos não se adaptam bem tanto para a falta como para o excesso de água na terra. Se a região em que for realizar a plantação for muito chuvosa, você deve preparar cultivares cobertos.

Qual o melhor clima e luminosidade para plantar aspargo?

Como o clima europeu é bem frio no inverno, os aspargos se adaptam melhor a climas frios. As temperaturas devem estar entre 16 e 24ºC, e o inverno pode ser bem frio que a planta ainda sim estará com um bom crescimento.

A luminosidade deve ser boa, mas o contato direto com a luz solar deve ser evitado, pelo menos nas horas mais quentes do dia e também principalmente em climas quentes.

Quando e como fazer a colheita do aspargo?

A colheita dos brotos deverá ser feita sempre no começo da primavera. Normalmente essa colheita começa a ser feita a partir do segundo ano do plantio das sementes, mas isso vai depender de vários fatores, entre os principais a qualidade do solo e o clima da região. O ideal é que a colheita seja feita a partir do terceiro ano, onde no futuro ela poderá gerar por mais anos.

Os aspargos podem produzir por até 20 anos, mas todos os cuidados devem ser tomados. Os brotos são colhidos com aproximadamente 15 centímetros de altura. Você corta os talos a 2 centímetros de profundidade do solo. Deixando o restante da planta para o rebrotamento.

Os frutos do aspargo não devem ser ingeridos, pois são bem tóxicos. O consumo é somente dos brotos.

Confira também:

Como plantar aipo

Previous Como plantar endro/aneto
Next Como fazer um biscoito cookie no Minecraft

You might also like

Hortas 1Comments

Como plantar feijão

O feijão está presente em quase todas as refeições principais dos brasileiros e muitos gostariam de ter a oportunidade de plantar feijão em casa, ou em uma pequena ou grande

Hortas 0 Comments

Como plantar aipo

O aipo, também conhecido como salsão é um vegetal de baixa caloria, ótimo para receitas em dietas e também no preparo de pratos mais saudáveis e leves. Ele conta com

Hortas 2 Comments

Como plantar tomate

Continuando a nossa série aqui do site de como ter uma horta linda em sua casa hoje vamos ensinar como plantar tomate, onde quanto mais caseiro e bem cuidado o

Seja o primeiro a comentar