Como plantar batata doce

Como plantar batata doce

Você gostaria de aprender como plantar batata doce? Hoje estaremos ensinando um pouco mais sobre as formas de cultivo, quais os melhores solos, iluminação, como fazer a irrigação, qual o melhor clima e tudo para que você possa plantar batata doce em casa na sua horta e também em grandes plantações.

A batata doce

A batata doce assim como a batata “normal” é proveniente dos Andes, uma região montanhosa com quase 8 mil km de extensão, dado importante na hora do cultivo, pois a planta se adapta melhor a regiões mais amenas. Ela planta do reino Plantae leva esse nome pois o seu sabor tem um toque adocicado, único e bem saboroso.

A batata doce é muito consumida por praticantes de atividades físicas, pois é considerada um dos melhores carboidratos do mundo, devido ao fato de suas fibras, açúcares, nutrientes e outras características, serem melhores do que outros alimentos.

Como plantar batata doce?

Existem 3 tipos de formas para começar o cultivo da batata doce, sendo que ela poderá ser plantada a partir de ramas, frutos com brotos (batatas) e também através de sementes. A forma mais comum é através de ramas em grandes plantios e através de batatas que começaram a brotar, em plantios de pequenas hortas.

No caso das ramas, retira-se as de plantas adultas sem ferrugem e outros elementos que possam ter “estragado” a planta. As ramas devem conter ao menos 8 folhas desenvolvidas, mas o recomendado é que tenham pelo menos 10 folhas. Assim que você “colher” as ramas que serão plantadas, você irá plantar metade das folhas em um solo úmido, ou seja, se tiver com uma rama de 8 folhas, você irá enterrar 4 e deixar as outras 4 para fora.

Em climas mais ameno, a outra forma de cultivo mais comum é através das próprias batatas. Você vai precisar deixar ela germinar, coloque-a em um pote ou copo com água, então espere alguns dias até que comece a brotar e então plante-as enterrando a apenas 5 centímetros para dentro do solo, também irrigado.

Quem quiser se “arriscar” plantando sementes, poderá coloca-las em vasos, saquinhos próprios para mudas e outros recipientes, desde que tenham cinco centímetros de diâmetro e pelo menos 10 centímetros de altura. Você coloca as sementes a 2 ou 3 centímetros e irriga somente o suficiente para deixar a terra úmida. Após as sementes brotarem e atingirem ao menos 10 centímetros de altura, você poderá fazer o transplante para o local definitivo.

como-plantar-batata-doce

Qual o melhor solo/terreno para plantar batata doce?

O solo ideal para as batatas doce é um que seja de fácil drenagem. Não deve conter detritos, a terra deve ser fofa, rico em matéria orgânica o que o torna bem fértil. Se tratando de pH, a batata doce não é exigente quanto a isso, levando em consideração que solos secos com pedras ou o outro extremo, muito molhado, não faz com que a planta se desenvolva.

Para quem deseja saber qual o pH ideal, ele deve variar entre 5 e 6,5.

Como irrigar (regar) a batata doce?

Não deixe o solo encharcado, o ideal para as batatas doce se desenvolverem é um solo úmido.

Qual o melhor clima e luminosidade para plantar batata doce?

O clima deve ser mais ameno, com temperaturas que variam entre 20 e 26ºC. Em regiões com climas muito frios, o ideal é que elas sejam cultivadas em estufas.

Em relação a iluminação, as plantas necessitam de luz durante boa parte do dia, mas o contato direto do sol com a planta não deve ultrapassar as 4 horas, para que não seque e tenha dificuldades de desenvolvimento.

Quando e como fazer a colheita da batata doce?

A batata doce poderá ser colhida com com uma média de 150 dias após o plantio. Esses números podem variar em até 50 dias, tanto para mais como para menos. O fator que determina o desenvolvimento da planta, são as condições de cultivo.

Em climas entre 20 e 26ºC você poderá deixar a batata sobre a terra até que seja necessário o seu uso. Já em climas frios, você vai precisar colhe-las antes do inverno chegar.

Para colher, basta puxar a batata da terra. Em solos mais “fofos” basta puxar pelas ramas, que ela irá se soltar facilmente.

Confira também:

Como plantar aspargo?
Como plantar amendoim?

Previous Como plantar batata
Next Como fazer hambúrguer caseiro de Salmão

You might also like

Hortas 0 Comments

Como plantar endro/aneto

A planta chamada endro é também conhecida como dill ou aneto, e faz parte da família das apiáceas. É uma planta que quando fresca é usada para temperar peixes, mariscos,

Hortas 0 Comments

Como plantar agrião d’água

O agrião é conhecido por seu sabor picante (ardidinho), mas que fica ótimo com limão e sal na salada. Ele trás ótimos benefícios para a nossa saúde, inclusive auxilia na

Hortas 2 Comments

Como plantar salsinha – salsa

Salsinha e Cebolinha são os dois principais temperos presente nas casas de brasileiros e pessoas do mundo todo! E porque não aprender como plantar salsinha na sua horta pessoal? Já

Seja o primeiro a comentar