Como plantar couve

Como plantar couve

Hoje vamos aprender como plantar mais um ingrediente em nossa horta, a couve. Com várias qualidades a couve é indispensável em uma feijoada, uma sopa de caldo verde, ou um suco verde detox, refogada e em vários outros pratos de nossa culinária brasileira. A couve é indispensável também porque é de fácil crescimento em vários tipos de solos e climas, e é por isso que encontramos em muitas hortas.

como plantar couve

Chegou a hora de você aprender como plantar couve e deixar ainda mais bonita a sua horta de casa.

Quais são os tipos de couves que existem?

As couves (Brassica oleracea) formam em sua maioria folhas livres, diferente de outros alimentos da mesma espécie como o repolho que tem folhas juntas. As couves possuem várias cores e qualidades, entre elas estão as couves crespas, lisas, estreitas, largas, diversos tons de verdes, roxas, brancas e rosadas. Entre as mais conhecidas estão as couves manteiga, couves galegas, couves portuguesas, couves forrageiras, couves crespas, couves tronchudas e as couves palmeira.

Quais os benefícios da couve para o nosso corpo?

Entre os principais benefícios da couve para o nosso corpo estão a prevenção do surgimento de câncer. Elas são muito nutritivas, contém uma substância chamada de sulforafano e faz muito bem a nossa saúde. Em casos de anemia, recomenda-se fazer o consumo diário do suco de couve. Elas fazem muito bem ao nosso sangue.

Como plantar couve?

Depois de decidir que realmente irá plantar couve no seu quintal, vamos a algumas dicas e a maneira correta de como fazer isso. Você deverá plantar suas couves através de sementes ou rebentos tirados de plantas já adultas. Esses rebentos laterais da couve, se adaptam e crescem facilmente em solo úmido.

No caso das sementes, você poderá semear diretamente em sua horta, ou em vasos para futuramente serem transplantadas após estarem com pelo menos 5 folhas e cerca de 10 centímetros de altura. As sementes devem ser plantadas com no máximo um centímetro de profundidade e devem ser já em seguida irrigadas.

Quando você for fazer o transplante de suas mudas, opte por fazer isso em dias nublados ou chuvosos para que o sol não venha a queimar suas mudas.

Deixe um espaço de até 50 centímetros entre as plantas, e até 1 metro de uma linha de cultivo até a outra. Quanto mais espaço você deixar, mais livres para crescer as plantas estarão e maiores as folhas de suas couves.

Se você optar por plantar sua couve em um vaso, plante uma em cada vaso. E ele precisa ter no mínimo 20 centímetros de diâmetro.

Qual o melhor clima para plantar couve?

O melhor clima para plantar a couve é em regiões de climas frio ou ameno. Em regiões com o clima quente, as épocas de plantio da couve são feitas sempre no inverno. Mas porque o frio? Durante o calor as couves tendem a reduzir seu crescimento e a qualidade das folhas não é a mesma por conta da desidratação.

Ao plantar seus pés de couve, certifique-se de que a planta recebe luz direta do sol em grande parte do dia.

Qual o melhor solo para plantar couve?

Um solo que seja úmido e que sempre esteja irrigado, sendo um solo fértil é o ideal para o plantio de couve. Em questões químicas, o pH do solo precisa estar entre seis e 7,5.

Como fazer a irrigação do solo onde está plantado a couve e proteger a planta?

Como já citamos acima, o solo ideal para as couves é úmido, então ele deve ser mantido assim, mas não encharcado de água.

Você deve sempre estar atento as plantas invasoras que possam estar roubando os nutrientes das couves. Toda semana faça uma limpeza em volta da hortaliça. Não é aconselhado nenhum tipo de veneno, ou agrotóxico no cultivo de couve, faça o trabalho da eliminação das ervas invasoras manualmente.

Quando e como fazer a colheita da couve?

Após o plantio, você vai poder fazer a colheita das folhas de couve após 12 semanas. Após este período você deverá colher somente as folhas mais “velhas” deixando os novos brotinhos na própria planta. O ideal é que você deixe pelo menos 6 folhas novas no caule para que a produção fique por mais alguns anos sem que haja a necessidade de um replantio.

Faça a colheita no fim da tarde ou a noite, para que a planta não sofra com o calor logo após a colheita.

 

Previous Como fazer o melhor extrato de tomate caseiro
Next Como fazer bolo de churros

You might also like

Hortas 0 Comments

Como plantar baunilha

No texto de hoje estaremos falando um pouco mais sobre como plantar baunilha, este que é um dos ingredientes principais de diversos aromatizantes, essências, receitas e outros itens da culinária

Hortas 2 Comments

Como plantar salsinha – salsa

Salsinha e Cebolinha são os dois principais temperos presente nas casas de brasileiros e pessoas do mundo todo! E porque não aprender como plantar salsinha na sua horta pessoal? Já

Hortas 0 Comments

Como plantar endro/aneto

A planta chamada endro é também conhecida como dill ou aneto, e faz parte da família das apiáceas. É uma planta que quando fresca é usada para temperar peixes, mariscos,

  1. Jeovah Santos Sorocaba
    junho 17, 23:14 Reply
    Como faço para eliminar os pulgões da couve??? Tive várias receitas até com pimenta, saão e alcool mas não foi muito bom.
    • Wes
      junho 18, 20:32 Reply
      Olha, já ouvi comentários que espalhar cinzas sobre elas ajuda resolver os problemas com pulgões.
  2. Sandy Coelho
    julho 08, 10:51 Reply
    Show de bola suas dicas, estou iniciando o plantio de couve na minha residência! To empolgada pra que crescam logo rsrs Valeu!!
  3. ARLINDO
    janeiro 17, 14:49 Reply
    ja plantei couve no vaso/lata de tinta gr não tive resultado pode me ajudar, porque com o tempo começa a amarelar

Escreva uma resposta