Como plantar endro/aneto

Como plantar endro/aneto

A planta chamada endro é também conhecida como dill ou aneto, e faz parte da família das apiáceas. É uma planta que quando fresca é usada para temperar peixes, mariscos, molhos, saladas e várias outras receitas, principalmente do leste europeu.

O endro é uma erva aromática importante para o sistema digestivo, poderoso no combate de hiper acidez e também cólicas.

O endro

O endro, uma planta também chamada de aneto, possui uma aparência semelhante ao funcho e a erva doce, só que o seu sabor e aroma são bem diferentes. As folhas e sementes são usados em diversas receitas e também para fins medicinais.

Como plantar endro?

Para plantar o endro, você terá que definir o local exato, pois a planta é muito sensível a transplantes.

No solo certo, plante as sementes a no máximo 1 centímetro de profundidade. O espaço entre as as linhas deve variar entre 20 e 60 centímetros e o espaço entre as plantas pode ser de até 15 centímetros. É importante o cultivar ter espaço para a planta crescer para cima, pois elas podem ficar com até um metro de altura.

como plantar endro

Evite plantar o endro próximo a plantações de erva doce ou funcho, pois como já citamos eles são muito parecidos e você não irá conseguir saber a diferença.

Qual o melhor solo/terreno para plantar endro?

O solo para plantar endro deve ser bem drenado, rico em matéria orgânica e fértil. O pH deve variar entre 5,5 e 6,5.

Como irrigar (regar) o endro?

O solo deve permanecer úmido, mas nunca encharcado.

Qual o melhor clima e luminosidade para plantar endro?

O endro suporta diversos tipos de clima, mas o ideal é que a temperatura varie entre 6 e 26ºC. Em climas muito quentes, a planta tende a florescer mais rápido, estragando a sua qualidade. Como a planta é bem sensível, você também deve se preocupar com o vento. Regiões onde os ventos são mais fortes, as plantas devem estar protegidas.

O mínimo de luz solar direta por dia nas plantas deve ser de 5 horas.

Quando e como fazer a colheita do endro?

O plantio e colheita do endro é muito rápido. Logo após um mês até 2 meses, as folhas já podem ser colhidas. Ela deve ser feita até o período de floração. Mas saiba que a colheita das folhas prejudica a colheita de sementes, então você deve analisar qual a sua verdadeira intenção sobre o endro, se folhas ou sementes.

Para colher as sementes, você deverá esperar até que os frutos comecem a ficar marrons.

Confira também:

Como plantar almeirão
Como plantar alcaparras

Previous Como economizar energia usando o ar condicionado
Next Como plantar aspargo

You might also like

Hortas 0 Comments

Como plantar acelga

A acelga lembra muito uma couve em algumas espécies e em outras lembra muito um alface. Tem um gosto muito bom e combina com diferentes tipos de saladas e pratos

Hortas 0 Comments

Como plantar abóbora

Nós já ensinamos aqui como plantar abobrinha, mas hoje estaremos deixando um passo a passo bem simples e descomplicado de como plantar abóbora, que abrange uma enorme quantidade, inclusive a

Hortas 1Comments

Como plantar feijão

O feijão está presente em quase todas as refeições principais dos brasileiros e muitos gostariam de ter a oportunidade de plantar feijão em casa, ou em uma pequena ou grande

Seja o primeiro a comentar