Como plantar feijão

Como plantar feijão

O feijão está presente em quase todas as refeições principais dos brasileiros e muitos gostariam de ter a oportunidade de plantar feijão em casa, ou em uma pequena ou grande horta. E é por isso que hoje vamos ensinar como plantar feijão, dando algumas dicas de solo, irrigação, luminosidade, entre outras passo a passo.

O feijão

O feijão tem muitas variedades, com diferentes formas, cores e tamanhos. Ele é cultivado e consumido nas Américas desde os tempos mais antigos, e até hoje no mundo todo, faz parte de muitas refeições principais.

Algumas das variedades já foram comentadas aqui no site no link:

Quais os tipos e qualidades de feijão?

E entre os principais cultivados no Brasil e no mundo, estão o feijão carioca, feijão preto, feijão branco, feijão jalo, feijão rajado, feijão bolinha, feijão vermelho e feijão rosinha.

como plantar feijao

Quando cru o feijão possui uma substância tóxica chamada de lectina fitohemaglutinina, e a única maneira de eliminar ela do feijão é através do cozimento em temperatura alta. Por isso sempre fomos ensinados a cozinhar o feijão.

Como plantar feijão?

A seguir estaremos ensinando um pouco mais sobre o plantio de feijão.

Qual o melhor solo para plantar feijão?

O melhor solo para plantar feijão é em um rico de matéria orgânica, bem drenado com pH variando entre 5,5 e 6,5. Após o plantio, a própria planta poderá enriquecer o solo deixando mais fértil.

Como fazer o plantio do feijão?

Você vai precisar semear as sementes de feijão, do próprio feijão que você come, mas sem cozinhar, em um local definitivo. As sementes deverão ficar a uma profundidade de 3 a 8 centímetros nos solos mais fofos e com no máximo 4 centímetros em solos mais duros.

O espaçamento ideal é de 10 centímetros entre uma planta e outra e 1 metro entre uma carreira e outra.

A previsão é de que a germinação aconteça com no máximo 2 semanas.

Esteja sempre atento para plantas invasoras, sempre faça a limpeza ao arredor dos pés de feijão.

Como irrigar (regar) o feijão?

O solo deverá sempre estar úmido, mas não deve ficar encharcado.

Qual o melhor clima e luminosidade para plantar feijão?

A melhor temperatura para o plantio do feijão é de 18ºC a 26ºC. Geadas e baixas temperaturas acabam matando os pés de feijão. Se a cidade onde você vai plantar sofre com isso, opte por fazer o plantio em uma estufa.

O feijão para ter um crescimento sadio, precisa de luz solar direta durante o dia. A não ser em regiões muito quentes, o feijão precisará ser plantado em um local onde parte do dia fique na sombra.

Quando e como fazer a colheita do feijão?

Você poderá realizar a sua colheita de feijão de 85 a 100 dias depois que as sementes germinarem. Em colheitas pequenas você deverá colher as vagens que estão secas, uma a uma e depois tirar os feijões dela. Já em plantações grandes, a colheita é feita quando grande parte, uns 85 a 90% das vagens se encontrem secas por meio de máquinas.

Confira também:

Como fazer feijão
Caldos de Inverno – Aprenda como fazer as melhores receitas de caldos

Previous Como fazer bolo de cenoura - A receita mais fácil
Next Como fazer para salvar uma rota no Google Maps? Offline

You might also like

Hortas 10 Comments

Como plantar cebolinha

Em toda horta de qualidade, tem que ter cebolinha e salsinha não é mesmo? E aprender como plantar cebolinha pode ser o sucesso da sua hortinha, já que esse tempero

Hortas 0 Comments

Como plantar abóbora

Nós já ensinamos aqui como plantar abobrinha, mas hoje estaremos deixando um passo a passo bem simples e descomplicado de como plantar abóbora, que abrange uma enorme quantidade, inclusive a

Hortas 0 Comments

Como plantar bardana

A bardana é uma planta normalmente usada com fins medicinais no Brasil e muito apreciada na culinária japonesa. Em 100g de bardana é possível encontrar 72 calorias, 308mg de potássio,

  1. de Moraes
    agosto 12, 14:03 Reply
    O que plantar depois da colheita do feijão ???

Escreva uma resposta