Como plantar gengibre

Como plantar gengibre

O gengibre é um poderoso alimento contra diversas doenças. Aumenta a imunidade, é recomendado na prevenção de alguns tipos de câncer, ótimo para o tratamento de gripes, resfriados, desintoxicação alimentar, enxaquecas e está muito associado a dietas como um poderoso auxílio no emagrecimento. E hoje estaremos ensinando como plantar gengibre em sua horta. O passo a passo é simples e pode ser feito no seu próprio quintal.

O gengibre

Conhecido também como Zingiber Officinale, esta erva pode chegar a mais de um metro e meio de altura, mas o que realmente interessa para o consumo são suas raízes (batatas) que podem ser usadas tanto como especiaria como para fins medicinais. O chá de gengibre é muito popular em países da Ásia, e aqui no Brasil, faz muito sucesso no quentão das festas de inverno. Ele é usado como pó, desidratado, cristalizado, em conserva ou seu uso mais comum, fresco.

Como plantar gengibre?

Para plantar o seu pé de gengibre, você vai usar o próprio gengibre. Escolha uma “batatinha” com até 5 centímetros de comprimento e então plante-o em uma profundidade de até 5 centímetros. Seu plantio pode ser feito em hortas (canteiros) ou vasos, que devem ser transplantados após 1 mês de plantio, onde a altura das ervas deve ter pelo menos 3 centímetros de altura.

Quando você realizar a muda, poderá deixar um espaço com pelo menos 70 centímetros entre as linhas e com pelo menos 30 centímetros entre as plantas nesta linha. É importante manter o espaço mínimo para que na hora da colheita não seja dificultoso e danoso para os gengibres.

como plantar gengibre

Caso deseje fazer o plantio em vasos, é recomendado que tome muito cuidado na hora da colheita, mas sim, é possível ter uma plantação mais para consumo próprio, com poucas unidades em um vaso.

Qual o melhor solo para plantar gengibre?

O melhor solo para plantar gengibre deve ter um pH de 6. Deve ser drenado, rico em matérias orgânicas e bem fértil.

Como irrigar (regar) o gengibre?

O solo deve ser mantido sempre úmido (não encharcado), principalmente durante o primeiro período de crescimento. Quando as folhas da erva ficarem em tons amarelados, irrigue com menos frequência, ou suspenda totalmente caso esteja sem brotos.

Qual o melhor clima e luminosidade para plantar gengibre?

A melhor temperatura para plantar gengibre é entre 17 e 35ºC, com uma umidade do ar alta. Em climas frios, recomenda-se que os gengibres sejam plantados nos meses mais quentes do ano, necessitando de uma proteção (mini estufa) nas épocas mais frias.

O gengibre pode ser plantado em locais com luz direta ou sombra parcial.

Quando e como fazer a colheita do gengibre?

O gengibre leva um tempo que varia entre 7 a 12 meses após o seu plantio, para que possa ser realizado a colheita. Assim que a erva ficar amarelada, o cultivador deve arrancar com as mãos ou utilizar alguma ferramenta para revirar a terra, principalmente quando ela é bem fofinha. Assim as “batatas” (rizomas) são expostos e podem ser colhidos.

Então lave e deixe ao sol para secar por pelo menos 2 dias. (caso o sol esteja muito forte, apenas 1).

Se a sua plantação é em vasos (doméstica) você pode colher apenas parte do gengibre e deixar crescendo. Um único gengibre pode ser cultivado por anos, sem que seja preciso replantar.

Confira também:

Como plantar abobrinha
Como plantar couve

Anterior Como fazer para deixar o bacon crocante e mais delicioso
Proximo Como fazer uma sopa de cogumelos no Minecraft

Voce tambem podera gostar de:

Como plantar couve

Hoje vamos aprender como plantar mais um ingrediente em nossa horta, a couve. Com várias qualidades a couve é indispensável em uma feijoada, uma sopa de caldo verde, ou um

Como plantar abóbora

Nós já ensinamos aqui como plantar abobrinha, mas hoje estaremos deixando um passo a passo bem simples e descomplicado de como plantar abóbora, que abrange uma enorme quantidade, inclusive a

Como plantar alho

Chegou a hora de você plantar alho na sua horta. Hoje vamos ensinar o passo a passo de como cultivar alho, uma planta presente em todas as cozinhas dos brasileiros

Escreva uma resposta