Dicas de como fazer seu cachorro perder o medo dos fogos de artifício

Dicas de como fazer seu cachorro perder o medo dos fogos de artifício

Neste período de Copa do Mundo e também no final do ano, onde a comemoração de gols e da virada com fogos de artifício são bem comuns, os nossos animaizinhos de estimação principalmente os cachorros, que possuem uma audição muito sensível se assustam e as vezes até ficam traumatizado com os barulhos das explosões.

Por isso hoje vamos ensinar algumas dicas de como fazer o seu cachorro perder o medo dos fogos de artifício com coisas simples do nosso dia a dia, mas que podem fazer toda a diferença na hora de proteger seu cachorro.

dicas cachorro medo fogos artificio

Porque os cachorros se assustam com os fogos?

Em toda a trajetória histórica e genética dos cachorros, barulhos altos significam perigos, o que levam a aguçar os seus instintos de sobrevivência e preservação, fazendo com que fujam para longe do barulho considerado uma ameaça.

Dicas de como fazer seu cachorro perder o medo dos fogos de artifício

A primeira e primordial dica é fazer seu cachorro associar o barulho dos fogos a uma coisa “boa” não um motivo para medo.

Durante outros períodos do ano, para incentivar seu cachorro a perder o medo dos fogos, você poderá estourar uma bexiga e fazer uma festa com ele, sempre brincando. Faça isso até ele se acostumar com o barulho e achar “engraçado” o fato de perseguir e estourar a bexiga. Se ele se assustar muito na primeira tentativa, estoure a bexiga mais longe dele e vá se aproximando.

Quando chegar o dia das comemorações estoure as bexigas e faça a festa, assim o cachorro irá associar a queima de fogos a uma brincadeira, e você não terá mais problemas com isso.

Você também poderá estourar bombinhas, aquelas pequenas conhecidas como “Track” ou aquelas das quais você ataca no chão e faz um barulho ‘biribinhas’. Comece estourando em uma distância longa do seu cão e vá se aproximando, sempre fazendo festa e brincadeiras para o cão gostar. Não deixe que ele coloque a boca no caso das bombinhas que acendem.

Com o seu celular, grave sons de fogos explodindo e quando estiver fazendo brincadeira com seu cachorro reproduza-os para que ele encare como uma coisa boa.

Dicas de proteção para o seu cachorro em dias com queima de fogos

Deixe que seu cachorro tenha acesso livre a um lugar, cômodo, espaço de sua casa onde ele se sinta seguro para abrigar-se.

Coloque o seu cachorro em um cômodo da casa onde os sons da TV ou do rádio sejam capaz de abafar os sons produzidos pela queima de fogos.

Tampar os ouvidos do seu cão pode funcionar, mas eles se incomodam com isso.

Brinque com seu cachorro quando as explosões começarem com um ossinho, brinquedo ou qualquer coisa que ele goste, deixando-o relax.

De atenção de forma calma para o seu cachorro, pois se você der muita ênfase ao barulho ele pode achar que você também está com medo e nunca associar os fogos a uma coisa boa.

Em último caso e casos graves, leve o seu cachorro ao veterinário para uma avaliação de comportamento e quem sabe uma medicação.

Tem alguma dica? Deixe seus comentários.

Aprenda também:

Como fazer uma cama de cachorro de pneu velho

Previous Como fazer Pudim de Pinhão - Ingrediente típico do Paraná
Next Sorvete com um único ingrediente - quase ZERO açúcar

You might also like

Festas 0 Comments

Como fazer uma árvore de natal com garrafas PET

Com o natal chegando, nada melhor do que poder economizar não é mesmo? E que tal começar economizando com a árvore de natal? Hoje estaremos ensinando passo a passo como

Festas 0 Comments

Como fazer um moonwalk

Moonwalk é um passo muito legal criado e popularizado pelo cantor americano Michael Jackson, do qual cria a ilusão de que a pessoa está andando para frente, quando o fundo

Festas 0 Comments

Como decorar e enfeitar minha árvore de natal

Você não sabe como decorar sua árvore de Natal? Hoje vamos ensinar como fazer para decorar uma bela árvore de natal, que é o símbolo de uma data tão especial

Seja o primeiro a comentar