Saiba mais sobre esta dica

Todos os anos, quando começam os pagamentos de contas através de boletos é importante estar bem atento para não cair em golpes. A primeira vítima deste 2016 é o IPVA, que segundo a nova regra federal, deverá ser pago já no mês de janeiro de forma integral, ou parcelado em até 3 vezes, mas também com início no mês de janeiro, com datas dependendo do final da placa do automóvel.

E como o pagamento é nacional e boa parte dos brasileiros hoje possui um automóvel, é aí que os golpistas começam a agir. No WhatsApp está rolando uma informação de que alguns boletos falsos estão sendo entregues nas casas dos contribuintes, onde o código de barras ao invés de quitar a dívida com o governo, faz um depósito na conta dos golpistas. Inclusive a notícia saiu em grandes portais, como o G1, Folha e outros. É bem provável que seja apenas um boato, pois assim que identificado a conta para onde está indo este dinheiro, o responsável será preso, mas é importante estar atento, pois no Brasil tudo é possível.

golpe ipva

Para garantir que você não irá cair em um golpe, hoje estaremos dando algumas dicas de como identificar, ou qual é a melhor maneira de realizar o pagamento de contas assim.

Como identificar um boleto de IPVA falso?

Já em dezembro os donos de automóveis começaram a receber seus “boletos” informando sobre as novas regras e quais os valores do IPVA deste ano. Se você recebeu um boleto antes deste período, deve dobrar a atenção.

Muitos estados não emitem boletos para o pagamento de IPVA, o próprio contribuinte deve ir até o site do Detran e gerar a guia para o pagamento, onde deverá escolher a forma a vista ou em 3 vezes, conforme as novas regras.

Outra dica bem válida é que esses boletos falsos não vem com os selos originais do correio, do órgão do governo e também em papeis típicos destas secretarias.

E para matar a charada, o Detran não envia boletos com códigos de barra. Em suas cartas estão apenas os dados do veículo e os valores que devem ser pagos. Os donos de automóveis devem ir até os bancos credenciados ( o Banco do Brasil é um ), com o número do RENAVAM, onde será colocado no próprio sistema do banco e só assim será gerado a forma de pagamento e também o comprovante.

Caso receba algum boleto suspeito do DPVAT, IPVA ou etc, vá até o banco e siga as instruções dos funcionários. Nunca vá pagando as coisas, sem antes tirar suas dúvidas.

Tem mais alguma dica? Deixe seus comentários.

Confira também:

Diversas outras informações

Autor
Como Fazer ADM

Como Fazer ADM

Vencer sem lutar, é como triunfar sem glória.