Perdi minha carteira! 5 dicas de como organizar e ser preventivo

Perdi minha carteira! 5 dicas de como organizar e ser preventivo

Ter a carteira roubada ou perder ela é algo comum que acontece na vida de muitos no mundo todo. As vezes conseguimos recuperar, por voltar até o lugar que foi perdido, alguma alma caridosa encontra e procura devolver, vamos nos correios ou qualquer outro setor de achados e perdidos e a encontramos. Mas em muitos casos, não conseguimos recuperar ela, o que nos trás toda uma dor de cabeça de ter que fazer todos os documentos novamente, as vezes nem o dinheiro que estava dentro preocupa tanto quanto os documentos e cartões, principalmente se caírem em mãos erradas.

Por isso hoje, nós vamos apresentar para vocês 5 dicas importantes de como organizar e ter uma carteira que caso venha a perder, não crie tantas dores de cabeça para você!

Perdi minha carteira! E agora?

Agora pode ser tarde, mas saiba de algumas dicas que podem fazer toda a diferença caso esse problema venha acontecer. Melhor é prevenir do que remediar 😉

Carregue o necessário

Pra que andar com CPF, RG, Carteira de motorista, título de eleitor, conta de luz etc na carteira? Além de deixar mais volumosa e chamar a atenção de ladrões, você pode carregar somente coisas que usa no dia a dia. A próxima dica vai dar uma solução ainda melhor, mas em todo o caso, carregue somente a sua carteira de motorista, nela tem todos os seus outros documentos escritos, não fique carregando um monte de papel. Caso não tenha a CNH, opte por carregar o RG, pois nele também está o seu CPF, e assim em vez de 2 você carrega 1.

Cartões de banco: Só carregue aquele que você realmente usa, pra que carregar vários cartões, como de mercado, vale alimentação, da loja x, da loja y, sendo que você não usa a anos? Saiba que todos eles tem os seus dados, e em mãos com más intenções, pode lhe trazer problema.

Procure revisar a sua carteira antes de sair de casa, levando apenas o necessário.

Cópias de documentos autenticadas

Se for possível, ande com cópias autenticadas dos seus documentos e deixe os originais na sua casa em um local seguro. Para tirar essas cópias basta ir em um dos cartórios mais próximo da sua casa e pagar uma pequena taxa para que os “xerox” sejam autenticados. Isso evita muitas dores de cabeça caso venha a perder a sua carteira. Mas lembre-se não é todo lugar que aceita cópia autenticada, quando for fazer compras de valores altos, abrir contas, solicitar créditos é sempre necessário estar portando os documentos originais.

Tenha anotado o que está na sua carteira, incluindo telefones úteis

Em uma agenda pessoal, ou em algum papel (documento impresso) anote todos os dados que achar necessário, como, para qual telefone devo ligar caso tenha perdido o cartão tal? De itens que estejam dentro de sua carteira, para que no momento que venha a perder, você não precise ficar lembrando o que tinha lá, e tenha suas prioridades em qual cartão de crédito ou outra coisa deve cancelar primeiro. Desta forma você saberá como agir de forma rápida para que os danos não sejam maiores. Mas nunca salve os dados online, pois você também estará vulnerável, guarde em casa mesmo.

Crie um email para contato

Isso mesmo, um email. Caso você venha a perder a sua carteira, é sempre bom ter alguma forma da pessoa que encontrou, se for honesta, de tentar devolver ela para você. Mas para isso é necessário deixar alguma informação, como por exemplo um email. Porque email? Hoje em dia praticamente todo mundo tem acesso a internet, o que torna uma atitude mais viável. Antigamente era deixado o telefone para contato, mas desta forma você estará expondo o seu número, e nos dias de hoje todo cuidado é pouco com as informações.
Crie um email específico para isso, porque se for o seu pessoal, não adianta nada, afinal seus dados estão todos nesse email, principalmente o email que você usa em redes sociais. Dificulte ao máximo as ações dos bandidos e de pessoas mal intencionadas.

Senhas e dinheiro extra em casa

NUNCA, JAMAIS, escreva as senhas nos cartões e coloque na carteira, ou em qualquer outro lugar e deixe na carteira. Se você não consegue memorizar as suas senhas, tente outras técnicas, ou faça o seguinte: Não é uma maneira muito aconselhável, mas pode ser uma boa dica para as suas senhas. Escreva elas em um papel e guarde a 7 chaves na sua casa, e para ter elas com você, salve a senha como um contato do seu celular, mas não escreva: “SENHA DO BANCO” 444444. Coloque algo que só você entenda, por exemplo: Nome: Roberto Número: xxxxxx (sua senha)

Ai quando for pesquisar a senha nos contatos, saiba disfarçar, não olhe e fique digitando no caixa do banco, o ladrão não é bobo. Finja que está lendo uma mensagem, de uma volta, decorando o número, e só então utilize a senha.

Sempre tenha um dinheiro reserva em casa, hotel, carro, etc. Para caso perca a sua carteira, com dinheiro, cartão ou cheque, não possa ter como tomar algumas atitudes, principalmente em viagens para fora do país.

como organizar a carteira

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