Restituição do IR – Como fazer para gerar o código de acesso?

Restituição do IR – Como fazer para gerar o código de acesso?

Todos os anos por volta do mês de dezembro, a Receita Federal divulga a consulta do último lote da restituição do imposto de renda, referente ao ano anterior. O processo de consulta é simples, porém para aqueles que contam com inconsistências na declaração ou que queiram saber em detalhes a restituição é preciso acessar o EXTRATO do IR.

Para ter acesso a esse extrato do Imposto de Renda, é preciso gerar um código de acesso, onde só então será possível obter as informações relevantes. E para você que está com dificuldade em gerar esse código ou que não sabe nem por onde começar para criá-lo, hoje estaremos ensinando passo a passo como faze-lo.

O que é a Restituição do Imposto de Renda?

A restituição do IR é nada menos do que a devolução da diferença do imposto pago anualmente. De maneira resumida, se a diferença do imposto de renda a ser pago com relação ao imposto pago ou tão somente for retido na fonte, tiver um saldo positivo, este será o valor devido pelo contribuinte. Caso o saldo for negativo, há um valor a ser restituído para o cidadão.

Hoje boa parte dos impostos são retidos na fonte, pelos próprios empregadores. Porém há muitos casos em que o contribuinte conta com direitos a dedução dos valores, onde o governo acaba sendo “obrigado” a devolver para o cidadão, sendo chamado anualmente de restituição do imposto de renda.

E quando os contribuintes entram na “malha fina”, a declaração acaba ficando retida, para que sejam avaliadas as pendências e também para que sejam corrigidos os erros e inconsistências das declarações. Só então os valores da restituição podem ser pagos.

Todos os detalhes sobre a “malha fina” e outras informações estão contidas somente no extrato do IR, na qual para ter o seu acesso é preciso através da própria página da Receita Federal, gerar um código de acesso. É possível também obter estas informações possuindo um certificado digital, que é emitido somente por uma autoridade habilitada.

Quem tem preferência no recebimento da Restituição do IR?

A restituição do IR é paga ao longo do ano, onde quem realiza a entrega da declaração logo nos primeiros dias do prazo, acaba recebendo os valores antes dos demais. Porém há alguns que contam com uma preferência ainda maior no período de recebimento. Entre estes contribuintes estão:

  • Idosos com mais de 60 anos;
  • Deficientes físicos, mentais ou com alguma doença grave, conforme as regras da Receita Federal;
  • E também contribuintes onde a maior renda seja proveniente do magistério.

Como fazer para gerar o código de acesso do extrato do Imposto de Renda?

Para gerar o seu código de acesso para consultas ao extrato do Imposto de Renda primeiramente:

Talvez seja necessário adicionar o site da Receita Federal as exceções de segurança de seu navegador. Aprenda: Adicionando sites às exceções de segurança.

geracao codigo de acesso portal ecac

  • Então clique na opção “Gerar código de acesso para Pessoa Física;
  • Na próxima tela você deverá preencher os dados solicitados, no caso o CPF, Data de Nascimento e a inclusão dos caracteres de segurança e então clique em “Avançar”;

  • Então será solicitado os números dos Recibos IRPF, onde você precisa excluir os dois últimos algarismos (dígito verificador) e digitar uma senha de 8 à 15 caracteres. Confirme a senha e clique em “Gerar Código”.

codigo acesso declaracao imposto renda

Pronto! Simples não é mesmo? O código gerado será apresentado na próxima página. Ele terá uma validade de dois anos, onde após o fim deste período ele irá expirar automaticamente, sendo necessário refazer estes procedimentos.

codigo de acesso restituicao ir pessoa fisica

Você poderá a qualquer momento gerar um novo código de acesso, mesmo que o atual esteja válido. Caso tenha perdido a sua senha ou o próprio código, é possível ter acesso ao extrato, após gerar um novo. Quando você solicitar um novo e já houver um válido a seguinte mensagem será exibida em sua tela:

“Já existe um código de acesso gerado para este contribuinte. Ao gerar, você revogará, em definitivo, o código anteriormente gerado. Deseja continuar?”

Continue o procedimento conforme as dicas acima e então será gerado um novo código.

A partir daí para ter acesso ao extrato é preciso digitar os dados solicitados na página do e-CAC (CPF, Código de Acesso e Senha). Clique em avançar e pronto.

O site para consultas do extrato é o:

site do ecac gerando codigo acesso ir

Informações solicitadas sobre o contribuinte PF e PJ (CPF e CNPJ) para a geração do código de acesso

Se você é Pessoa Física (PF/CPF) as informações solicitadas para gerar o código de acesso são:

  • Data de nascimento;
  • Números dos recibos de entrega das declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF);

É preciso inserir todas os números apresentados nas duas últimas declarações, dentro do período de seis anos. O número do recibo deve ser o da declaração ativa, sendo a última entregue para o exercício em que solicitar e se for o caso, juntamente com a declaração retificadora.

Se nos últimos anos houve apenas uma declaração, é preciso inserir apenas o número do recibo desta que foi entregue.

Se você é Pessoa Jurídica (PJ/CNPJ) as informações solicitadas para gerar o código de acesso são:

  • CPF do responsável do CNPJ;
  • Data de nascimento do responsável;

Número dos recibos cem que tenha aparecido como titular nos últimos seis anos, em que tenha sido apresentado nos dois últimos exercícios. Atual e últimos cinco anos.

O mesmo serve para aqueles que realizaram apenas uma declaração.

Como fazer a SENHA INTERNET para consultas do PIS online?

Mais alguma dúvida? Deixe seus comentários.

Anterior Como fazer para preencher o carnê de papel GPS do INSS
Proximo Copinhos de chocolate com manteiga de amendoim de Natal

Sobre o autor

Wes
Wes 976 posts

Vencer sem lutar, é como triunfar sem glória.

Voce tambem podera gostar de:

Internet 0 Comentarios

Como saber se você foi bloqueado no WhatsApp?

Quando estamos falando de WhatsApp, estamos falando sobre um dos melhores aplicativos de mensagens instantâneas já inventado, afinal com alguns toques no seu smartphone você manda mensagem de texto, de… Leia mais

Internet 0 Comentarios

Como fazer publicações no Instagram pelo navegador do computador

Buscando maneiras de publicar fotos e imagens no Instagram sem o celular? Saiba que é possível publicar no Instagram através do computador (PC e Mac), apenas usando o seu navegador…. Leia mais

Internet 0 Comentarios

Como transformar o perfil em uma página Facebook?

Hoje vamos ensinar para vocês como transformar o seu perfil em uma página no Facebook. Esta prática é ótima para empresas ou até mesmo usuários que por um engano, ou… Leia mais

Internet 0 Comentarios

10 app e dicas para quem é assinante Netflix

Se alguém ainda achava que as locadoras ainda tinham uma esperança de salvação com a chegada dos Blu Rays, podem dizer adeus a esse tipo de negócio, pois a Netflix… Leia mais

Internet 0 Comentarios

Como saber se estão roubando meu wifi?

A conexão wireless, o famoso wifi é uma das invenções mais legais dos últimos tempos, simplesmente por facilitar a nossa conexão com a internet de qualquer lugar de nossa casa,… Leia mais

Internet 0 Comentarios

Como fazer a Prova de Vida do INSS pelo celular

A Dataprev começou a testar em agosto a Prova de Vida do INSS pelo celular para beneficiários da previdência. O recadastramento da senha da Prova de Vida poderá ser feito… Leia mais

Seja o primeiro a comentar

Escreva uma resposta