SISU 2018 – O que é e informações sobre o programa do MEC

SISU 2018 – O que é e informações sobre o programa do MEC

Você sabe o que é e como funciona o Sisu 2018? Hoje estaremos apresentando boa parte das informações necessárias para que a sua inscrição no Sistema de Seleção Unificada (SISU) seja feita da maneira correta e você possa dar início ao seu curso superior em instituições públicas, caso seja aprovado.

Neste artigo estaremos apresentando um resumo para que você possa compreender o SISU 2018 com mais facilidade, também falaremos sobre a lista de espera, as duas opções de escolha de curso, quem pode e como fazer a inscrição, quais os documentos necessários, informações sobre matrícula e resultados, o site oficial do Sisu, as relações com o Prouni, o telefone de contato e também como conferir o boletim do candidato.

O que é o SISU 2018?

O SISU é uma sigla para Sistema de Seleção Unificada, no qual é gerenciado e informatizado pelo Ministério da Educação (MEC), onde faculdades públicas e outras instituições também públicas, que oferecem educação superior, ofertam vagas para aqueles que realizaram o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), no ano em questão, no caso 2018.

Essas vagas são muito disputadas, afinal todo mundo deseja poder fazer um curso superior, sem a necessidade de ter que pagar uma mensalidade. Por isso é importante sempre estar atento a todas as informações do Governo, para poder desfrutar destas vantagens.

sisu 2018 todas informacoes

Resumo para facilitar a compreensão do SISU 2018

  • O período de inscrições normalmente ocorre no final de maio se estendendo até os primeiros dias de junho. Fique atento!
  • Para fazer a inscrição, é necessário ter feito o ENEM 2017, com uma nota maior que zero na redação. Esteja com o número de inscrição do ENEM 2017 e senha, para realizar o cadastro e obter todas informações necessárias para o SISU 2018.
  • Primeiro confirme todos os dados para que o SISU possa entrar em contato. Atualize-o e então comece a inscrição. Você pode fazer alterações ao longo do processo.
  • Ao fazer a inscrição você poderá escolher até duas opções de curso superior. Clique em fazer inscrição na 1ª opção, pesquise as vagas para a sua região, colocando o nome do município, o nome do curso ou o nome da instituição. Clique em inscrever e passe para a 2ª opção e refaça o processo.
  • Assim que aparecer o resultado de sua busca, você poderá conhecer todos os detalhes do curso, clicando nele. Entre os detalhes estão também a quantidade de vagas e as modalidades em questão.
  • Confirmando os dados do curso, verifique qual é a documentação exigida pela instituição de ensino no momento da matrícula. Mesmo antes de ser selecionado (caso seja aprovado), já comece a busca por esses documentos.
  • Por fim clique em “Confirmar minha inscrição”. Ao ter a inscrição concluída, você poderá conferir todos os dados e realizar alterações caso seja necessário.
  • As notas de corte dos cursos e sua classificação parcial, serão divulgadas ainda no mês de junho, a partir das 00h. Verifique o portal para acompanhar e conferir as suas chances.
  • Então espere pelo resultado da chamada regular e caso seja aprovado faça a matrícula imediatamente e preste atenção aos prazos.

Como funciona o SISU?

Quem está interessado em fazer o processo seletivo do SISU, irá passar por uma etapa única de inscrição, onde o candidato ao se mostrar interessado pelo programa, deverá durante a inscrição escolher (em ordem de preferência) até duas vagas de curso superior, ofertadas pelas faculdades que fazem parte da lista do SISU.

No momento da inscrição, o candidato também irá definir se está se candidatando a vagas “normais”, a de grande concorrência, a vagas reservadas pelas leis de Cotas ou a vagas de outras políticas das instituições de ensino. É sempre importante verificar quais são as opções oferecidas por cada instituição de sua cidade.

Se você está em dúvidas, durante o período de inscrição 2018, todos os candidatos poderão alterar as opções de escolha, onde será válido a última opção confirmada. Ela deverá ser inscrita como da primeira vez. Ao final da etapa de inscrição, o sistema do SISU irá selecionar automaticamente os candidatos melhores classificados de cada curso, com base nas notas do ENEM de cada um.

Só será selecionado pelo SISU os candidatos classificados dentro do número de vagas de cada curso. Se a nota do candidato seja classificado para as duas opções de vagas que escolheu, o programa irá seleciona-lo exclusivamente para a primeira opção da inscrição. Por isso pense bem qual será a sua primeira escolha.

Então após essa etapa classificatória, o candidato será chamado para a matrícula. Esteja atento pois todas as matrículas contam com um prazo na instituição, ao faze-la, estará confirmando a ocupação da vaga. Caso perca o prazo, irá perder a vaga, cedendo-a a outro aluno.

  • Quando o candidato é selecionado para a primeira opção:

Quem for selecionado para a primeira opção de escolha, só terá uma oportunidade para realizar a matrícula. Não se esqueça dos prazos, pois caso perca, não será selecionado outra vez.

  • Quando o candidato é selecionado para a segunda opção:

Caso você não seja aprovado para a primeira opção, mas seja selecionado para a segunda, poderá realizar a matrícula na faculdade, mas é possível participar de uma lista de espera do curso da primeira opção. Se o candidato que fizer sua matrícula na segunda opção for convocado da lista de espera, a matrícula será cancelada automaticamente e deverá ser feita uma na primeira alternativa.

Como funciona a lista de espera do SISU 2018?

O SISU 2018 conta também com uma lista de espera, onde após o processo seletivo regular, as instituições que participam do programa, irão ofertar uma lista de espera, para preencher as vagas não ocupadas por desistências.

Para fazer parte da lista de espera, o aluno precisa acessar o boletim da página oficial do SISU e então selecionar a opção da lista de espera, dentro do prazo do cronograma. Poderão participar os alunos que não forem selecionados em nenhuma das opções escolhidas, bem como naqueles que foram chamados para a segunda opção, mas que desejam tentar uma vaga ainda na primeira.

Quando houver uma vaga disponível, o candidato deverá realizar sua matrícula juntamente com a instituição de ensino, sempre acompanhando todas as convocações das matrículas, principalmente nos portais do SISU e da faculdade na qual está esperando pela oportunidade.

Quem pode fazer a inscrição no SISU 2018?

Os interessados em se inscrever no SISU 2018 deverão ter feito o ENEM 2017. As notas na redação deverão ser maior que zero e não devem estar nas situações de corte do edital do Enem. Devemos lembrar que as instituições adotam notas mínimas para a inscrição, principalmente de cursos mais concorridos para fazer uma espécie de “peneirada”.

A exigência para se inscrever no SISU é obedecer suas regras e ter feito o ENEM do ano anterior de vigência.

Como fazer a inscrição do SISU 2018?

Para fazer a inscrição do SISU 2018, o candidato deve ter necessariamente o número de inscrição e a senha do ENEM 2017. Se você esqueceu a sua senha, basta entrar no site do ENEM e realizar o processo de recuperação.

A inscrição do SISU é gratuita e é feita pela internet. Muito cuidado com os golpes. E como já citamos o período de inscrições será do final de maio até o começo de junho de 2018. Assim que forem divulgada as datas corretas, estaremos atualizando este texto.

Quais os documentos necessários para fazer a inscrição no Sisu?

Como é necessário ter prestado o ENEM 2017, o candidato não precisa de documentos para fazer a inscrição, apenas o número e senha de inscrição do Enem. Mas caso seja aprovado, é importante estar atento aos documentos exigidos pelas instituições de ensino, para fazer a matrícula. Toda a documentação estará disponível para consulta no sistema da faculdade, no ato de sua inscrição.

É possível imprimir o comprovante da inscrição, para garantir uma maior segurança. O mesmo deve ser feito no final da inscrição, clicando no ícone de impressão.

Como funciona a matrícula do SISU e como consultar o resultado?

Caso seja selecionado, o candidato deverá verificar juntamente com o SISU e a instituição em que foi aprovado, o horário, documentação, local e procedimentos para realizar a matrícula. O prazo para a matrícula está no cronograma da página do SISU na internet. Para o caso de transferências de cursos, desde que seja regulamentado pelas instituições, o aluno deverá buscar as informações na área de suporte das mesmas.

Já para consultar o resultado do Sisu, o aluno poderá acessar a página oficial do SISU na internet, com o login e senha do ENEM, poderá também consultar nas instituições participantes ou na central de atendimento do MEC.

SISU 2018 e Prouni, quem se inscreveu no SISU pode tentar o Prouni 2018?

Alunos que estão inscritos no SISU estão autorizados a realizarem também suas inscrições no Prouni, mas com algumas restrições as regras de ambos os programas. Ambos vem desde 2016 adotando o ENEM como critério para seleção de candidatos. Mas caso seja aprovado nos dois, deverá optar apenas por um, mesmo que possa fazer choque de horário, mesmo que seja bolsista no Prouni e outras variações. Sempre o aluno deverá optar apenas por um.

Lembramos que o Prouni é uma bolsa de estudos.

Site OFICIAL do SISU 2018

Para não ser enganado e não colocar seus documentos em sites não confiáveis, achamos importante também divulgar qual é o site OFICIAL do SISU 2018, para que seja realizado todas as consultas necessárias e também para tirar suas principais dúvidas.

O site oficial do SISU 2018 é o: http://sisu.mec.gov.br

Telefone OFICIAL do SISU 2018

Para entrar em contato com a central de atendimento do MEC e tirar todas as suas dúvidas sobre o SISU, o candidato poderá ligar para o telefone: 0800-616161

Como conferir meu boletim no SISU 2018?

  • Primeiramente para conferir o seu boletim, acesse o site http://sisualuno.mec.gov.br/
  • Então na página faça o seu login com o número de inscrição do ENEM 2017 e também com a senha do ENEM.
  • Clique na imagem de segurança que o site indicar e depois clique em “Entrar no Sisu”.

boletim sisu 2018

Tem mais alguma dúvida? Deixe seus comentários.

Anterior Como fazer feijão em grande quantidade
Proximo Como fazer um gostoso brigadeiro mexicano brigadier

Sobre o autor

Wes
Wes 781 posts

Vencer sem lutar, é como triunfar sem glória.

Voce tambem podera gostar de:

Informações 0 Comentarios

Como ver o extrato previdenciario do INSS online

Você que está querendo acompanhar os depósitos de seu benefício do INSS através de um extrato, mas não sabe nem por onde começar, hoje estaremos ensinando passo a passo a… Leia mais

Informações 0 Comentarios

Tabela de medidas completa para receitas e de graça

Não é tão chato quando estamos preparando alguma receita e nos deparamos com medidas que não sabemos quanto vale em gramas, mililitros, quilos, litros, xícaras, copos, colheres de sopa, sobremesa,… Leia mais

Informações 0 Comentarios

Como fazer conversão? Calculadora de Unidades completa

Você gostaria de aprender a transformar metros em quilômetros? Lbs em Kg? Pés em Milhas? Hoje aqui no site nós vamos disponibilizar para nossos leitores de GRAÇA uma calculadora de… Leia mais

Informações 0 Comentarios

Como tratar o ciclo menstrual irregular com Planta Medicinal

Hoje iremos falar um pouco mais sobre um problema que atinge grande parte das mulheres no Brasil e no mundo, o ciclo menstrual irregular, alterado, descontrolado ou qualquer outro adjetivo… Leia mais

Informações 0 Comentarios

Como fazer o Cartão de Todos – Informações

Em tempos de crise e com poder de compra baixo por conta do salário mínimo muito defasado, ter acesso a saúde privada de qualidade, visto que a pública muitas das… Leia mais

Informações 0 Comentarios

Não caia no golpe do IPVA, saiba como identificar o falso

Todos os anos, quando começam os pagamentos de contas através de boletos é importante estar bem atento para não cair em golpes. A primeira vítima deste 2016 é o IPVA,… Leia mais

Seja o primeiro a comentar

Escreva uma resposta