Há situações em que o motorista do Uber passa dos limites, o mesmo serve para os passageiros. Mas se você recentemente fez uma corrida de Uber e passou por alguma situação com o motorista e deseja fazer uma denúncia, hoje vamos ensinar passo a passo como relatar o seu caso no aplicativo.
Antes de aprender como reclamar sobre um motorista do Uber, saiba que é preciso ter razões lógicas para a a denúncia. Tenha provas e argumentos, pois fazer falsa acusação é crime. Outra questão é que a maioria dos motoristas grava as corridas, então se você estiver mentindo sobre algo, ele terá como rebater.
Mas se realmente aconteceu algo e você deseja fazer uma denúncia, saiba que este procedimento é ótimo para manter um bom padrão de trabalhadores na plataforma. Além de expressar sua satisfação através das estrelas, você também pode relatar sobre casos específicos dentro do próprio app.
Uber
A Uber é uma empresa de tecnologia que oferece serviços de transporte privado através de um aplicativo. A empresa foi fundada em 2009, na Califórnia, e hoje está presente em mais de 60 países.
No Brasil, a Uber começou a operar em 2014 e, desde então, se tornou uma das principais opções de transporte privado no país. A empresa oferece uma variedade de serviços, incluindo viagens de carro, moto, van e ônibus.
Tipos de denúncias que podem ser feitas sobre motoristas
A Uber aceita denúncias de diversos tipos de problemas, incluindo:
- Assédio sexual ou moral;
- Condução perigosa;
- Infração de trânsito;
- Dirigir bêbado ou drogado;
- Abuso de álcool ou drogas;
- Furto ou roubo;
- Mau comportamento.
Mas é importante lembrar que a Uber não pode divulgar informações pessoais sobre os motoristas, como nome, endereço ou telefone.
Como denunciar um motorista do Uber?
A Uber tem um processo de denúncia para motoristas que tenham cometido algum tipo de irregularidade. O processo pode ser feito pelo aplicativo ou pelo site da empresa. Para isso é preciso:
1. Abra o aplicativo
Acesse o aplicativo da Uber (Android/iOS) ou o site da empresa. Caso não esteja conectado faça login na sua conta.
2. Clique sobre a conta
Na página inicial clique sobre “Conta” o canto inferior direito;
3. Selecione o menu de ajuda
Já na próxima página, clique sobre o primeiro menu abaixo do nome em “Ajuda”.
4. Acesse o tópico problemas com uma viagem específica e reembolsos
Depois de entrar no menu de ajuda, clique sobre o tópico “Problemas com uma viagem específica e reembolsos”. É neste menu que você inicia os primeiros passos para fazer a denúncia.
5. Selecione a viagem que teve problema com o motorista
Na próxima página que abrir, selecione a viagem que você teve problemas com o motorista e que deseja denunciar. Neste tópico estão todas as viagens que você realizou com a Uber.
6. Menu informações da viagem
A próxima janela vai conter informações sobre a viagem, como data, horário, valor, nome do motorista, recibo, avaliação e outros. Logo abaixo está o menu “Ajuda”.
7. Reporte um problema de segurança
No menu “Ajuda”, clique sobre “Reportar problema de segurança”;
8. Clique sobre o problema ocorrido para fazer a denúncia
Quando você abrir a próxima página, clique sobre o tipo de denúncia que deseja fazer. Há várias opções disponíveis. Selecione o seu caso.
9. Forneça informações e provas
Ao clicar sobre o tipo de problema, escreva sobre o ocorrido. Anexe suas provas e forneça informações importantes como data, local, horário e outros.
Pronto. A Uber irá investigar a denúncia e tomar as medidas cabíveis. Se o motorista for considerado culpado, ele poderá ser banido da plataforma.