Hamburguer Gourmet – Os famosos hambúrgueres caseiros
agosto 6, 2019 Comentarios 2 55380 Visualizacoes

Hamburguer Gourmet – Os famosos hambúrgueres caseiros

Para aprender como fazer os melhores hambúrgueres caseiros gourmet, primeiramente será necessário você ter uma pequena introdução no mundo das carnes, conhecer as diferentes peças, qual o ponto ideal, qual o blend (combinação, mistura) perfeita para o hambúrguer, como moldar, qual o melhor peso para que os hambúrgueres assem uniformemente e outras dicas essenciais para que você faça um hambúrguer caseiro melhor do que de muitas hamburguerias do Brasil e do mundo.

E por isso, antes de apresentar as melhores receitas de hambúrgueres gourmet, estaremos falando um pouco mais sobre essas dicas, para que a sua receita seja de um sucesso incomparável, possibilitando assim as suas próprias criações e quem sabe abrir até o seu próprio negócio, como uma hamburgueria ou um food truck.

Nesse tutorial você irá aprender todas as técnicas para se tornar um profissional em fazer hambúrgueres caseiros.

Blend – Quais as melhores combinações de carnes para os hambúrgueres caseiros?

Antes de mais nada, você precisa saber o que é um blend. Blend nada mais é do que a combinação de carnes diferentes, ou seja, peças diferentes, para a confecção da carne moída que dará origem ao seu hambúrguer.

Muitos iniciantes, inclusive hamburguerias e food trucks (pois é um mercado que está na moda) optam por fazer hambúrgueres com apenas um tipo de carne, normalmente patinho e coxão mole, por serem mais magros e com as fibras mais maleáveis.

O recomendado é que haja a mistura de pelo menos 2 carnes, mas nós deixaremos a dica de que 3 tipos de carnes, sendo 2 de textura mais mole e com pouca ou nada de gordura e 1, com boa parte de sua composição de gordura é o ideal para a mistura.

Seja criativo nesta parte, as combinações podem definir o sucesso do seu hambúrguer e ele ficar conhecido por sua composição. Um exemplo que podemos dar é uma porção de patinho, outra de coxão mole e a parte da gordura da picanha, na hora de moer, ela irá se misturar e ficará incrível se assada no ponto certo.

Teste e nos conte o que achou, se ganhar dinheiro, lembra da gente ok? :).

Hambúrguer gourmet de picanha é caro

Um hambúrguer só de picanha pode até ficar bom, mas fica muito caro e essa ideia é sempre replicada por aí, então você terá que dar uma boa variada nos temperos para se destacar. Agora se você combinar 2 ou mais peças de carne, com certeza irá criar um hambúrguer caseiro de muito sucesso.

A quantidade ideal de gordura presente nas combinações deve ser de 20%.

Por exemplo: Se em uma mistura você colocar 300g de patinho + 300g de acém, a quantidade de gorduras deverá ser de 120g de carne com gordura. Normalmente as peças com gorduras que são usadas são:

  • Gordura da costela
  • Gordura do peito

O sucesso do hambúrguer começa no açougue – Como escolher as carnes?

Como os principais ingredientes dos hambúrgueres caseiros gourmet são as carnes, o primeiro ponto de sucesso começa já no açougue. As carnes devem ser de qualidade (preço muitas das vezes não quer dizer qualidade), serem frescas e de boa procedência. As vezes você até conseguiu um blend perfeito, mas se a qualidade das carnes for inferior, o sabor não irá ficar tão bom.

Sabemos que é difícil conseguir carnes frescas todos os dias (se o açougue que você vai pode fornecer isso, vire cliente dele), e também tem a questão de ter que preparar todos os dias os hambúrgueres, mas para que ele fique bom, o ideal é que sejam feitos diariamente, evitando o congelamento das carnes, pois poderá perder o sabor, principalmente os gostos provenientes do sangue e da gordura.

A escolha das carnes é simples:

  • 1 ou 2 qualidades de carnes magras e com textura macia
  • 1 qualidade de carne com gordura boa
  • Todas as carnes devem ser frescas (quanto mais fresco melhor)
  • Não escolha carnes com nervos (não muito)

Normalmente as partes do boi ou outro animal para fazer os hambúrgueres são provenientes do dianteiro. Pois são um pouco mais firmes, com menos gordura e com melhores sabores.

Também é possível combinar carnes de diferentes espécies, como por exemplo carne bovina com a parte de gordura de suínos. É possível até fazer hambúrgueres de peixe, mas esse é outro assunto.

Quais são as carnes mais usadas para fazer hambúrgueres?

Após ter a consciência de que o boi é dividido em “dianteiro e traseiro” as carnes preferidas para o preparo da carne moída são:

Carnes para hambúrgueres do dianteiro bovino

  • Peito
  • Pescoço
  • Acém
  • Parte da paleta (raquete)

Carnes para hambúrgueres do traseiro bovino

  • Alcatra
  • Patinho
  • Coxão duro
  • Fraldinha
  • Coxão mole

Essas são as mais usadas por serem boas e com preços relevantes, mas nada impede de você usar carnes nobres como cupim, picanha, mignon e outras. O mesmo serve para outros animais.

Qual o peso ideal para um hambúrguer caseiro?

Um hambúrguer caseiro deve variar entre 180 e 200g, menos que isso ele irá torrar mais rapidamente, tirando completamente o sabor e mais do que isso irá dificultar na hora de assar, o que deixa bem fora do ponto ideal.

Como moer a carne para os hambúrgueres gourmet?

Limpe bem os pedaços de carnes, tirando os nervos, pois na hora de mastigar não queremos encontrar pedaços difíceis de morder ou cartilagens não é mesmo.

Caso queira que o seu açougueiro faça esse procedimento, saiba que ele poderá cobrar a mais para isso, ou o preço por kg aumentar.

O ideal é que você compre as peças, você mesmo limpe e tenha o seu próprio moedor. Nele você deverá usar um bocal médio, pois não quer um patê de carne moída não é mesmo? Corte as carnes em cubos médios, misture as diferentes porções que escolheu e só então passe no moedor.

Dicas: Limpe bem o moedor e para que a carne sangre menos, deixe-a gelar por um tempo, antes de passar no moedor.

Antes de moldar, caso não possa moldar na mesma hora em que moer, para que a carne não fique escura, embale-a a vácuo. Coloque em um plástico e então retire todo o oxigênio da embalagem.

Como moldar meu hambúrguer artesanal?

Normalmente os hambúrgueres de hamburguerias e food trucks são aqueles mais grossos, pois o seu gosto é melhor (os de 180 a 200g) mas é possível moldar também hambúrgueres mais baixos de 120g.

Faça bolinhas com a carne moída, pese-a com uma balança digital e então com as mãos (com luvas é óbvio) aperte a carne para não desfazer na hora de assar e já começar a dar o formato ao hambúrguer. Sove-a bem.

Compre um aro para fritar ovo com diâmetro de 10cm em média. Este será o seu molde.

Coloque a boa de carne moída dentro do aro e aperte-a com uma colher, deixando a superfície bem lisa e preenchendo todo o aro.

Após dar o formato ao hambúrguer caseiro, acomode-os em papel vegetal ou manteiga.

Devo ou não congelar os hambúrgueres caseiros? Qual a melhor maneira de armazenar?

O ideal como citamos é que os hambúrgueres sejam frescos, sem que haja o congelamento, apenas o resfriamento do dia, onde normalmente são preparados durante o dia para serem assados e vendidos durante a noite.

Nesse período da tarde para a noite, você pode coloca-los em formas e então embalar com plástico filme (eliminando a entrada de oxigênio) para que não oxidem e permaneçam frescos, depois guarda-los no refrigerador e não no freezer.

Mas como para alguns isso pode ser muito difícil, é possível sim congelar, e ter quantidades com validades de no máximo 30 dias. Para congelar, evite empilhar mais de 3 hambúrgueres, envolva-os com plástico filme e coloque em potes vedados.

Que tal um hambúrguer de coxinha?

Mas para fazer, o indicado é que sejam descongelados com pelo menos 12 horas de antecedência ao preparo, ou seja, sempre tenha quantidades descongelando de um dia para o outro, ao longo do mês.

Como assar o hambúrguer gourmet e qual o tempo ideal para deixar assando e seus pontos?

Para assar e grelhar os hambúrgueres caseiros, recomendamos que você use uma churrasqueira com brasa feita. A altura da grelha vai depender da altura do fogo. Mas o ideal mesmo é preparar os hambúrgueres em uma chapa pré aquecida.

Os pontos de uma carne você já conhece: Mal passado, ao ponto e bem passado. Mas ainda existem 2 meio termos, onde podemos deixar a carne ao ponto mal passada ou ao ponto bem passada (pendendo para uma das seguintes variações).

Em média para um hambúrguer (com as medidas e dicas acima) ficar nos pontos irá levar:

  • Cerca de um minuto e meio de cada um dos lados para ficar mal passado
  • Dois minutos e meio grelhando de cada lado para ficar ao ponto
  • Quatro minutos e meio de cada lado grelhando para ficar bem passado
  • O ao ponto para mal passado é 30 segundos a mais do que mal passado;
  • E o ao ponto para bem passado é 1 minuto a mais do que ao ponto.

Isso em fogo médio e em uma chapa grossa.

Qual o melhor tempero para hambúrgueres caseiros?

Não tempere a carne antes de leva-la para grelhar, o sal principalmente absorve a água, tirando o gosto.

Na hora que estiver grelhando, salpique o sal que achar necessário sobre as duas áreas do hambúrguer, o tempero é uma particularidade sua.

E caso queira colocar pimenta do reino, salpique-a também, mas na hora de fritar o outro hambúrguer faça a limpeza da chapa, pois a pimenta irá ficar queimada e você não quer passar este gosto para o seu hambúrguer.

Dicas finais para preparar o hambúrguer caseiro

  • Sempre pré aqueça a chapa ou a frigideira. No caso da churrasqueira, espere o carvão ficar em brasa.
  • Coloque um pouquinho de óleo somente na hora de fritar o primeiro hambúrguer, depois a gordura do primeiro já ira evitar que o outro grude.
  • Para deixar a carne com um gostinho do queijo, grelhe de um lado e quando virar, coloque a fatia de queijo já na parte assada e para derreter, coloque uma tampa, deixando por alguns segundos.
  • Para selar o pão e não deixar que o líquido da carne deixe-o úmido, passe manteiga em ambas as metades do pão e as grelhe na chapa (não deixe assar muito pois irá queimar o pão, o ideal é somente dourar).

Tem mais algumas dicas? Deixe seus comentários.

As 8 melhores receitas de hambúrgueres caseiros gourmet

Depois de aprender um pouco mais sobre esta arte, chegou a hora de colocar em prática. E para facilitar um pouco mais, estaremos divulgando a seguir algumas opções de receitas que ficam muito saborosas, mas lembre-se de que os que você inventar, dará uma marca para as suas receitas. Basta clicar em um dos links a seguir:

Receitas de acompanhamentos para os hambúrgueres caseiros

Confira algumas das receitas que mais combinam com os hambúrgueres gourmet.

Aprenda em nosso canal!

Considerações finais

Estas são só algumas das receitas de hambúrgueres, crie suas próprias, combine as que citamos acima, faça conforme achar necessário.

Salve nos favoritos esse texto e compartilhe com os amigos.

Anterior Como consultar o extrato do FGTS online pelo CPF ou NIS
Proximo Hambúrguer caseiro Gourmet básico e fácil

Sobre o autor

Wes
Wes 963 posts

Vencer sem lutar, é como triunfar sem glória.

Voce tambem podera gostar de:

Receitas 0 Comentarios

Como fazer maionese americana cítrica caseira?

Mais um complemento indispensável para suas receitas de hambúrgueres caseiros, a maionese americana cítrica caseira! Esta versão conta com alguns ingredientes especiais a mais como a pimenta do reino, o… Leia mais

Receitas 0 Comentarios

Intolerantes a Glúten – TOP 10 melhores receitas para você

Você é intolerante a glúten? Sabe o que é intolerância a glúten? Conheça neste artigo, todos os sintomas, quais os exames necessários para identificar o problema, dicas para você que… Leia mais

Receitas 0 Comentarios

Como fazer brigadeiro de paçoca

Já ouviu falar em brigadeiro de paçoca? Só pelo nome já da pra imaginar o quão gostoso ele é, mas você tem noção de como fazer? Por isso hoje estaremos… Leia mais

Receitas 0 Comentarios

Torta de coco com ganache de apenas 4 ingredientes

O que é possível fazer com apenas 4 ingredientes? Aqui no site nós já apresentamos algumas sugestões de sobremesa que levam apenas 3 ingredientes, mas hoje chegou a hora de… Leia mais

Receitas 0 Comentarios

Como fazer pipoca verde e amarela da seleção

Torcer pela Seleção Brasileira na Copa do Mundo é algo muito tradicional por aqui, afinal somos brasileiros, mas outra tradição durante os jogos é preparar uma bela mesa de petiscos… Leia mais

Receitas 0 Comentarios

Como fazer Relish de Pepino uma geleia para hambúrgueres

Com o sucesso de hamburguerias por todo o Brasil, surgiu a necessidade de criar diferentes combinações de carnes para os hambúrgueres, chamado blend e também a criação de diferentes opções… Leia mais

  1. Isaac
    outubro 11, 09:06 Responda
    Já faço hambúrgueres artesanias, mais tenho que me capacitar melhor. Obrigado por essas receitas deliciosas!
    • Wes
      outubro 16, 16:57 Responda
      De nada Isaac! Todo sucesso do mundo pra vc! Precisando de receitas, da uma olhadinha em nossa categoria exclusiva.

Escreva uma resposta