Principalmente se você está realizando uma dieta com baixa ingestão de carboidratos já deve ter ouvido/lido falar em chancliche, mas afinal, você sabe o que é isso? Para explicar melhor o que é, hoje vamos dedicar este texto para este termo/ingrediente da culinária árabe e aproveitar para ensinar uma deliciosa receita em que ele é usado.
O chancliche é um queijo árabe muito bem temperado, a quem diga que ariche e chancliche é a mesma coisa, mas um é a mistura pronta (ariche) e outro é somente o queijo árabe (chancliche). Se estou errado me corrijam nos comentários.
Você encontra em supermercados na área de queijos e também nos mercados municipais (já notaram que existe de tudo por lá?). O queijo é feito a partir da coalhada seca do leite de vaca ou de ovelha, possui uma textura muito leve e um sabor inigualável. É picante por causa do blend árabe, uma mistura de coentro, gergelim, orégano, sal e manjerona conhecido como zátar.
Esta é uma receita originária da Síria e do Líbano, seu sabor varia de acordo com a idade, origem e se foi ou não adicionado pimenta na preparação. O formato dos queijos chancliche é arredondado como este:
Receita de patê de chancliche
Ingredientes:
- 1 unidade de chancliche sem pimenta
- 1 tomate picadinho
- 1/2 cebola picada
- 1 pote de iogurte natural light (170g a 200g)
- 1 colher de azeite (pode ser de oliva)
- 1 pitada de coloral
- 1 pitada de sal
Como fazer?
- Primeiro desfaça o chancliche em pedaços e sove bem.
- Então coloque em uma tigela e acrescente o iogurte. Mexa até que forme uma massa homogênea e só então acrescente o restante dos ingredientes para terminar de fazer o patê. Amasse bem!
Gostou? Deixe seus comentários!
ana lucia
esse chancliche e maravilhoso. sou de guaxupe e conheco bem
Wes
Obrigado pelo comentário Ana Lucia!!!
Vinicius Madeira
Boa tarde! O CHANCLICHE é uma marca! Seu nome é LABNEH. Já a questão do zattar, é uma planta em si, não um bend de ervas!