Você já teve mau hálito ou conhece alguém que teve ou sofre disto até os dias de hoje? O mal hálito, também conhecido como halitose é quando um odor desagradável é exalado através da boca durante a respiração.
Em 90% dos casos brasileiros de mau hálito, ele está ligado ao mal cuidado da saúde bucal, onde pessoas que acabam deixando de lado os cuidados com os dentes, gengivas, doenças de boca e problemas estomacais, geralmente sofrem deste incomodo.
A seguir confira 10 dicas para evitar o mau hálito:
Como evitar o mau hálito?
Se alimente bem pela manhã
Quando não nos alimentamos por um período de a parti de 4 horas, o nosso organismo passa a consumir os ácidos graxos, que ficam reservados em nosso corpo, e o seu odor não é nada agradável quando exalado pela respiração. Por esse motivo quase sempre acordamos com bafo, pois passamos a noite inteira sem alimentação.
Tome muita água
Tomar bastante água durante o dia é um hábito do qual devemos ter, pois ela é responsável por melhorar tudo em nosso organismo, e quando a boca está constantemente molhada, é evitado o ressecamento bucal, um dos fatores que geram a halitose.
Escove os dentes após as refeições
Aqueles resíduos que se prendem em nossos dentes e os que ficam em nossas gengivas, com o passar do dia vão se deteriorando por causa da forte ação da nossa saliva e consequentemente o odor exalado passa a não ser agradável. Escove muito bem os dentes e use o fio dental logo após cada uma das refeições.
Faça a higiene da sua língua
Aquela camada amarelada que forma em sua língua, principalmente na parte de trás, é chamada de saburra lingual, ela é composta por restos de alimentos, bactérias, muco salivares, e isso faz com que a sua boca feda. Escove a língua ou faça o uso de aparelhos próprios para a limpeza da língua.
Saiba se não possui doenças
Doenças intestinais/estomacais relacionadas aos sucos gástricos, sinusites, diabetes, amídalas, e outras em relação a sua boca, faringe e laringe, devem ser descobertas em uma visita ao seu médico. Elas estão ligadas ao mal hálito e outros elementos prejudiciais ao seu corpo.
Evite fumar e bebidas alcoólicas
O hálito de quem fuma e o de quem bebe é diferente, porém ambos são fedidos e as vezes insuportáveis. Além de prejudicar a sua saúde do organismo e bucal.
Não faça enxague bucal com enxaguantes que contenham álcool
Enxaguantes bucais que possuem álcool em sua composição, desidratam os tecidos da sua boca e língua, descamando e aumentando a possibilidade de ter mau hálito.
Se não quer ter bafo, não coma alimentos com cheiro forte
Se você não que ter mau hálito, evite o consumo de cebola, pimenta, alho e outros alimentos que tem um cheiro forte, pois eles irão impregnar sua boca. Quando consumidos, escove os dentes e a língua logo após.
Estimule a salivação bucal
Quando estamos com bastante saliva na boca, o mau hálito é afastado. Você poderá estimular a produção comendo frutas cítricas e temperar a sua salada com vinagre. Mastigar chiclete pode parecer bom, mas causa gastrite.
Vá ao dentista regularmente
Aquele pensamento de ir ao dentista só quando está com dor, ou com algum problema deve ser esquecido, você deverá pegar o hábito de ir pelo menos de 6 em 6 meses, para evitar doenças e ter um hálito bucal saudável sem nenhum tipo de doença e odores desagradáveis.