Saiba mais sobre esta dica

Está precisando de uma mensagem automática no WhatsApp do seu negócio? O WhatsApp Business conta com um recurso chamado “Respostas Rápidas”, onde é possível colocar um texto recorrente que será exibido para quem entrar em contato com você pelo celular ou web.

Além do texto, é possível colocar também multimídias como fotos, GIFs, vídeos e emojis. São até 50 respostas rápidas no WhatsApp. Você pode colocar mensagens automáticas para perguntas que serão respondidas conforme algumas palavras chaves. Por exemplo: Alguém pergunta sobre o preço de uma bolsa e você pode criar uma resposta automática sobre a palavra chave “bolsa” apresentando o preço.

Isso é para facilitar a comunicação com o cliente. Existe também um recurso de resposta automática para quem entrar em contato com você em um momento de ausência.

Leia também: WhatsApp Pay Brasil.

Como criar respostas automáticas no WhatsApp?

Para fazer este procedimento é preciso:

Passo 1: baixe e instale o aplicativo WhatsApp Business para Android ou iOS;

Passo 2: clique em “Ferramentas comerciais” através dos três pontos verticais no canto superior direito;

Ativando recurso de resposta rápida automática no WhatsApp.
Ativando recurso de resposta rápida automática no WhatsApp.
Acessando ferramentas comerciais no WhatsApp Business.
Acessando ferramentas comerciais no WhatsApp Business.

Passo 3: então na área “Conversa” clique em “Respostas rápida” logo abaixo de “Mensagem de ausência”;

Respostas rápidas no aplicativo do WhatsApp.
Respostas rápidas no aplicativo do WhatsApp.

Passo 4: então na área inferior da tela do aplicativo clique no “+” em verde para adicionar a sua resposta automática;

Adicionando respostas rápidas para clientes no WhatsApp.
Adicionando respostas rápidas para clientes no WhatsApp.

Passo 5: logo abaixo insira a mensagem da resposta automática. É possível colocar caracteres especiais, emojis e outros elementos;

Passo 6: no campo abaixo coloque uma barra (/) para criar a palavra-chave desta resposta. Por exemplo: /bolsa. Sempre que enviarem um assunto referente a palavra chave, a resposta abaixo será condizente a esta palavra. A palavra-chave pode ter no máximo 25 caracteres;

Criando resposta rápida automática no WhatsApp Business.
Criando resposta rápida automática no WhatsApp Business.

Passo 7: clique em “Salvar” no canto superior direito. Pronto.

Salvar resposta automática rápida no app.
Salvar resposta automática rápida no app.

Então para usar as respostas automáticas, basta colocar a barra (/) na conversa e selecionar o atalho desejado.

Respondendo clientes com atalhos.
Respondendo clientes com atalhos.

Outros recursos interessantes desta área são a “Mensagem de saudação” e “Mensagem de ausência”.

Autor
Como Fazer ADM

Como Fazer ADM

Vencer sem lutar, é como triunfar sem glória.