Saiba mais sobre esta dica

O Login Único do Governo Federal é a mais nova ferramenta de acesso a todos os sites que oferecem algum tipo de Serviço ao Cidadão. O cadastro é feito através do site acesso.gov.br que chegou para substituir o antigo Cidadão.BR, famoso por ser o acesso principal do site que fornece informações sobre benefícios, o MEU INSS.

O serviço foi lançado com a finalidade de melhorar o acesso digital para todo o cidadão brasileiro, onde a proposta é evitar as “filas balcão”, sendo possível inclusive cortar os custos gerados com os atendimentos presenciais por todo o país. Ainda será possível fazer consultas indo até as agências, porém a tendência é que o cidadão possa resolver tudo ao alcance de alguns cliques.

Todo o cidadão poderá realizar consultas com mais facilidade, pois o Login Único estará disponível para acesso através de smartphones Android, iOS, tablets, computadores, notebooks e outras ferramentas com acesso a navegadores padrões de internet, oferecendo a segurança de dados necessária nestes casos.

Serviços disponíveis através do Login Único

O cidadão que realizar o cadastro no Login Único, através de uma única senha terá acesso aos seguintes programas e sites do Governo Federal:

A tendência é que todos os programas e serviços do Governo, fiquem disponíveis através deste único portal. Futuramente é possível que o acesso aos DETRAN e a consultas de multas federais também seja feito por este portal.

O Login Único do Governo Federal

Como já citamos acima, o Login Único do Governo chegou para que o cidadão através de um único usuário e senha possa desfrutar dos serviços públicos online, através de uma integração na plataforma de quem realizou o cadastro.

Para quem possa estar achando inseguro o sistema, ele conta com rigorosas etapas de verificação e todo o “trajeto” entre o cadastro e o acesso aos serviços contam com protocolos de segurança OPENID CONNECT e OAUTH2, ferramentas consolidadas no mercado de autenticação e identificação de usuários.

Após o cadastro, sempre que for realizar o login na plataforma do ACESSO.GOV será preciso utilizar o seu CPF e senha pessoal.

Como fazer o cadastro no acesso.gov.br o Login Único

O cadastro no Login Único é feito através do novo site oficial do Governo Federal, o:

fazer um novo cadastro criar a conta acesso br gov

Então após clicar em “crie sua conta” na página inicial, insira a seguinte documentação:

  • CPF;
  • Nome Completo;
  • Número de telefone celular válido para receber o código de confirmação por SMS;
  • Email válido.

cadastrar senha novo cadastro login unico governo federal

Então logo abaixo selecione a caixa “Não sou um robô” e após ler todos “Termos de Uso e Política de Privacidade”, marque a caixa ao lado de “Eu aceito os…” e clique em continuar. Você ainda terá a opção de fazer o seu cadastro utilizando um Certificado Digital padrão ICP Brasil, que pode ser inserido em seu computador através de um Token, ou conectado através do serviço na nuvem.

Se este for o caso, clique na opção desejada antes de avançar no cadastro.

Assim que for direcionado para a próxima página, será preciso confirmar os seus dados respondendo as três seguintes perguntas de forma correta:

  • Qual é o ano de nascimento?;
  • Qual é o primeiro nome de sua mãe?;
  • Qual é o seu mês de nascimento?;

O sistema dará 05 opções de respostas diferentes. É importante acertar todas elas ou o seu cadastro será encerrado na ocasião.

Depois de verificar se todas as respostas estão corretas, clique na opção “Continuar”.

informacoes cadastro login unico governo federal

Uma nova janela será aberta e então a seguinte informação será exibida: “Será enviado um pedido de confirmação de cadastro para o e-mail abaixo. Por favor confirme-o antes de prosseguir”. Caso não queira que o sistema envie o link para a criação da senha no seu email, selecione a opção “Por SMS” (Um código será enviado para o seu aparelho celular). Clique em “Continuar”.

escolha email ou sms receber codigo ativacao cadastro acesso br login unico

Caso escolha o email, ele será enviado em um período de até 5 minutos. Não esqueça de verificar a sua caixa de SPAM, principalmente se for Gmail. Após abrir o email, clique no link que estará disponível dentro do corpo da mensagem, clique nele e então será possível definir a sua senha de acesso.

Se você escolheu “Por SMS”, então espere o código de confirmação chegar no seu aparelho e digite-o no campo destinado a ele em “Informe o código de Validação” através da próxima janela gerada no Acesso BR. Clique em “Validar Cadastro” e pronto, siga para a próxima janela.

Então é só inserir uma nova senha e confirma-la repetindo a senha no campo logo abaixo. Depois clique na opção “Criar Senha”.

criar nova senha cadastro login unico meu inss

Pronto, você já pode acessar o seu painel de cadastros no GOV.BR e conferir todas as vantagens sem ter que sair de casa.

painel gov br login unico com selos meu inss

Confira o nosso artigo que explica tudo sobre o Acesso.gov.br

Tem mais alguma dúvida? Deixe seus comentários.

Autor
Como Fazer ADM

Como Fazer ADM

Vencer sem lutar, é como triunfar sem glória.