Como fazer o BO online da perca/furto de documentos e outros

Como fazer o BO online da perca/furto de documentos e outros

Perdeu seu documento ou ele foi furtado? Aconteceu um acidente de trânsito sem vítimas? Existe algum local fazendo barulho até de madrugada? Quer fazer uma denúncia anônima? São diversas as opções de Boletins de Ocorrência que podem ser feitos totalmente online nas Delegacias Virtuais.

No caso dos documentos, por exemplo, é necessário fazer urgentemente um Boletim de Ocorrência o famoso BO para relatar a perca/furto deles e não ter mais dores de cabeça caso alguém com más intenções, intente usar eles para realizar compras, fazer documentos falsos ou outras atividades ilícitas que prejudicam o cidadão de bem.

E como fazer um BO é algo do qual todos estamos sujeitos a ter que fazer um dia, hoje nós vamos falar um pouco mais sobre este tema e também ensinar passo a passo como fazer um boletim de ocorrência online através do site da Delegacia Eletrônica de cada estado do Brasil.

O procedimento para fazer um B.O em cada estado é semelhante, mas o cidadão deverá realizá-lo no site oficial do estado em que reside/ocorreu o fato, caso ele permita essa comunicação pela internet.

como fazer boletim ocorrencia bo online internet

Aprenda também neste artigo o que é um boletim de ocorrência, porque fazer um BO, o que é notitia criminis, quais são os tipos de B.O existentes, quais podem ser feitos online, sites oficiais das Delegacias Virtuais de cada estado e um exemplo de como fazer um boletim de ocorrência na internet, onde selecionamos a perca/furto de documentos como tema principal.

O que é um boletim de ocorrência?

Conhecido também como B.O, o Boletim de Ocorrência é um documento oficial dos órgãos da Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Militar, Guarda Municipal e Bombeiro para registrar ocorrências como crimes, denúncias, extravios entre outras que são juridicamente relevantes no Brasil. No caso das polícias Civil e Federal, o B.O é normalmente um documento que formaliza o “notitia criminis” perante estas autoridades. A partir daí é instaurado um inquérito policial, que poderá ser investigado pelas mesmas.

Normalmente ao registrar um Boletim de Ocorrência, é necessário informar a descrição dos fatos, horários do ocorrido, relação de objetos, documentos de pessoas envolvidas, descrição, identificação de partes, local e outros quando as autoridades acharem condizente.

O que é um Notitia Criminis?

O termo notitia criminis é usado quando uma autoridade policial tem o conhecimento provocado ou espontâneo de um fato delituoso.

Porque fazer um Boletim de Ocorrência Online?

Hoje em dia o crime está bem alto em diversas cidades do país, onde o furto ou roubo de documentos, acontece todos os dias. Assim como a perca dos mesmos e outros fatores do nosso dia a dia que exigem o registro da ocorrência mediante uma autoridade competente. É importante fazer o Boletim de Ocorrência, desde que hajam fatos verídicos para isso, para que você possa ter um documento que comprove tais ações, que poderão servir inclusive judicialmente em um futuro.

Muitos deixam de fazer um B.O justamente pela falta de tempo e necessidade de ter que ir até uma delegacia. Mas para facilitar a vida dos brasileiros, é possível em praticamente todos os estados do Brasil, realizar o procedimento de forma totalmente online, nos sites oficiais das delegacias, do qual possui a mesma validade legal de um boletim realizado em uma delegacia de polícia física.

Tipos de B.O que podem ser feitos online

Existem dezenas de espécies de Boletins de Ocorrência, mas alguns precisam ser feitos com a presença de um policial ou em uma delegacia da sua cidade. Mas hoje nós vamos focar naqueles que em boa parte dos estados brasileiros podem ser feitos de forma online, sem a necessidade de se dirigir até uma delegacia ou ter a presença de um policial.

IMPORTANTE:

Lembrando que segundo o Código Penal Brasileiro, no artigo 340 fica explícito que: “Comunicação falsa de crime ou de contravenção tem pena prevista de um a seis meses de detenção ou multa. É preciso primeiro apurar a veracidade da intenção do B.O para não sofrer as consequências. Todas as delegacias online contam com rastreio de IP.

Os tipos de Boletim de Ocorrência que podem (em boa parte dos estados, não todos infelizmente) serem realizados através da internet são:

B.O de acidente de trânsito sem vítima. Informar sobre um acidente que envolva um veículo automotor, mas não há vítimas. No caso de haver vítimas será necessário a presença de uma autoridade responsável.

B.O de recuperação de documentos e/ou objetos. Caso encontre o documento ou objeto que perdeu, é necessário registrar com um outro B.O o encontro.

B.O de perda de documentos e/ou objetos. Caso tenha perdido um documento ou objeto, considerado extravio, sem ações de terceiros, é possível relatar a perca registrando um B.O online.

B.O de denúncia anônima. Caso presencie alguma atividade suspeita, acidentes, agressões e outros fatores que precisam ser relatados para que a polícia possa verificar, é possível realizar um boletim de ocorrência online com garantia de anonimato. Porém lembramos que a comunicação falsa é crime.

B.O de furto ou roubo. O furto é considerado aquilo que alguém tira algo de outra pessoa sem permissão, mas sem violência. Por exemplo, furtaram sua carteira sem que você percebesse. Já o roubo é quando uma pessoa tira algo de uma pessoa usando violência ou grave ameaça. Por exemplo, assalto a mão armada. Se o furto ou roubo for de um veículo é necessário procurar a Delegacia mais próxima para fazer o Boletim de Ocorrência.

B.O por danos causados através de fenômenos naturais. Este Boletim de Ocorrência poderá ser registrado de forma online, desde que hajam danos através de enchentes, enxurradas, vendavais, tornados, deslizamentos, etc. Normalmente estes B.O são utilizados para poder acionar seguros.

B.O por calúnia, injúria, difamação ou ameaça. Este se explica por si só, caso haja algumas destas questões, é possível fazer o boletim através da Delegacia Online do seu estado ou com a presença de uma autoridade. Normalmente são policiais militares que realizam estes B.Os pessoalmente.

B.O para relatar pessoas desaparecidas. A polícia normalmente pede o prazo de 24h após o desaparecimento para que seja possível realizar o Boletim de Ocorrência.

B.O por maus tratos a animais. Sabe de casos graves de maus tratos a animais? Em alguns estados como o Rio Grande do Sul, é possível fazer o Boletim de Ocorrência online para denunciar o caso.

B.O por perturbação de sossego. Aquele vizinho barulhento, um carro com som alto, construtoras e outras situações que fazem barulhos demasiados fora dos horários permitidos pela lei regional, também poderá ser feito um BO pela internet em alguns estados.

Mais uma vez frisamos que praticamente todos os estados oferecem essas opções de BO acima, sem a necessidade de precisar ir até uma delegacia, realizando o procedimento totalmente online, mas há exceções, como por exemplo Roraima, lá ainda nenhum tipo de Boletim poderá ser feito pela internet.

Existem também outros tipos de B.O, mas estes acima são os mais comuns.

Todos os sites das delegacias online dos estados brasileiros

Antes de poder aprender como fazer um Boletim de Ocorrência, confira quais são os sites das Delegacias Online de cada um dos estados em ordem alfabética:

Site da Delegacia Online do ACRE: (Ps: Site com problemas)

Site da Delegacia Online do ALAGOAS:

Site da Delegacia Online do AMAPÁ:

Site da Delegacia Online do AMAZONAS:

Site da Delegacia Online do BAHIA:

Site da Delegacia Online do CEARÁ:

Site da Delegacia Online do DISTRITO FEDERAL:

Site da Delegacia Online do ESPÍRITO SANTO:

Site da Delegacia Online do GOIÁS:

Site da Delegacia Online do MARANHÃO:

Site da Delegacia Online do MATO GROSSO:

Site da Delegacia Online do MATO GROSSO DO SUL:

Site da Delegacia Online do MINAS GERAIS:

Site da Delegacia Online do PARÁ:

Site da Delegacia Online do PARAÍBA:

Site da Delegacia Online do PARANÁ:

Site da Delegacia Online do PERNAMBUCO:

Site da Delegacia Online do PIAUÍ:

Site da Delegacia Online do RIO DE JANEIRO:

Site da Delegacia Online do RIO GRANDE DO NORTE:

Site da Delegacia Online do RIO GRANDE DO SUL:

Site da Delegacia Online do RONDÔNIA:

Site da Delegacia Online do RORAIMA:

Site da Delegacia Online do SANTA CATARINA:

Site da Delegacia Online do SÃO PAULO:

Site da Delegacia Online do SERGIPE:

Site da Delegacia Online do TOCANTINS:

Como fazer um boletim de ocorrência online?

Para fazer um BO online é primeiro preciso identificar qual o site da polícia civil de seu estado. Utilize um dos sites acima.

Após acessar o site, é necessário clicar no formulário correspondente ao tipo de ocorrência. Como estamos citando o exemplo de perca/furto de documentos, que é um caso bem comum no dia a dia, vamos basear este passo a passo em um deles. Outra situação deste passo a passo é que precisamos selecionar uma das delegacias virtuais para mostrar com imagens. Selecionamos a Delegacia Eletrônica do estado do Paraná.

  • O passo a passo de fazer um BO é semelhante, temos certeza de que você irá conseguir, mas caso tenha alguma dúvida, deixe seus comentários e teremos o prazer de lhes responder.

Acesse o site da Delegacia Virtual do seu estado (no nosso exemplo, a do Paraná).

Depois clique na opção que se enquadra o seu caso. Vamos dar o exemplo clicando em Extravio/Perda.

site delegacia policia registro bo online

Então você será direcionado para uma página de avisos legais. Clique em continuar.

fazendo boletim ocorrencia online bo pena

Na próxima etapa, informe os dados de quem está registrando o B.O. Será necessário preencher seu nome, data de nascimento, nome da mãe, RG e CPF.

informacoes registro boletim ocorrencia internet

Indo mais pra baixo na página, será necessário preencher seu endereço, telefone e um email válido, onde será preciso receber um código de validação para este email. Após preencher, clique na opção “Clique aqui para receber o código…”, depois de incluí-lo corretamente, clique em “Continuar”.

bo online endereco informacoes

codigo verificacao boletim ocorrencia

Na próxima janela será necessário informar quais foram os objetos/documentos perdidos. Seus e outros que poderiam estar na sua carteira no momento do ocorrido. Coloque também o máximo de informações possíveis, com número do cartão de crédito perdido (faça o bloqueio no banco primeiramente), números e informações relevantes.

Descreva de forma clara todos os fatos do ocorrido, como aconteceu, o que fazia, se haviam suspeitos, etc.

E na próxima etapa será necessário informar a data e horário que aconteceu e o endereço completo da ocorrência. Clique então em salvar e pronto.

bo online ultima etapa

O seu Boletim de Ocorrência será analisado (por um policial) e informado via email (o que você cadastrou), se está tudo certo e ele foi validado pela Polícia Civil, ou será necessário acrescentar outras informações, esclarecer pontos, onde você vai precisar enviar novamente e esperar um prazo para que a Polícia entre novamente em contato através do email.

boletim ocorrencia online encaminhado

Se tudo estiver certo, você irá receber um código onde será possível acessar o seu BO sempre que necessário e imprimi-lo.

confirmado email boletim ocorrencia

Sempre que o seu B.O for imprimido você irá receber um email com a data e hora da impressão, assim como por qual IP ele foi imprimido.

delegacia eletronica bo imprimir

Recomendamos que o email cadastrado seja de uso pessoal e de preferência do Gmail, por questões de SPAM.

Tem mais alguma dúvida? Deixe seus comentários! Achou útil este artigo, ajuda a gente compartilhando com seus amigos.

Anterior Hay Day SOLUÇÃO para o problema com o Facebook
Proximo Como fazer bolo kinder ovo com brigadeiro de pascoa

Sobre o autor

Wes
Wes 847 posts

Vencer sem lutar, é como triunfar sem glória.

Voce tambem podera gostar de:

Documentos 0 Comentarios

Como fazer para tirar a CND Certidão INSS Negativa Online

Se você chegou até aqui é porque foi necessário apresentar a CND em algum lugar não é mesmo? A tão conhecida Certidão Negativa do INSS é um assunto bem importante… Leia mais

Documentos 0 Comentarios

Como imprimir CPF – Aprenda

Aqui no site nós já ensinamos como fazer CPF, com um passo a passo simples, porém exatamente o necessário para tirar o Cadastro de Pessoa Física, através do próprio site… Leia mais

Documentos 0 Comentarios

Como fazer CPF – Cadastro de Pessoa Física

Hoje vamos falar um pouco sobre como fazer CPF, o seu cadastro de pessoa física na Receita Federal do Brasil, que é obrigatório para quem precisa comprar ou vender no… Leia mais

Documentos 0 Comentarios

Como fazer a CNH Social gratuita passo a passo

Atualmente uma carteira nacional de habilitação a famosa carta ou CNH, está custando em média dois mil reais, uma opção um pouco cara para boa parte da população. Uma alternativa… Leia mais

Documentos 10 Comentarios

Como fazer o cartão de estacionamento IDOSO e Deficiente em Curitiba

Você morador de Curitiba que não sabe como fazer o cartão de estacionamento (credencial) para idoso ou deficiente físico, hoje vamos dedicar este texto totalmente para você! Iremos aprender onde… Leia mais

Documentos 0 Comentarios

Perdi minha carteira! 5 dicas de como organizar e ser preventivo

Ter a carteira roubada ou perder ela é algo comum que acontece na vida de muitos no mundo todo. As vezes conseguimos recuperar, por voltar até o lugar que foi… Leia mais

Seja o primeiro a comentar

Escreva uma resposta