Como fazer um porta jóias DIY

Como fazer um porta jóias DIY

Poder fazer a sua própria caixinha de porta joias é algo muito gratificante, e por isso hoje vamos ensinar como fazer uma linda caixa porta jóias com MDF e que poderá ser customizada em seguida com lindos desenhos feitos a caneta para guardar seus brincos, anéis, colares, pulseiras e outros itens de bijuteria que você possa ter.

O porta jóias artesanal pode dar um pouco de trabalho mas o resultado é ótimo, principalmente a satisfação de saber que foi você que fez. Então vamos a obra!

Como fazer um porta jóias DIY

Você vai precisar dos seguintes materiais:

MDF
2 dobradiças pequenas
Cola de madeira
Pincel
Tinta para madeira
Lixa de madeira
Caneta para madeira
Serra de cano
Régua
Jornais para você pintar em cima
E um pouco de paciência!

Como fazer seu porta joias DIY caseiro?

Primeiro você irá precisar cortar o seu MDF com as partes e tamanhos necessários para formar o seu porta jóias. Corte duas “tampas” uma com 30cm de comprimento por 20cm de largura e outra com 28 cm por 16 cm. Estas serão a base e a tampa do seu porta jóias. Depois corte 2 novos pedaços com tamanhos de 28cm de comprimento por 5cm de altura para futuramente colar na base e 2 outros com cerca de 16 cm de largura por 5cm de altura. Digo “cerca” pois vai depender da espessura do seu MDF. Essas duas peças menores irão se encaixar por dentro das maiores.

Lixe todas as peças antes de encaixar e colar para que possa receber a pintura futuramente.

Então precisaremos de:

1 peça de 30x20cm (base)
1 peça de 28x16cm (tampa)
2 peças de 28x5cm (laterais)
2 peças de 16x5cm (laterais)

Corte usando a serra de cano, pois ela é melhor para cortar o MDF. Se você possuir uma serra tico tico é muito melhor, mas tenha muito cuidado ao utilizar equipamentos profissionais, pois o risco de acidente é grande.

Antes de colar as peças na base, instale as dobradiças, fixando elas na espessura da tampa e em uma das peças maiores que formarão a caixa. Utilize um parafuso pequeno, que não atravesse o MDF.

Após instaladas as dobradiças, cole as peças na base, afastando 1cm das laterais. Feito o quadrado do seu porta jóias chegou a hora de fazer as divisórias dele para poder colocar suas joias. Recomendamos que tu faça 9 divisórias, onde você precisará de 8 novas peças de MDF.

Outra dica de tampa para o seu porta jóias de MDF é fazer apenas um quadro, onde o centro fique a mostra. Mas ai será necessário cortar quatro filetes de MDF e cortar os seus cantos em ângulos iguais para encaixar e colar. Confira a última imagem.

As peças são:

2 peças com 14x4cm
4 peças com 4x4cm
2 peças com 8x4cm

Cole as divisórias e espere algumas horas para secar.

Chegou a hora da pintura.

Pinte a o seu porta jóias com a tinta própria para madeira, com a cor que achar melhor e espere algumas horas até que seque. Opte por pintar as partes de fora, com uma cor mais clara, que destaque a madeira e as divisórias pinte com cores mais escuras se achar que fique legal.

Após secar, comece a desenhar por todo o porta joias com as canetas. Pode ser manchas de vaca, onça, frutas, cores aleatórias, o que a sua criatividade mandar. Você pode até optar por colar desenhos feitos em EVA, ou colar lantejoulas, salpicar com purpurina, solte sua criatividade.

Depois de pronta ela ficará mais ou menos assim:

como fazer porta joias mdf

Anterior Sabe de nada abestado
Proximo Que dia cai o Carnaval?

Sobre o autor

Wes
Wes 788 posts

<p>Vencer sem lutar, é como triunfar sem glória.</p>

Voce tambem podera gostar de:

Artesanatos 1 Comentario

Como fazer massa de biscuit

O biscuit, também conhecido como porcelana fria, é uma massa de fácil modelagem, muito utilizada na criação de artesanatos, como ímãs de geladeira, bonequinhos de bolo, decorações de potes, lembrancinhas… Leia mais

Artesanatos 1 Comentario

Como fazer um fantoche da Galinha Pintadinha

Com toda a certeza a Galinha Pintadinha é um dos maiores sucessos dos últimos tempos para a as crianças. Com várias brincadeiras, desenhos, cantigas conhecidas e tudo para manter as… Leia mais

Artesanatos 0 Comentarios

Como fazer pulseiras com cola quente ou silicone

As pulseiras ou colares de silicone ou cola quente são bem interessantes e fáceis de fazer, pois levam basicamente esses materiais e muita criatividade na hora de decorar. Você pode… Leia mais

Artesanatos 0 Comentarios

Como fazer um colchonete com travesseiros

Está com algumas fronhas e travesseiros sobrando em sua casa e gostaria de dar uma finalidade mais útil para eles? Então hoje estaremos ensinando como fazer um colchonete com eles,… Leia mais

Artesanatos 0 Comentarios

Como fazer um pau de selfie barato DIY

O pau de selfie é com certeza a mais nova mania entre as pessoas que gostam de publicar fotografias em suas redes sociais, talvez não tão amado por fotógrafos profissionais… Leia mais

Artesanatos 0 Comentarios

Como fazer potes de tempero com vidro de conserva

Comeu aquela azeitona, palmito ou outra conserva e não sabe o que fazer com o pote? Já ensinamos aqui no como fazer alguns artesanatos com os vidros de conserva usados,… Leia mais

Seja o primeiro a comentar

Escreva uma resposta