Saiba mais sobre esta dica

Você sabia que é possível consultar o número do PIS através do número do seu CPF? No site meu.inss.gov.br é possível saber exatamente o número do PIS apenas realizando o seu login utilizando o CPF e uma senha de cadastro.

E hoje estaremos ensinando passo a passo como fazer esta consulta totalmente online.

Para aqueles que não sabem, o número do PIS/PASEP está presente no seu Cartão Cidadão e também na Carteira de Trabalho, porém está descrito atualmente como NIS.

Em opções mais antigas e outros portais online de consultas ele é descrito como NIT.

Como saber o número do benefício do INSS pelo CPF?

Qual é a importância do PIS para o trabalhador?

O número conhecido como PIS é indispensável para que o trabalhador possa ter direito ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), seguro desemprego (desde que se enquadre nas regras do governo) e também para obter o Abono Salarial, também concedido para aqueles que se enquadrem nas regras atuais do Governo Federal.

Ele é um projeto de contribuição social obrigatório para os empregadores (empresas), onde todos os funcionários que forem desligados de suas empresas, desde que tenham direito e tenham sido formalizados com carteira assinada, possam ir atrás de benefícios concedidos pelo governo ao trabalhador.

Além dos depósitos feitos pelo empregador o Programa de Integração Social (PIS) concede o direito a trabalhadores que recebam até dois salários mínimos e tenham trabalhado por um período mínimo de cinco anos com carteira assinada, um valor proporcional (de até um salário mínimo) com o ano trabalhado.

Por exemplo, você trabalhou 3 meses em 2019, foi mandado embora e tem pelo menos 5 anos de carteira, então você irá receber um abono salarial referente aos três meses, que neste ano está equivalente a R$ 262*.

Quem trabalhou o ano todo, terá direito a um salário mínimo fechado do ano vigente.

A variação de valores do Abono Salarial é anual, conforme fica estabelecido o valor do salário mínimo.

Como fazer para consultar o PIS pelo CPF online?

Para aqueles que estão sem a carteira de trabalho (a maneira mais fácil de verificar o número) e gostariam de consultar o PIS através do CPF online, a atual opção mais fácil é através do site Meu Inss. Primeiro acesse:

1- Então na lateral direita, no canto superior, clique no ícone “Entrar”.

como consultar numero pis pelo cpf

2 – Irá aparecer a tela “Dados de Usuário e outras configurações” e “Login”. Clique na opção login e uma nova janela será aberta no seu navegador.

menu login meu inss consulta pis por cpf

3 – Esta nova janela é do Cidadao.br . Se você já possui o seu cadastro, basta incluir seu CPF, a senha estabelecida no cadastro e então clicar em “Entrar”. Caso seja a sua primeira consulta, clique em “Primeiro acesso”.

acesso meu inss busca pis cpf

4 – Se tudo estiver correto, então você estará logado no site do MEU INSS.

*Para efetuar um cadastro, será necessário informar o seu nome completo, CPF, data de nascimento, nome completo da mãe, número de telefone e o estado onde ocorreu o seu nascimento.

O portal irá gerar uma senha que você precisa guardar ou efetuar a mudança dela. Com o seu CPF e esta senha, será possível além de consultar o PIS online, também todos os seus benefícios, principalmente os ligados a sua aposentadoria.

5 – Após efetuar o login, para consultar o número do seu PIS, basta clicar novamente sobre o seu nome na silhueta, onde antes estava escrito “entrar”, no canto superior direito. Seu PIS/NIS estará abaixo do seu nome completo e do número do seu CPF.

consulta pis pelo cpf

Como fazer para consultar o meu PIS/PASEP?

Com o número do PIS em mãos, chegou a hora de verificar se existe algum valor a ser depositado em sua conta.

Você pode ir até uma agência da Caixa Econômica Federal, com seu documento de CPF e um documento oficial com foto, como a carteira de habilitação ou RG e então solicitar ao atendente para fazer uma verificação.

Caso haja algum benefício ele poderá já entregar a importância em mãos ou efetuar o depósito em sua conta. Caso não haja nada, ele também irá informar as atuais condições.

Mas como estamos falando de facilidades online, é possível consultar o PIS também através da internet. Primeiro acesse a página de consulta no endereço:

  • servicossociais.caixa.gov.br
  • Depois insira o seu número do PIS
  • Coloque a “senha internet”. Caso tenha esquecido sua senha de cadastro, clique em “esqueci senha” e confirme uma nova utilizando os dados pessoais e email de cadastro.
  • Selecione a caixa “Não sou um robô”
  • E então clique em Ok.
login consulta pis pelo cpf

Na próxima aba você terá acesso a informações do seu Fundo de Garantia, PIS, Seguro Desemprego e a Área de Atualização Cadastral. Para efetuar as consultas, basta clicar nas abas e então selecionar o tipo de serviço.

consultando extrato pis fgts abono salarial site caixa

Tem mais alguma dica? Deixe seus comentários. Gostou? Compartilhe!

Autor
Como Fazer ADM

Como Fazer ADM

Vencer sem lutar, é como triunfar sem glória.