Como fazer o Cadastro Único – CadUnico Online
junho 18, 2018 Comentarios 2 16158 Visualizacoes

Como fazer o Cadastro Único – CadUnico Online

O Cadastro Único, conhecido também como CadUnico é necessário para todos que possuem o direito a receber programas e benefícios sociais dos Municípios, Estados e do Governo Federal. Neste artigo confira como fazer o Cadastro Único e conheça todas as formas de atendimento online para tirar suas dúvidas sobre o cadastramento e como é feita a sua avaliação.

Lembrando que como é preciso a verificação do padrão de vida para a concessão dos benefícios e programas sociais, fazer o Cadastro Único Online não é possível, pelo menos até o momento a opção do CadÚnico na internet não está disponível, o que é feito de forma online é apenas o atendimento através do email, redes sociais e também do site oficial o www.caixa.gov.br/cadastros/cadastro-unico.

Cadastro Único do Governo Federal

​Para que seja possível identificar todas as famílias brasileiras que estão classificadas como baixa renda, o Governo deu início ao cadastramento destas famílias em um sistema conhecido como Cadastro Único. Neste sistema estão todas as informações sobre o âmbito familiar que se encontram em condições de pobreza e também de extrema pobreza.

Todas as informações coletadas pelo Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) ou órgão responsável por efetuar o cadastramento nos municípios, são repassadas para as próprias prefeituras, estados e também para o Governo Federal. A partir das informações obtidas destas famílias é possível distribuir renda através de benefícios e programas sociais.

Como sacar o Bolsa Família na Lotérica?

Portanto todos aqueles que estiverem interessados em fazer parte de programas e assistências como o Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Brasil Carinhoso, Pro Jovem Adolescente, Carteira do Idoso, Telefone Popular, Energia Elétrica com Tarifa Social e outros oficiais do Governo, Estados e Municípios, é preciso estar cadastrado e com todas as informações atualizadas no CadÚnico.

como fazer cadunico online cadastro unico internet atendimento

Qual a renda máxima para poder fazer o Cadastro Único?

Todas as famílias de baixa renda que possuem ganhos de até meio salário mínimo (do ano vigente) por pessoa, ou que o ganho total familiar não ultrapasse os três salários mínimos, poderão fazer parte daqueles que tem o direito a realizar o cadastramento.

Como fazer o CadÚnico?

Todo município do Brasil deve possuir uma área responsável por realizar as visitas nas casas e verificação das informações prestadas por aqueles que se consideram de baixa renda. Normalmente este órgão responsável por visitar as residências é o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). Eles ficam encarregados de periodicamente, inclusive de forma “surpresa” realizar visitas para a comprovação e atualização das informações concedidas durante o cadastro.

Como fazer um boletim de ocorrência BO online?

Para poder fazer o cadastramento é necessário que um responsável pelo núcleo da família, vá até o CRAS ou órgão responsável e então responda a todas as perguntas efetuadas pelos agentes para poder estar apto a  realizar o cadastro. Este responsável deve morar na mesma casa e ter idade mínima de 16 anos. Na primeira solicitação pessoal é preciso estar munido do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e também do Título de Eleitor, ambos originais.

Durante o cadastramento também é preciso levar um documento original e pessoal de cada um dos integrantes que compõe a família. Entre os documentos aceitos para tal comprovação estão:

  • Cadastro de Pessoa Física (CPF)
  • Título de Eleitor
  • Carteira de Trabalho
  • Certidão de Nascimento
  • Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI)
  • Certidão de Casamento
  • Carteira de Identidade (RG)

Caso a família que esteja sendo cadastrada seja indígena ou quilombola, é preciso também que o responsável esteja munido do RANI (citado acima) ou outro documento que comprove a naturalização brasileira e o nome do familiar.

Também será solicitado o preenchimento do endereço residencial para que o CRAS possa realizar a visita. Dependendo da região o endereço poderá ser comprovado através de uma conta de água ou luz com menos de 60 dias. Em algumas situações o comprovante de endereço só é solicitado após a visita dos agentes.

Mantenha os dados atualizados sempre

É importante que todos os dados estejam sempre atualizados, pois alguns programas e benefícios são cortados por falta de “manutenção” no cadastro. O corte é feito sem aviso prévio e normalmente é feito após o cadastro estar com mais de 2 anos sem atualizações, mas esta regra pode mudar de caso para caso.

Para manter os dados do CadÚnicos atualizados, é preciso ir até Centro de Referência em Assistência Social e informar qualquer mudança relevante ou apenas comprovar que ainda faz parte do quadro de baixa renda. Infelizmente ainda não é possível manter o Cadastro Único atualizado online.

Sempre que o telefone de contato mudar, o endereço for alterado, houverem variações na renda mensal, ocorrer mudanças no estado civil de um dos membros ou quando ocorrer nascimentos ou falecimentos é preciso atualizar o cadastro.

Como encontrar o CRAS mais próximo para fazer o CadUnico?

O CRAS é um local público, geralmente localizado em áreas com uma vulnerabilidade social maior. Por lá são oferecidos diversos serviços de assistência social e de melhorias para a comunidade. A equipe fica responsável por apoiar ações comunitárias, campanhas, eventos, realizar palestras e definir soluções juntamente com a comunidade para evitar problemas comuns que envolvem a falta de acessibilidade, violência, transporte, oferta de serviços, falta de áreas de lazer, etc.

Ele é também o responsável por efetuar o cadastramento de famílias de baixa renda em parceria com o Governo Federal e também com as prefeituras.

Para encontrar o CRAS mais próximo de sua casa acesse:

Por lá você seleciona um município e então o site irá apresentar as opções ou a opção mais próxima de sua residência. Basta clicar em “Ver mapa do município” e então o CRAS estará identificado com um balãozinho verde claro. Ao passar o mouse por cima deste “balãozinho” você poderá verificar o telefone de atendimento da unidade.

Cadastro Único – CadUnico Online atendimento

O atendimento online para tirar dúvidas sobre o Cadúnico poderá ser feito através do portal Fale Conosco, do Facebook ou também pelo telefone da Caixa Econômica Federal. Antes de entrar em contato com a Caixa é preciso estar com a documentação em mãos para agilizar o processo de atendimento.

O site oficial já informado no início deste artigo é o:

O telefone da Caixa para dúvidas sobre o Cadastro Único é o:

  • 0800 726 0207

E para obter atendimento online, a Caixa disponibiliza o seu Facebook:

Outra forma de contato online é através do “Fale Conosco”, o endereço é o:

Benefícios e programas que utilizam o Cadastro Único

Praticamente todos os benefícios e programas sociais dos municípios, estados e do Governo Federal exigem o Cadastro Único. Atualmente a lista destes programas que estão listados na Caixa Econômica são:

  • Programa Bolsa Família
  • Programa Minha Casa, Minha Vida
  • Passe Livre para pessoas com deficiência
  • Bolsa Verde (Programa de Apoio à Conservação Ambiental)
  • Fomento (Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais)
  • Carta Social
  • Telefone Popular
  • Programa Brasil Carinhoso
  • Programa de Cisternas
  • Aposentadoria para pessoa de baixa renda
  • Pro Jovem Adolescente
  • Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI​)
  • Tarifa Social de Energia Elétrica
  • Carteira do idoso
  • Isenção de taxas em Concursos Públicos

Mais alguma dúvida? Deixe seus comentários.

Anterior Como fazer uma vuvuzela caseira para a Copa do Mundo
Proximo Como fazer pipoca verde e amarela da seleção

Sobre o autor

Wes
Wes 951 posts

Vencer sem lutar, é como triunfar sem glória.

Voce tambem podera gostar de:

Internet 0 Comentarios

Restituição do IR – Como fazer para gerar o código de acesso?

Todos os anos por volta do mês de dezembro, a Receita Federal divulga a consulta do último lote da restituição do imposto de renda, referente ao ano anterior. O processo… Leia mais

Internet 0 Comentarios

Como assistir os videos do YouTube sempre em HD

Sempre quando vou assistir vídeos no YouTube tenho que ficar alterando a qualidade da imagem para 720p ou 1080p, que também é conhecida como qualidade HD, e esta semana resolvi… Leia mais

Internet 0 Comentarios

Guia básico para aprender a usar o Snapchat

“Instalei o Snapchat, mexi um pouco, não entendi nada de como funciona e removi o aplicativo…”. Já escutei diversas vezes este mês esta citação, e ao contrário do que muitos… Leia mais

Internet 0 Comentarios

Sabe de nada abestado

Sabe de nada abestado é o novo comercial do Bom Negócio que promete ser o substituto da frase Sabe de nada inocente do compadre Washington que foi retirado do ar… Leia mais

Internet 0 Comentarios

Como fazer o Google Chrome consumir menos memória RAM

O Google Chrome é um ótimo navegador de internet, mas nos últimos tempos vem perdendo um grande espaço para o Mozilla Firefox pelo fato de estar consumindo muita memória RAM… Leia mais

Internet 0 Comentarios

Como fazer a SENHA INTERNET para consultas do PIS online?

Você gostaria de fazer suas consultas do PIS e Cotas do PIS pela internet mas não sabe como? Saiba que o primeiro passo é fazer a sua Senha Internet e… Leia mais

  1. leandro
    dezembro 15, 14:14 Responda
    è possivel fazer o recadastramento do cras pela internet?ou so pessoalmeente e ate quando pode ser feito/
    • Wes
      dezembro 17, 17:03 Responda
      É preciso ir até o Cras, pela internet não tem como. Antes de vencer 2 anos.

Escreva uma resposta