Como fazer o Cadastro Único – CadUnico Online
abril 3, 2020 Comentarios 4 20795 Visualizacoes

Como fazer o Cadastro Único – CadUnico Online

O Cadastro Único, conhecido também como CadUnico é necessário para todos que possuem o direito a receber programas e benefícios sociais dos Municípios, Estados e do Governo Federal.

Neste artigo confira como fazer o Cadastro Único e conheça todas as formas de atendimento online para tirar suas dúvidas sobre o cadastramento e como é feita a sua avaliação.

Lembrando que como é preciso a verificação do padrão de vida para a concessão dos benefícios e programas sociais, fazer o Cadastro Único Online não é possível, pelo menos até o momento a opção do CadÚnico na internet não está disponível, o que é feito de forma online é apenas o atendimento através do email, redes sociais e também do site oficial o www.caixa.gov.br/cadastros/cadastro-unico.

Cadastro Único do Governo Federal

​Para que seja possível identificar todas as famílias brasileiras que estão classificadas como baixa renda, o Governo deu início ao cadastramento destas famílias em um sistema conhecido como Cadastro Único.

Neste sistema estão todas as informações sobre o âmbito familiar que se encontram em condições de pobreza e também de extrema pobreza.

Todas as informações coletadas pelo Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) ou órgão responsável por efetuar o cadastramento nos municípios, são repassadas para as próprias prefeituras, estados e também para o Governo Federal.

A partir das informações obtidas destas famílias é possível distribuir renda através de benefícios e programas sociais.

Como sacar o Bolsa Família na Lotérica?

Programas assistenciais

Portanto todos aqueles que estiverem interessados em fazer parte de programas e assistências como:

  • Bolsa Família;
  • Minha Casa Minha Vida;
  • Brasil Carinhoso;
  • Pro Jovem Adolescente;
  • Carteira do Idoso;
  • Telefone Popular;
  • Energia Elétrica com Tarifa Social;
  • Material escolar;
  • Auxílio Emergencial;
  • Cartão Comida Boa.

E outros oficiais do Governo, Estados e Municípios, é preciso estar cadastrado e com todas as informações atualizadas no CadÚnico.

Qual a renda máxima para poder fazer o Cadastro Único?

Todas as famílias de baixa renda que possuem ganhos de até meio salário mínimo (do ano vigente) por pessoa, ou que o ganho total familiar não ultrapasse os três salários mínimos, poderão fazer parte daqueles que tem o direito a realizar o cadastramento.

Como fazer o CadÚnico?

Todo município do Brasil deve possuir uma área responsável por realizar as visitas nas casas e verificação das informações prestadas por aqueles que se consideram de baixa renda.

Normalmente este órgão responsável por visitar as residências é o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). Eles ficam encarregados de periodicamente, inclusive de forma “surpresa” realizar visitas para a comprovação e atualização das informações concedidas durante o cadastro.

Como fazer um boletim de ocorrência BO online?

Para poder fazer o cadastramento é necessário que um responsável pelo núcleo da família, vá até o CRAS ou órgão responsável e então responda a todas as perguntas efetuadas pelos agentes para poder estar apto a  realizar o cadastro.

Este responsável deve morar na mesma casa e ter idade mínima de 16 anos. Na primeira solicitação pessoal é preciso estar munido do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e também do Título de Eleitor, ambos originais.

Durante o cadastramento também é preciso levar um documento original e pessoal de cada um dos integrantes que compõe a família. Entre os documentos aceitos para tal comprovação estão:

  • Cadastro de Pessoa Física (CPF)
  • Título de Eleitor
  • Carteira de Trabalho
  • Certidão de Nascimento
  • Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI)
  • A Certidão de Casamento
  • Carteira de Identidade (RG)

Caso a família que esteja sendo cadastrada seja indígena ou quilombola, é preciso também que o responsável esteja munido do RANI (citado acima) ou outro documento que comprove a naturalização brasileira e o nome do familiar.

Também será solicitado o preenchimento do endereço residencial para que o CRAS possa realizar a visita. Dependendo da região o endereço poderá ser comprovado através de uma conta de água ou luz com menos de 60 dias. Em algumas situações o comprovante de endereço só é solicitado após a visita dos agentes.

Mantenha os dados atualizados sempre

É importante que todos os dados estejam sempre atualizados, pois alguns programas e benefícios são cortados por falta de “manutenção” no cadastro. O corte é feito sem aviso prévio e normalmente é feito após o cadastro estar com mais de 2 anos sem atualizações, mas esta regra pode mudar de caso para caso.

Para manter os dados do CadÚnicos atualizados, é preciso ir até Centro de Referência em Assistência Social e informar qualquer mudança relevante ou apenas comprovar que ainda faz parte do quadro de baixa renda. Infelizmente ainda não é possível manter o Cadastro Único atualizado online.

Sempre que o telefone de contato mudar, o endereço for alterado, houverem variações na renda mensal, ocorrer mudanças no estado civil de um dos membros ou quando ocorrer nascimentos ou falecimentos é preciso atualizar o cadastro.

Como encontrar o CRAS mais próximo para fazer o CadUnico?

O CRAS é um local público, geralmente localizado em áreas com uma vulnerabilidade social maior. Por lá são oferecidos diversos serviços de assistência social e de melhorias para a comunidade.

A equipe fica responsável por apoiar ações comunitárias, campanhas, eventos, realizar palestras e definir soluções juntamente com a comunidade para evitar problemas comuns que envolvem a falta de acessibilidade, violência, transporte, oferta de serviços, falta de áreas de lazer, etc.

Ele é também o responsável por efetuar o cadastramento de famílias de baixa renda em parceria com o Governo Federal e também com as prefeituras.

Para encontrar o CRAS mais próximo de sua casa acesse:

Por lá você seleciona um município e então o site irá apresentar as opções ou a opção mais próxima de sua residência. Basta clicar em “Ver mapa do município” e então o CRAS estará identificado com um balãozinho verde claro.

Ao passar o mouse por cima deste “balãozinho” você poderá verificar o telefone de atendimento da unidade.

Cadastro Único – CadUnico Online atendimento

O atendimento online para tirar dúvidas sobre o Cadúnico poderá ser feito através do portal Fale Conosco, do Facebook ou também pelo telefone da Caixa Econômica Federal. Antes de entrar em contato com a Caixa é preciso estar com a documentação em mãos para agilizar o processo de atendimento.

O site oficial já informado no início deste artigo é o:

O telefone da Caixa para dúvidas sobre o Cadastro Único é o:

  • 0800 726 0207

E para obter atendimento online, a Caixa disponibiliza o seu Facebook:

Outra forma de contato online é através do “Fale Conosco”, o endereço é o:

Benefícios e programas que utilizam o Cadastro Único

Praticamente todos os benefícios e programas sociais dos municípios, estados e do Governo Federal exigem o Cadastro Único. Atualmente a lista destes programas que estão listados na Caixa Econômica são:

  • Programa Bolsa Família
  • Programa Minha Casa, Minha Vida
  • Passe Livre para pessoas com deficiência
  • Bolsa Verde (Programa de Apoio à Conservação Ambiental)
  • Fomento (Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais)
  • Carta Social
  • Telefone Popular
  • Programa Brasil Carinhoso
  • Programa de Cisternas
  • Aposentadoria para pessoa de baixa renda
  • Pro Jovem Adolescente
  • Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI​)
  • Tarifa Social de Energia Elétrica
  • Carteira do idoso
  • Isenção de taxas em Concursos Públicos

Mais alguma dúvida? Deixe seus comentários.

Anterior Como fazer para consultar o PIS pelo CPF online
Proximo SAIU! Novo calendário PIS Pasep 2020/2021

Sobre o autor

Wes
Wes 1020 posts

Vencer sem lutar, é como triunfar sem glória.

Voce tambem podera gostar de:

Internet 0 Comentarios

Como fazer para usar o viber no computador PC

Você gostaria de poder usar o Viber no seu computador? Aprenda como baixar e instalar o aplicativo Viber no seu PC, e como importar toda a agenda de contatos para… Leia mais

Internet 0 Comentarios

A melhor pegadinha de todos os tempos – LG

Já pensou estar em uma entrevista de emprego, de repente olhar pela janela e ver um meteoro caindo, em seguida um estrondo e as luzes se apagam e parece que… Leia mais

Internet 0 Comentarios

Como transformar o perfil em uma página Facebook?

Hoje vamos ensinar para vocês como transformar o seu perfil em uma página no Facebook. Esta prática é ótima para empresas ou até mesmo usuários que por um engano, ou… Leia mais

Internet 0 Comentarios

Como baixar histórico com todas as minhas buscas no Google

Você sabia que é possível baixar todo o histórico de suas pesquisas no Google? Isso pode parecer meio assustador de começo, afinal todos nós pesquisamos algumas coisas bizarras as vezes,… Leia mais

Internet 0 Comentarios

Como assistir os videos do YouTube sempre em HD

Sempre quando vou assistir vídeos no YouTube tenho que ficar alterando a qualidade da imagem para 720p ou 1080p, que também é conhecida como qualidade HD, e esta semana resolvi… Leia mais

Internet 0 Comentarios

Como se distrair na Quarentena – Lista de 10 jogos para celular

Está enjoado de ter que ficar em casa nesta quarentena? Não se preocupe, hoje vamos apresentar uma lista de jogos gratuitos para smartphone que irá ocupar horas do seu dia…. Leia mais

  1. leandro
    dezembro 15, 14:14 Responda
    è possivel fazer o recadastramento do cras pela internet?ou so pessoalmeente e ate quando pode ser feito/
    • Wes
      dezembro 17, 17:03 Responda
      É preciso ir até o Cras, pela internet não tem como. Antes de vencer 2 anos.
    • Wes
      abril 10, 13:21 Responda
      Todas informações estão aqui amigo: https://comofazerfacil.com.br/como-fazer-o-cadastro-do-auxilio-emergencial-online/

Escreva uma resposta