Como fazer para consultar o PIS pelo CPF online
junho 4, 2018 Comentarios 2 3624 Visualizacoes

Como fazer para consultar o PIS pelo CPF online

Você sabia que é possível consultar o número do PIS através do número do seu CPF? No site meu.inss.gov.br é possível saber exatamente o número do PIS apenas realizando o seu login utilizando o CPF e uma senha de cadastro. E hoje estaremos ensinando passo a passo como fazer esta consulta totalmente online.

Para aqueles que não sabem, o número do PIS/PASEP está presente no seu Cartão Cidadão e também na Carteira de Trabalho, porém está descrito atualmente como NIS. Em opções mais antigas e outros portais online de consultas ele é descrito como NIT.

Como saber o número do benefício do INSS pelo CPF?

Qual é a importância do PIS para o trabalhador?

O número conhecido como PIS é indispensável para que o trabalhador possa ter direito ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), seguro desemprego (desde que se enquadre nas regras do governo) e também para obter o Abono Salarial, também concedido para aqueles que se enquadrem nas regras atuais do Governo Federal.

Ele é um projeto de contribuição social obrigatório para os empregadores (empresas), onde todos os funcionários que forem desligados de suas empresas, desde que tenham direito e tenham sido formalizados com carteira assinada, possam ir atrás de benefícios concedidos pelo governo ao trabalhador.

Além dos depósitos feitos pelo empregador o Programa de Integração Social (PIS) concede o direito a trabalhadores que recebam até dois salários mínimos e tenham trabalhado por um período mínimo de cinco anos com carteira assinada, um valor proporcional (de até um salário mínimo) com o ano trabalhado. Por exemplo, você trabalhou 3 meses em 2018, foi mandado embora e tem pelo menos 5 anos de carteira, então você irá receber um abono salarial referente aos três meses, que neste ano está equivalente a R$ 239*. Quem trabalhou o ano todo, terá direito a um salário mínimo fechado do ano vigente.

A variação de valores do Abono Salarial é anual, conforme fica estabelecido o valor do salário mínimo.

Como fazer para consultar o PIS pelo CPF online?

Para aqueles que estão sem a carteira de trabalho (a maneira mais fácil de verificar o número) e gostariam de consultar o PIS através do CPF online, a atual opção mais fácil é através do site Meu Inss. Primeiro acesse:

Então na lateral direita, no canto superior, clique no ícone “Entrar”.

como consultar numero pis pelo cpf

Irá aparecer a tela “Dados de Usuário e outras configurações” e “Login”. Clique na opção login e uma nova janela será aberta no seu navegador.

menu login meu inss consulta pis por cpf

Esta nova janela é do Cidadao.br . Se você já possui o seu cadastro, basta incluir seu CPF, a senha estabelecida no cadastro e então clicar em “Entrar”. Caso seja a sua primeira consulta, clique em “Primeiro acesso”.

acesso meu inss busca pis cpf

Se tudo estiver correto, então você estará logado no site do MEU INSS.

*Para efetuar um cadastro, será necessário informar o seu nome completo, CPF, data de nascimento, nome completo da mãe, número de telefone e o estado onde ocorreu o seu nascimento. O portal irá gerar uma senha que você precisa guardar ou efetuar a mudança dela. Com o seu CPF e esta senha, será possível além de consultar o PIS online, também todos os seus benefícios, principalmente os ligados a sua aposentadoria.

Após efetuar o login, para consultar o número do seu PIS, basta clicar novamente sobre o seu nome na silhueta, onde antes estava escrito “entrar”, no canto superior direito. Seu PIS/NIS estará abaixo do seu nome completo e do número do seu CPF.

consulta pis pelo cpf

Como fazer para consultar o meu PIS/PASEP?

Com o número do PIS em mãos, chegou a hora de verificar se existe algum valor a ser depositado em sua conta. Você pode ir até uma agência da Caixa Econômica Federal, com seu documento de CPF e um documento oficial com foto, como a carteira de habilitação ou RG e então solicitar ao atendente para fazer uma verificação. Caso haja algum benefício ele poderá já entregar a importância em mãos ou efetuar o depósito em sua conta. Caso não haja nada, ele também irá informar as atuais condições.

Mas como estamos falando de facilidades online, é possível consultar o PIS também através da internet. Primeiro acesse a página de consulta no endereço:

  • servicossociais.caixa.gov.br
  • Depois insira o seu número do PIS
  • Coloque a “senha internet”. Caso tenha esquecido sua senha de cadastro, clique em “esqueci senha” e confirme uma nova utilizando os dados pessoais e email de cadastro.
  • Selecione a caixa “Não sou um robô”
  • E então clique em Ok.

login consulta pis pelo cpf

Na próxima aba você terá acesso a informações do seu Fundo de Garantia, PIS, Seguro Desemprego e a Área de Atualização Cadastral. Para efetuar as consultas, basta clicar nas abas e então selecionar o tipo de serviço.

consultando extrato pis fgts abono salarial site caixa

Tem mais alguma dica? Deixe seus comentários. Gostou? Compartilhe!

Anterior Como fazer para deixar o celular mais rápido
Proximo Como fazer o cálculo do Preço Mínimo de Frete online - Todas tabelas

Sobre o autor

Wes
Wes 870 posts

Vencer sem lutar, é como triunfar sem glória.

Voce tambem podera gostar de:

Internet 31 Comentarios

( ͡° ͜ʖ ͡°) Como fazer a carinha safada Lenny Face

Para quem acha que a carinha safada  ( ͡° ͜ʖ ͡°) é alguma novidade está enganado, ela vem desde 2012, quando foi postada em um tópico sobre os administradores do… Leia mais

Internet 1 Comentario

Flappy Bird – Como ter o jogo Flappy Bird em seu Celular

Você gostaria de ter o jogo Flappy Bird em seu celular (smartphone) mas não sabe como, pois o jogo foi retirado da Play Google e App Store? Hoje vamos ensinar… Leia mais

Internet 0 Comentarios

Como saber se você foi bloqueado no WhatsApp?

Quando estamos falando de WhatsApp, estamos falando sobre um dos melhores aplicativos de mensagens instantâneas já inventado, afinal com alguns toques no seu smartphone você manda mensagem de texto, de… Leia mais

Internet 0 Comentarios

Como colocar um vídeo na ‘Foto’ do perfil no Facebook

Colocar um vídeo como “foto” do perfil até o momento era uma “exclusividade” do snapchat, mas agora quem possui o aplicativo, original não o lite (versão mais leve), no smartphone,… Leia mais

Internet 0 Comentarios

Saiba quais são as fontes usadas no Facebook

Você quer editar alguma coisa, principalmente imagens, em relação ao Facebook mas não tem nem uma noção de quais são as fontes utilizadas na rede social? Normalmente estas fontes são… Leia mais

Internet 0 Comentarios

Como fazer o Google Chrome consumir menos memória RAM

O Google Chrome é um ótimo navegador de internet, mas nos últimos tempos vem perdendo um grande espaço para o Mozilla Firefox pelo fato de estar consumindo muita memória RAM… Leia mais

    • Wes
      agosto 21, 12:27 Responda
      Obrigado Maria! Volte sempre!

Escreva uma resposta