A calculadora da aposentadoria por idade com simulador de renda mensal foi lançada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a Previdência Social, através do sistema online MEU INSS. Através do site ou aplicativo disponível para celulares com Android ou iOS, o trabalhador pode fazer os cálculos de forma muito simples para saber se está próximo ou não de aposentar por idade.
O INSS está vivendo uma transformação digital completa, onde em um futuro bem próximo pretende eliminar os serviços através de suas agências físicas, acabando com filas e economizando com funcionários. As agências deverão existir apenas para a realização de perícias e para trabalhos administrativos ligados a instituição.
Com isso os trabalhadores ganham a independência e agilidade nas consultas de extratos, agendamento de perícias, entrada nos pedidos de aposentadoria por tempo de contribuição e idade e também utilizar de forma gratuita a calculadora de aposentadoria, para saber se realmente está na época de dar entrada no benefício.
Como consultar o Contracheque online de benefícios do INSS!
Novos requerimentos do INSS – Calculadora de Renda
Agora através do Meu INSS, os requerimentos serão todos processados eletronicamente e desde que os dados do trabalhador estejam corretos é possível até mesmo a concessão automática dos benefícios. O trabalhador só terá que ir a uma agência física do INSS, se houver a necessidade de enviar uma documentação complementar ou passar por perícias.
Uma reivindicação antiga dos segurados era um simulador de aposentadoria por idade que permitisse verificar a renda mensal após se aposentar. Agora no portal do Meu INSS, o trabalhador poderá conferir através da calculadora se já está apto para receber o benefício e qual será o seu salário mensal.
Mas é preciso lembrar que esta calculadora fará o papel de simulador, auxiliando o cidadão que busca informações sobre seus direitos adquiridos, em tempos onde a Reforma da Previdência pode acabar confundindo muitos trabalhadores.
[alert color=”green”]É preciso saber que a Reforma da Previdência irá afetar novos contribuintes, quem já possui direito adquirido, não deve sofrer com a decisão. Pelo menos na teoria não.[/alert]
Assim que verificar a atual situação sobre a aposentadoria por tempo através da calculadora, o cidadão saberá o que falta para a concessão do benefício e dificilmente entrará em contato com o INSS através das agências físicas. A tendência é que ele espere até que os requisitos sejam cumpridos e a aposentadoria seja paga automaticamente.
Como preencher a guia de contribuição do INSS de forma online!
Serviços do INSS online
A transformação digital no INSS já se encaminha para 90 serviços disponíveis de forma totalmente online para o trabalhador e beneficiário através do portal do Meu INSS. Esse número é muito impressionante pois o Instituto Nacional do Seguro Social conta hoje com 96 serviços prestados, portanto quase 100% deles já estão na plataforma online.
Entre os serviços online disponíveis para o cidadão, estão:
- Requerimento de aposentadorias;
- Requerimento de benefícios assistenciais (BPC LOAS, auxílios, etc);
- Requerimento de pensões;
- Agendamento de perícias;
- Atualização cadastrais;
- Contratação e bloqueios de empréstimos consignados com desconto em folhas;
- Extratos de pagamentos para declarações do Imposto de Renda;
- Consulta de resultados de perícias;
- Consulta de revisões de benefícios;
- Obtenção de carta de concessão de benefício;
- Mapa com agências físicas próximas ao endereço do cidadão;
- E muito mais.
Concessão automática de benefícios do INSS
Neste ano de 2019 cerca de 80% dos pedidos de aposentadoria foram concedidos de forma automática pelo portal do INSS, onde a resposta leva no máximo 24hs para ser divulgada.
Todo cidadão que atingir o tempo mínimo de contribuição e esteja também com a idade adequada, pode fazer esta solicitação de forma rápida, fácil e segura através do meu.inss.gov.br.
Essa transformação na previdência ocorreu graças a uma parceria entre o Instituto Nacional do Seguro Social, a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, a Secretaria de Governo Digital, a DataPrev e a Secretaria Especial de Modernização do Estado.
Como usar a Calculadora de Aposentadoria por Renda do Meu INSS
Para ter acesso a calculadora é preciso primeiramente fazer o seu login no site meu.inss.gov.br!
Caso não possua o Login Único do Governo Federal, aprenda como fazer o seu cadastro passo a passo através do seguinte artigo em nosso site:
Então após fazer o seu login, siga os passos:
- No menu lateral esquerdo, clique em “Calculadora”. Esta opção está entre “Extrato Previdenciário (CNIS) e Agendamentos/Requerimentos”;
Então o sistema irá disponibilizar uma calculadora de aposentadoria por idade e outra calculadora de tempo de contribuição. Clique na de Aposentadoria por Idade;
- Então será exibido a sua data de nascimento e todos os seus vínculos empregatícios. Confirme se todas as datas de admissão e demissão estão corretas. É possível edita-las ou excluir qualquer uma que não faça parte dos seus anos de contribuição;
- Você poderá também adicionar algum novo vínculo que não esteja descrito na calculadora;
- Se tudo estiver ok, clique na opção em azul “Continuar”, logo no final da página;
- Espere alguns segundos até que o sistema faça a soma de todas as suas contribuições e apresente o resultado em uma nova página;
- O resultado irá responder se você possui ou não o direito à aposentadoria. Bem como informações como idade, sexo, tempo completo de contribuição, quais requisitos foram ou não atingidos para obter a aposentadoria, etc;
- É possível também clicar em “detalhar” para conferir todos os dados das empresas na qual foi registrado e realizou contribuições ou o período em que fez contribuições como autônomo;
[alert color=”yellow”]O Meu INSS informa: “Este demonstrativo é uma simulação, válida apenas para simples conferência e não garante o reconhecimento do direito ao benefício. Algumas informações podem ter sido incluídas ou alteradas durante a simulação. Ao requerer o benefício, o INSS pode solicitar que você apresente documentos para comprovação dos períodos trabalhados/contribuídos.”[/alert]
- Ao clicar em “detalhar” será necessário fazer o download de um PDF com todas as informações;
- Se o benefício não estiver disponível, não será exibido a simulação de renda da aposentadoria. Agora se estiver será exibido a “Simulação do valor inicial da Aposentadoria”, os valores, a idade do contribuinte, o sexo, tempo de contribuição e quais foram os requisitos atingidos para obter o benefício (carência e idade mínima).
Tem mais alguma dúvida? Deixe seus comentários.
Baixando o aplicativo MEU INSS com a Calculadora de Aposentadorias para celulares Android e iOS
Se você deseja ter em seu celular o aplicativo do Meu INSS, confira as opções disponíveis para download. Escolha o sistema operacional correspondente ao seu aparelho:
- Meu INSS Android: play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.dataprev.meuinss&hl=pt_BR
(Tamanho 3,2mb); - Meu INSS iOS: apps.apple.com/br/app/meu-inss/id1243048358
(Tamanho 12mb).
Clique em um dos links acima através do seu aparelho, ou faça uma busca através da Play Store (aparelhos Android) ou iTunes (aparelhos iOS). Faça o download clicando em instalar e aguarde até que a instalação fique completa. Depois faça o seu login conforme o link que deixamos logo acima neste artigo e pronto.
A consulta da calculadora de benefícios no aplicativo é da mesma maneira do que no navegador convencional.
Telefone oficial do INSS
Todo o cidadão que tenha dúvidas quanto a aposentadorias e benefícios também poderá ligar no telefone oficial da instituição. O número é o: