Como usar a Calculadora de Aposentadoria por Renda do Meu INSS

Como usar a Calculadora de Aposentadoria por Renda do Meu INSS

A calculadora da aposentadoria por idade com simulador de renda mensal foi lançada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a Previdência Social, através do sistema online MEU INSS. Através do site ou aplicativo disponível para celulares com Android ou iOS, o trabalhador pode fazer os cálculos de forma muito simples para saber se está próximo ou não de aposentar por idade.

O INSS está vivendo uma transformação digital completa, onde em um futuro bem próximo pretende eliminar os serviços através de suas agências físicas, acabando com filas e economizando com funcionários. As agências deverão existir apenas para a realização de perícias e para trabalhos administrativos ligados a instituição.

Com isso os trabalhadores ganham a independência e agilidade nas consultas de extratos, agendamento de perícias, entrada nos pedidos de aposentadoria por tempo de contribuição e idade e também utilizar de forma gratuita a calculadora de aposentadoria, para saber se realmente está na época de dar entrada no benefício.

Como consultar o Contracheque online de benefícios do INSS!

Novos requerimentos do INSS – Calculadora de Renda

Agora através do Meu INSS, os requerimentos serão todos processados eletronicamente e desde que os dados do trabalhador estejam corretos é possível até mesmo a concessão automática dos benefícios. O trabalhador só terá que ir a uma agência física do INSS, se houver a necessidade de enviar uma documentação complementar ou passar por perícias.

Uma reivindicação antiga dos segurados era um simulador de aposentadoria por idade que permitisse verificar a renda mensal após se aposentar. Agora no portal do Meu INSS, o trabalhador poderá conferir através da calculadora se já está apto para receber o benefício e qual será o seu salário mensal.

Mas é preciso lembrar que esta calculadora fará o papel de simulador, auxiliando o cidadão que busca informações sobre seus direitos adquiridos, em tempos onde a Reforma da Previdência pode acabar confundindo muitos trabalhadores.

É preciso saber que a Reforma da Previdência irá afetar novos contribuintes, quem já possui direito adquirido, não deve sofrer com a decisão. Pelo menos na teoria não.

Assim que verificar a atual situação sobre a aposentadoria por tempo através da calculadora, o cidadão saberá o que falta para a concessão do benefício e dificilmente entrará em contato com o INSS através das agências físicas. A tendência é que ele espere até que os requisitos sejam cumpridos e a aposentadoria seja paga automaticamente.

Como preencher a guia de contribuição do INSS de forma online!

Serviços do INSS online

A transformação digital no INSS já se encaminha para 90 serviços disponíveis de forma totalmente online para o trabalhador e beneficiário através do portal do Meu INSS. Esse número é muito impressionante pois o Instituto Nacional do Seguro Social conta hoje com 96 serviços prestados, portanto quase 100% deles já estão na plataforma online.

Entre os serviços online disponíveis para o cidadão, estão:

  • Requerimento de aposentadorias;
  • Requerimento de benefícios assistenciais (BPC LOAS, auxílios, etc);
  • Requerimento de pensões;
  • Agendamento de perícias;
  • Atualização cadastrais;
  • Contratação e bloqueios de empréstimos consignados com desconto em folhas;
  • Extratos de pagamentos para declarações do Imposto de Renda;
  • Consulta de resultados de perícias;
  • Consulta de revisões de benefícios;
  • Obtenção de carta de concessão de benefício;
  • Mapa com agências físicas próximas ao endereço do cidadão;
  • E muito mais.

Concessão automática de benefícios do INSS

Neste ano de 2019 cerca de 80% dos pedidos de aposentadoria foram concedidos de forma automática pelo portal do INSS, onde a resposta leva no máximo 24hs para ser divulgada.

Todo cidadão que atingir o tempo mínimo de contribuição e esteja também com a idade adequada, pode fazer esta solicitação de forma rápida, fácil e segura através do meu.inss.gov.br.

Essa transformação na previdência ocorreu graças a uma parceria entre o Instituto Nacional do Seguro Social, a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, a Secretaria de Governo Digital, a DataPrev e a Secretaria Especial de Modernização do Estado.

Como usar a Calculadora de Aposentadoria por Renda do Meu INSS

Para ter acesso a calculadora é preciso primeiramente fazer o seu login no site meu.inss.gov.br!

Caso não possua o Login Único do Governo Federal, aprenda como fazer o seu cadastro passo a passo através do seguinte artigo em nosso site:

Então após fazer o seu login, siga os passos:

  • No menu lateral esquerdo, clique em “Calculadora”. Esta opção está entre “Extrato Previdenciário (CNIS) e Agendamentos/Requerimentos”;

como usar calculadora meu inss governo federal au

Então o sistema irá disponibilizar uma calculadora de aposentadoria por idade e outra calculadora de tempo de contribuição. Clique na de Aposentadoria por Idade;

  • calculadora inss idade e tempo de contribuicaoEntão será exibido a sua data de nascimento e todos os seus vínculos empregatícios. Confirme se todas as datas de admissão e demissão estão corretas. É possível edita-las ou excluir qualquer uma que não faça parte dos seus anos de contribuição;
  • Você poderá também adicionar algum novo vínculo que não esteja descrito na calculadora;
  • Se tudo estiver ok, clique na opção em azul “Continuar”, logo no final da página;

calculadora de beneficios aposentadoria inss com projecao de renda

  • Espere alguns segundos até que o sistema faça a soma de todas as suas contribuições e apresente o resultado em uma nova página;
  • O resultado irá responder se você possui ou não o direito à aposentadoria. Bem como informações como idade, sexo, tempo completo de contribuição, quais requisitos foram ou não atingidos para obter a aposentadoria, etc;
  • É possível também clicar em “detalhar” para conferir todos os dados das empresas na qual foi registrado e realizou contribuições ou o período em que fez contribuições como autônomo;

calculadora beneficios meu inss resultado pedido aposentadoria

O Meu INSS informa: “Este demonstrativo é uma simulação, válida apenas para simples conferência e não garante o reconhecimento do direito ao benefício. Algumas informações podem ter sido incluídas ou alteradas durante a simulação. Ao requerer o benefício, o INSS pode solicitar que você apresente documentos para comprovação dos períodos trabalhados/contribuídos.”

  • Ao clicar em “detalhar” será necessário fazer o download de um PDF com todas as informações;

download pdf detalhes aposentadoria

  • Se o benefício não estiver disponível, não será exibido a simulação de renda da aposentadoria. Agora se estiver será exibido a “Simulação do valor inicial da Aposentadoria”, os valores, a idade do contribuinte, o sexo, tempo de contribuição e quais foram os requisitos atingidos para obter o benefício (carência e idade mínima).

verificar renda de aposentadoria

Tem mais alguma dúvida? Deixe seus comentários.

Baixando o aplicativo MEU INSS com a Calculadora de Aposentadorias para celulares Android e iOS

Se você deseja ter em seu celular o aplicativo do Meu INSS, confira as opções disponíveis para download. Escolha o sistema operacional correspondente ao seu aparelho:

Clique em um dos links acima através do seu aparelho, ou faça uma busca através da Play Store (aparelhos Android) ou iTunes (aparelhos iOS). Faça o download clicando em instalar e aguarde até que a instalação fique completa. Depois faça o seu login conforme o link que deixamos logo acima neste artigo e pronto.

A consulta da calculadora de benefícios no aplicativo é da mesma maneira do que no navegador convencional.

Telefone oficial do INSS

Todo o cidadão que tenha dúvidas quanto a aposentadorias e benefícios também poderá ligar no telefone oficial da instituição. O número é o:

135

Anterior Como bloquear TODAS ligações de Telemarketing
Proximo Como fazer Danoninho Caseiro FIT, Light, Fitness e Dukan

Sobre o autor

Wes
Wes 976 posts

Vencer sem lutar, é como triunfar sem glória.

Voce tambem podera gostar de:

Passo a passo 1 Comentario

ENEM 2020 – TOP 10 dicas para estudar e passar no Enem deste ano

Procurando informações sobre o Enem 2020? Neste artigo estaremos falando tudo sobre o Exame Nacional do Ensino Médio, que é uma das provas mais importantes do Brasil, para os alunos… Leia mais

Passo a passo 0 Comentarios

Como tirar mofo/bolor de sapatos

Seu sapato ficou muito tempo guardado no armário e quando você foi tirar ele estava cheio de mofo e bolor? Não se preocupe, hoje estaremos ensinando uma ótima dica, simples… Leia mais

Passo a passo 1 Comentario

Como desentupir a privada de maneira fácil

O entupimento de uma privada, patente, vaso sanitário, ~troninho~ ou qualquer outro nome que deseja chamar, ocorre por 2 motivos, ou a caída dos encanamentos é pouca, então não importa… Leia mais

Passo a passo 0 Comentarios

Programa Cielo Fidelidade – O que é e como funciona?

Um programa de fidelidade totalmente pensado para os comerciantes. Este é o Cielo Fidelidade, assunto do qual estaremos tratando neste artigo, apresentando as principais propostas do programa, informando o que… Leia mais

Passo a passo 0 Comentarios

Como bloquear inclusão em grupos do WhatsApp sem autorização

Poder bloquear a entrada sem autorização em grupos do WhatsApp era uma exigência antiga dos usuários, afinal muitos saem dos grupos e não tem o desejo de retornar. A última… Leia mais

Passo a passo 0 Comentarios

Como fazer uma panela de fondue caseira com latinha

Aqui no site nós já ensinamos 10 diferentes pratos de fondue para você fazer em sua casa nos dias frios de inverno, um texto bem completo e ótimo para ter… Leia mais

Seja o primeiro a comentar

Escreva uma resposta