Todos os anos milhões de jovens e adultos se inscrevem no ENEM e no Encceja para dar continuidade ou concluir parte dos seus estudos.
O ENEM é o Exame Nacional do Ensino Médio e foi criado para que a população tenha direito a educação de ensino superior. Já o ENCCEJA é o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, onde a população que esteja “atrasada” com relação ao ensino fundamental ou médio, possam concluir essa etapa da educação básica.
Ambos os exames são aplicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
E tanto no Enem como no Encceja, uma das partes mais complicadas é a redação e interpretação do seu tema.
Tudo sobre o SISU 2020 no Brasil!
Como fazer uma boa redação para o Encceja e Enem?
A estrutura de ambos os exames são praticamente as mesmas, a única diferença está no nível exigência. O Encceja foca mais em conhecimentos do cotidiano e também na interpretação de texto. O ENEM é mais focado em discussões nacionais.
É preciso saber escrever um bom texto dissertativo argumentativo sobre os temas, onde devem ser avaliadas as seguintes competências e habilidades de escrita:
- Elaboração de propostas;
- Domínio de linguagens;
- Compreensão dos fatos;
- Dar resoluções e saber como se portar diante de situações/problema.
É preciso ter um grande hábito de leitura, principalmente com relação a problemas atuais no Brasil. É muito importante estar atento ao que vem acontecendo na sociedade nos últimos dias.
Tenha o hábito de ler livros e acompanhar os principais canais de notícias do Brasil, sempre checando os fatos e se preparando para lidar com qualquer assunto que a prova possa abordar.
Quanto maior for o seu conhecimento, melhores argumentos terá.
É preciso saber colocar o seu texto no modo “argumentativo”. Suas ideias devem ser organizadas de forma clara e conter no mínimo três parágrafos, sendo um de introdução ao tema, outro de desenvolvimento expondo seus argumentos sobre e o tema e o último deve ser o de conclusão.
É preciso expor o seu ponto de vista sobre o tema. Você precisa convencer e prender a atenção daqueles que estarão realizando a correção do texto.
Fazendo um rascunho
Primeiro você precisa fazer um rascunho sobre a sua redação, colocando as principais ideias, o que acha ou não interessante falar e produzir um texto sem se preocupar muito com pontuações e outros pontos da gramática. Se for possível já fazer tudo certinho no rascunho, ótimo, mas essa primeira etapa é para que você possa passar ao papel o que está em sua mente.
Após criar uma linha de raciocínio e concluir que o texto está claro e objetivo o suficiente, então chegou a hora de corrigir todos os erros existentes e passar a versão final de sua redação para o campo determinado na prova.
Como fazer a nova carteira estudantil digital!
Não se esqueça do tempo
O ENEM conta com um dia exclusivo para a redação, já o ENCCEJA tanto a redação como a prova objetiva é feita no mesmo dia. Em ambos os casos é preciso prestar atenção no tempo, separando bem os minutos para o rascunho e a redação definitiva.
Cada um tem o seu ritmo de produção e suas próprias estratégias, mas é preciso adaptá-las ao período concedido para a conclusão da redação.
Conheça o aplicativo que te ajuda a resolver exercícios da escola!
Tem mais alguma dica? Deixe seus comentários, quem sabe incluímos neste artigo, ajudando outros estudantes.