Como fazer a NOVA carteira ID estudantil DIGITAL, a carteirinha online!

Como fazer a NOVA carteira ID estudantil DIGITAL, a carteirinha online!

A MP da Liberdade Estudantil criou a ID Estudantil, a carteira estudantil digital, a conhecida carteirinha do aluno online, para tornar o sistema mais acessível e fácil de emitir nesta era de internet e aplicativos para smartphone.

As carteirinhas dos estudantes são um projeto com base na lei 12.933 de 2013, que proporciona o acesso de estudantes, professores, pessoas com deficiência e aposentados à meia-entrada nos cinemas, teatros, shows, jogos de futebol e diversos eventos culturais.

Com a carteira estudantil digital é possível pagar 50% a menos nos ingressos e deixar sua agenda cultural completa.

E para facilitar sua vida, vamos reunir neste artigo todos os detalhes sobre a carteirinha online e como fazer a sua passo a passo.

Como fazer o ID Jovem para alunos viajarem de graça!

Quem pode fazer a Carteira de Estudante Digital?

Para poder obter o desconto nos ingressos, é preciso ser estudante brasileiro matriculado em instituições de ensinos reconhecidas pelo MEC. E entre as modalidades de ensino que concedem o direito está a educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, ensino superior, alunos de pós graduação e também de extensão universitária.

Qual a validade da ID Estudantil?

A lei diz que a carteira de estudante que foi emitida em território nacional, conta com validade até o dia 31 de março do ano subsequente após a emissão. Portanto todas as carteirinhas valem até o dia 31 de março do ano seguinte após a expedição.

Quanto custa a carteirinha do estudante digital?

Hoje a carteirinha conta com um preço a partir de R$ 17 em grande parte das instituições que fazem este tipo de serviço. Mas o governo através da MP da Liberdade Estudantil criou a ID Estudantil e planeja tornar o serviço gratuito para praticamente todos os estudantes que estejam devidamente matriculados em uma escola reconhecida pelo MEC.

Como fazer a carteira estudantil DIGITAL através da SABER?

O primeiro passo para fazer a sua carteira do aluno digital é estar matriculado. Todo o processo poderá ser feito através do site:

  • digital.estudante.org.br
  • Ao acessar o site clique em “Clique aqui para fazer seu pedido”;
  • Será solicitado o nome da instituição de ensino no qual está matriculado, clique em avançar;

Fazendo a carteirinha estudantil digital online passo a passo.

  • Selecione o modelo de carteirinha que deseja adquirir, onde na Saber há as opções Black, Azul e Rosa, cada uma com vantagens diferentes, mas a mais tradicional é o modelo “Azul”. Depois clique em avançar;

Modelos de carteirinhas estudantil digital no Brasil.

  • Então insira seu nome, email e celular, clique novamente em avançar;

Todas as dúvidas de como fazer a carteira estudantil digital do aluno.

  • Crie a sua conta ou faça o login inserindo a sua senha;
  • Depois insira os dados de pagamento e avance para gerar o boleto de pagamento. Então faça-o dentro do prazo pré estabelecido no boleto e aguarde a confirmação através do painel digital. O pagamento poderá ser feito por boleto ou no cartão de crédito;
  • Após a confirmação do pagamento será necessário enviar os documentos pessoais. Envie de forma digitalizada o comprovante de matrícula, o documento de identidade e uma foto (pode ser o novo RG ou uma CNH);
  • Se tudo estiver certo a sua carteirinha será enviada para a produção e deve ficar pronta em até 2 dias úteis e poderá ser utilizada através dos aplicativos Wallet Passes (Android) ou Apple Wallet (iOS);
  • Ainda sim haverá o envio da carteirinha do estudante física, que será feito através dos Correios e tem o prazo de até 20 dias úteis após a postagem na agência.

Envie os arquivos nos formatos JPG, JPEG ou PNG.

Como fazer o novo Cartão do Cidadão!

Como fazer a carteirinha digital gratuita, a ID Estudantil do MEC?

Em 90 dias a partir deste dia 06/09/2019 será possível fazer o download da ID Estudantil através da Play Store (Android) e da App Store (iTunes, iOS). Estaremos atualizando este artigo com os detalhes.

Ao que se sabe, a Caixa Econômica Federal irá oferecer o documento físico de graça. Não fica vetado a emissão de carteirinhas pela UBES, UNE, Saber e outras entidades.

Todo estudante que baixar e se cadastrar no ID Estudantil, estará fornecendo dados para o banco do MEC.

Confira por enquanto os detalhes no portal:

Como será a nova ID Estudantil:

Como fazer a nova ID Estudantil, a carteirinha do aluno para pagar meia entrada lançada por Bolsonaro pela MP da Liberdade Estudantil.

Confira a nova logo do site ID Digital do Aluno:

Nova logo do ID Estudantil do Ministerio da Educação. Esta é a nova logo da carteirinha digital do estudante brasileiro.

Dicas sobre como tirar a foto para a carteira estudantil digital

Apesar da carteirinha ser do estudante, que conta com os mais variados estilos, as fotos devem ter um padrão para serem aprovadas. Elas devem seguir a linha:

  • Tire-a de frente com um fundo neutro, de preferência fazendo contraste com a roupa. O fundo branco é o mais indicado;
  • Tenha o rosto em evidência, olhando diretamente para a câmera (com os olhos abertos);
  • Tire a foto em um ambiente bem iluminado;
  • E se for necessário tirar a foto de óculos, lembre-se de que as lentes não podem refletir a câmera ou a luz (reflexo);
  • Não serão aceitas fotos com óculos escuros, com adereços (bonés, bandanas, chapéus, toucas, etc), fotos em preto e branco e sem camiseta/camisa.

O site possibilita a pré visualização da foto na carteirinha. E assim você pode substituir ou ajeitar a foto.

TOP 10 dicas para passar no ENEM deste ano!

Carteirinha digital do aluno, como usar a ID Estudantil?

A versão digital da carteirinha é enviada através do email logo após a conclusão do pedido e pagamento. Para visualiza-la e apresenta-la nos cinemas, teatros, shows e outros eventos culturais, será necessário ter em seu smartphone os aplicativos Wallet Passes (Android) ou Apple Wallet (iOS).

Carteirinha do aluno digital no Google Android Wallet. Baixe a carteirinha estudantil na Play Store

E após o aplicativo estar instalado em seu celular, abra o email que foi enviado pela Estudante.org.br e então baixe a sua carteirinha digital. Sempre que for necessário apresenta-la, clique no app e abra o documento.

Esta é a opção para quem fizer pelo Portal Saber. Os app iOS e Android para a ID Digital serão lançados em dezembro e estaremos atualizando este artigo com os links para download pelo idestudantil.mec.gov.br.

Como fazer o passe escolar em Curitiba!

Anterior Como fazer o passe escolar em Curitiba URBS
Proximo Como fazer a Prova de Vida do INSS pelo celular

Sobre o autor

Wes
Wes 1020 posts

Vencer sem lutar, é como triunfar sem glória.

Voce tambem podera gostar de:

Documentos 10 Comentarios

Como fazer o cartão de estacionamento IDOSO e Deficiente em Curitiba

Você morador de Curitiba que não sabe como fazer o cartão de estacionamento (credencial) para idoso ou deficiente físico, hoje vamos dedicar este texto totalmente para você! Iremos aprender onde… Leia mais

Documentos 0 Comentarios

Como incluir ou excluir o Nome Social no CPF?

Você sabia que é possível mudar o seu Nome Social no documento do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF)? Este é um benefício muito importante na questão de integração social e… Leia mais

Documentos 2 Comentarios

Como imprimir CPF – Aprenda de GRAÇA

Hoje estaremos ensinando um pouco mais sobre as três opções de imprimir um CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) e como fazer para tirar a segunda via do CPF de forma… Leia mais

Documentos 0 Comentarios

CPF para Estrangeiros no Brasil, como fazer?

O CPF (Cadastro de Pessoa Física) é um documento obrigatório para estrangeiros no Brasil? Hoje no Como Fazer Fácil estaremos falando um pouco mais sobre esta inscrição tão importante na… Leia mais

Documentos 0 Comentarios

Como fazer a nova Carteira de Trabalho Digital online

A nova Carteira de Trabalho Digital já está valendo em todo o território do Brasil e trabalhadores podem através da internet (online), emitir este documento que irá substituir a Carteira… Leia mais

Documentos 0 Comentarios

Como fazer para CANCELAR um CPF?

Você sabia que é possível cancelar um CPF? Mas o cancelamento do Cadastro de Pessoas Físicas só pode ocorrer em duas situações comuns, porém hoje a justiça já está permitindo… Leia mais

Seja o primeiro a comentar

Escreva uma resposta