Como fazer a NOVA carteira ID estudantil DIGITAL, a carteirinha online!

Como fazer a NOVA carteira ID estudantil DIGITAL, a carteirinha online!

A MP da Liberdade Estudantil criou a ID Estudantil, a carteira estudantil digital, a conhecida carteirinha do aluno online, para tornar o sistema mais acessível e fácil de emitir nesta era de internet e aplicativos para smartphone.

As carteirinhas dos estudantes são um projeto com base na lei 12.933 de 2013, que proporciona o acesso de estudantes, professores, pessoas com deficiência e aposentados à meia-entrada nos cinemas, teatros, shows, jogos de futebol e diversos eventos culturais.

Com a carteira estudantil digital é possível pagar 50% a menos nos ingressos e deixar sua agenda cultural completa.

E para facilitar sua vida, vamos reunir neste artigo todos os detalhes sobre a carteirinha online e como fazer a sua passo a passo.

Como fazer o ID Jovem para alunos viajarem de graça!

Quem pode fazer a Carteira de Estudante Digital?

Para poder obter o desconto nos ingressos, é preciso ser estudante brasileiro matriculado em instituições de ensinos reconhecidas pelo MEC. E entre as modalidades de ensino que concedem o direito está a educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, ensino superior, alunos de pós graduação e também de extensão universitária.

Qual a validade da ID Estudantil?

A lei diz que a carteira de estudante que foi emitida em território nacional, conta com validade até o dia 31 de março do ano subsequente após a emissão. Portanto todas as carteirinhas valem até o dia 31 de março do ano seguinte após a expedição.

Quanto custa a carteirinha do estudante digital?

Hoje a carteirinha conta com um preço a partir de R$ 17 em grande parte das instituições que fazem este tipo de serviço. Mas o governo através da MP da Liberdade Estudantil criou a ID Estudantil e planeja tornar o serviço gratuito para praticamente todos os estudantes que estejam devidamente matriculados em uma escola reconhecida pelo MEC.

Como fazer a carteira estudantil DIGITAL através da SABER?

O primeiro passo para fazer a sua carteira do aluno digital é estar matriculado. Todo o processo poderá ser feito através do site:

  • digital.estudante.org.br
  • Ao acessar o site clique em “Clique aqui para fazer seu pedido”;
  • Será solicitado o nome da instituição de ensino no qual está matriculado, clique em avançar;

Fazendo a carteirinha estudantil digital online passo a passo.

  • Selecione o modelo de carteirinha que deseja adquirir, onde na Saber há as opções Black, Azul e Rosa, cada uma com vantagens diferentes, mas a mais tradicional é o modelo “Azul”. Depois clique em avançar;

Modelos de carteirinhas estudantil digital no Brasil.

  • Então insira seu nome, email e celular, clique novamente em avançar;

Todas as dúvidas de como fazer a carteira estudantil digital do aluno.

  • Crie a sua conta ou faça o login inserindo a sua senha;
  • Depois insira os dados de pagamento e avance para gerar o boleto de pagamento. Então faça-o dentro do prazo pré estabelecido no boleto e aguarde a confirmação através do painel digital. O pagamento poderá ser feito por boleto ou no cartão de crédito;
  • Após a confirmação do pagamento será necessário enviar os documentos pessoais. Envie de forma digitalizada o comprovante de matrícula, o documento de identidade e uma foto (pode ser o novo RG ou uma CNH);
  • Se tudo estiver certo a sua carteirinha será enviada para a produção e deve ficar pronta em até 2 dias úteis e poderá ser utilizada através dos aplicativos Wallet Passes (Android) ou Apple Wallet (iOS);
  • Ainda sim haverá o envio da carteirinha do estudante física, que será feito através dos Correios e tem o prazo de até 20 dias úteis após a postagem na agência.

Envie os arquivos nos formatos JPG, JPEG ou PNG.

Como fazer o novo Cartão do Cidadão!

Como fazer a carteirinha digital gratuita, a ID Estudantil do MEC?

Em 90 dias a partir deste dia 06/09/2019 será possível fazer o download da ID Estudantil através da Play Store (Android) e da App Store (iTunes, iOS). Estaremos atualizando este artigo com os detalhes.

Ao que se sabe, a Caixa Econômica Federal irá oferecer o documento físico de graça. Não fica vetado a emissão de carteirinhas pela UBES, UNE, Saber e outras entidades.

Todo estudante que baixar e se cadastrar no ID Estudantil, estará fornecendo dados para o banco do MEC.

Confira por enquanto os detalhes no portal:

Como será a nova ID Estudantil:

Como fazer a nova ID Estudantil, a carteirinha do aluno para pagar meia entrada lançada por Bolsonaro pela MP da Liberdade Estudantil.

Confira a nova logo do site ID Digital do Aluno:

Nova logo do ID Estudantil do Ministerio da Educação. Esta é a nova logo da carteirinha digital do estudante brasileiro.

Dicas sobre como tirar a foto para a carteira estudantil digital

Apesar da carteirinha ser do estudante, que conta com os mais variados estilos, as fotos devem ter um padrão para serem aprovadas. Elas devem seguir a linha:

  • Tire-a de frente com um fundo neutro, de preferência fazendo contraste com a roupa. O fundo branco é o mais indicado;
  • Tenha o rosto em evidência, olhando diretamente para a câmera (com os olhos abertos);
  • Tire a foto em um ambiente bem iluminado;
  • E se for necessário tirar a foto de óculos, lembre-se de que as lentes não podem refletir a câmera ou a luz (reflexo);
  • Não serão aceitas fotos com óculos escuros, com adereços (bonés, bandanas, chapéus, toucas, etc), fotos em preto e branco e sem camiseta/camisa.

O site possibilita a pré visualização da foto na carteirinha. E assim você pode substituir ou ajeitar a foto.

TOP 10 dicas para passar no ENEM deste ano!

Carteirinha digital do aluno, como usar a ID Estudantil?

A versão digital da carteirinha é enviada através do email logo após a conclusão do pedido e pagamento. Para visualiza-la e apresenta-la nos cinemas, teatros, shows e outros eventos culturais, será necessário ter em seu smartphone os aplicativos Wallet Passes (Android) ou Apple Wallet (iOS).

Carteirinha do aluno digital no Google Android Wallet. Baixe a carteirinha estudantil na Play Store

E após o aplicativo estar instalado em seu celular, abra o email que foi enviado pela Estudante.org.br e então baixe a sua carteirinha digital. Sempre que for necessário apresenta-la, clique no app e abra o documento.

Esta é a opção para quem fizer pelo Portal Saber. Os app iOS e Android para a ID Digital serão lançados em dezembro e estaremos atualizando este artigo com os links para download pelo idestudantil.mec.gov.br.

Como fazer o passe escolar em Curitiba!

Anterior Como fazer o passe escolar em Curitiba URBS
Proximo Como fazer a Prova de Vida do INSS pelo celular

Sobre o autor

Wes
Wes 964 posts

Vencer sem lutar, é como triunfar sem glória.

Voce tambem podera gostar de:

Documentos 2 Comentarios

Como imprimir CPF – Aprenda de GRAÇA

Hoje estaremos ensinando um pouco mais sobre as três opções de imprimir um CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) e como fazer para tirar a segunda via do CPF de forma… Leia mais

Documentos 0 Comentarios

Como fazer CPF – Cadastro de Pessoa Física

Hoje vamos falar um pouco sobre como fazer CPF, o seu cadastro de pessoa física na Receita Federal do Brasil, que é obrigatório para quem precisa comprar ou vender no… Leia mais

Documentos 0 Comentarios

Como fazer o BO online da perca/furto de documentos e outros

Perdeu seu documento ou ele foi furtado em 2019? Aconteceu um acidente de trânsito sem vítimas? Existe algum local fazendo barulho até de madrugada? Quer fazer uma denúncia anônima? São… Leia mais

Documentos 0 Comentarios

Como tirar sua carteira de motorista para deficiente

Se você é deficiente físico, saiba que pessoas com necessidades especiais que tenham condições de realizar os exames teóricos, psicotécnico e prático, onde a sua limitação não interfira na hora… Leia mais

Documentos 0 Comentarios

Como fazer para tirar CPF de dependente menor

O Cadastro de Pessoa Física (CPF) é um documento indispensável para o cidadão brasileiro. Somente com ele é possível fazer a declaração do Imposto de Renda (IR), realizar investimentos, aquisição… Leia mais

Documentos 0 Comentarios

Como fazer a CNH Social gratuita passo a passo

Atualmente uma carteira nacional de habilitação a famosa carta ou CNH, está custando em média dois mil reais, uma opção um pouco cara para boa parte da população. Uma alternativa… Leia mais

Seja o primeiro a comentar

Escreva uma resposta