Como fazer um amigo secreto de respeito

Como fazer um amigo secreto de respeito

O fim de ano chegou e com ele as comemorações da festa da firma, inclusive o amigo secreto. Este é um evento clássico no mês de dezembro, onde muitos acabam se sentindo constrangidos em ter que participar do evento, principalmente se correr o risco de tirar o chefe.

Então a solução seria não participar do amigo oculto? Não é pra tanto também, tudo tem solução, basta seguir algumas dicas que essa etapa onde todos nós passamos em algum momento de nossa vida, possa ser vencido.

Conhecendo os colegas

Antes de falarmos sobre os presentes, é importante saber o que dizer antes de entregá-los. Muitos acabam pegando colegas que nunca se quer trocaram um oi. Uma aproximação repentina no último mês do ano, pode levantar suspeitas que você o tirou.

Então é importante conseguir informações com os colegas próximos e preparar um discurso que possa estar destacando a sua profissão, formação, área de atuação na empresa e outras características que podem ser observadas mesmo sem ter muito contato.

Como fazer para trocar os presentes de Natal e amigo secreto nas lojas!

Jamais fale sobre seus segredos ou fale alguma coisa negativa. Deixe a zueira para o inimigo oculto e aquele belo pedaço de carvão de presente.

Participe

Muitos tem vergonha de participar do amigo secreto e estão em seu direito. A brincadeira não é obrigatória e nem faz parte do contrato de trabalho, porém é necessário fazer um esforcinho, pois a falta de socialização pode te colocar em evidência em um momento de crise na empresa.

Mesmo sendo uma festa facultativa e não ser algo formal, ainda sim os profissionais seguem sendo avaliados e estar com o papo em dia, pode inclusive render uma promoção na próxima vaga que surgir.

Quem não é visto, não é lembrado.

Evite exageros

Brincadeiras que ultrapasse os limites da diversão, respeito ao próximo e até mesmo contra a própria empresa, precisam ser evitados. É um momento de alegria, mas cuidado exagerar na sinceridade e também nas brincadeiras.

Como fazer bolachinhas decoradas de natal?

Muitos dos amigos secretos são feitos em restaurantes, barzinhos e outros ambientes com bebidas alcoólicas e isto pode ser um problema para aqueles que não tem controle. Você se conhece melhor do que ninguém, se sabe que é provável que arrume uma briga ou cause escândalo, evite o álcool neste evento.

Escolhendo o presente

Geralmente é estipulado um valor que não acabe com o 13º do pessoal. O valor do presente varia normalmente entre R$ 50 e R$ 200, conforme a empresa.

A primeira missão é encontrar algo de um valor médio, a não ser que você goste muito da pessoa. Até mesmo aquelas da qual não tem muita afinidade, o ideal é não dar o mínimo.

Nunca dê um presente caro demais, há uma lei do destino que quem presenteia com algo caro, recebe algo bem barato hahahaha.

É muito interessante que a empresa coloque a disposição uma lista de sugestões de presentes, pois assim ninguém ficará chateado com o presente. A não ser que você economize demais e compre uma marca paralela.

Avalie a personalidade do seu amigo secreto e veja se o presente combina com esse fator.

Não precisa entrar em dívida para dar um presente, faça o que estiver no seu alcance financeiro, pois o início do ano é difícil para a grande maioria da população, com a chegada do IPVA, IPTU, Material Escolar dos filhos e outros itens que consomem grande parte do salário.

Uma ideia bem interessante para quem tem habilidades manuais é produzir algo, desde que seja bom. Chinelo de macarrão não dá né? hahaha. Isso fará com que seu colega se sinta especial, afinal você dedicou parte do seu tempo de folga para produzir algo como presente.

Como fazer uma árvore de natal com garrafas PET!

Presentes que tenham algum significado, simbologia para o participante do amigo secreto, podem não ser tão caro, mas ainda sim causam um efeito bem legal, pois demonstra que você realmente conhece e se importa com o colega.

Erros comuns no amigo secreto de fim de ano

Algumas situações ruins são comuns nestas confraternizações. Evite:

  • Falar defeitos e segredos do colega de trabalho só para constrangê-lo e tirar algumas risadas dos demais. Isso não é legal e você não está no Inimigo Oculto;
  • Complicar o sorteio do amigo secreto fugindo do evento sem um motivo justo. Como citamos essa é a hora de se socializar com os colegas e mesmo que seja um momento de festa, você pode estar sendo avaliado;
  • Presente puxa saco. Dê um presente bom para o chefe, mas não exagere, muitos sabem que não é sincero e nem gostam quando ficam puxando o saco;
  • Saiba o básico sobre os interesses de seu colega para dar um presente de acordo com seu gosto pessoal. Geralmente um presente útil e que possa ser usado no trabalho é algo interessante. Se você der algo muito chamativo, como por exemplo, algo verde limão, que seja um Mustang (to brincando é claro), qualquer coisa fora disso há uma grande possibilidade de você ter gasto dinheiro a toa.

Tem mais alguma dica pra um amigo secreto de sucesso? Deixe seus comentários.

Anterior Como fazer uma boa redação para o Encceja e Enem
Proximo Como fazer biscoito de gengibre para o Natal - Gingerbread

Sobre o autor

Wes
Wes 995 posts

Vencer sem lutar, é como triunfar sem glória.

Voce tambem podera gostar de:

Como decorar e enfeitar minha árvore de natal

Você não sabe como decorar sua árvore de Natal? Hoje vamos ensinar como fazer para decorar uma bela árvore de natal, que é o símbolo de uma data tão especial… Leia mais

Como fazer um lindo balão com confetes para festa

Procurando inovar em sua festa? Que tal fazer um lindo e fácil balão com confetes? Se você usar uma bexiga transparente irá ficar muito bonito, mas a grande diversão mesmo… Leia mais

Como fazer para gastar menos na festa de 15 anos

As festas de 15 anos é uma tradição que dura a muitas décadas e até hoje é o sonho de muitas meninas. Há também muitos pais que desejam fornecer este… Leia mais

Dicas de como fazer seu cachorro perder o medo dos fogos de artifício

Neste período de Copa do Mundo e também no final do ano, onde a comemoração de gols e da virada com fogos de artifício são bem comuns, os nossos animaizinhos… Leia mais

Como fazer um moonwalk

Moonwalk é um passo muito legal criado e popularizado pelo cantor americano Michael Jackson, do qual cria a ilusão de que a pessoa está andando para frente, quando o fundo… Leia mais

Como fazer um casamento? Lista (Check List) de preparativos

Vai casar e acha que está esquecendo de algo? Um Check List dos preparativos do casamento seria ótimo não é mesmo? Então você está no lugar certo. Nós do Como… Leia mais

Seja o primeiro a comentar

Escreva uma resposta