Bagagem expressa GOL: Como fazer o despacho das bagagens?

Bagagem expressa GOL: Como fazer o despacho das bagagens?

O Bagagem Expressa ou despacho automatizado de malas/bagagens Gol Linhas Aéreas Inteligentes, é um sistema recém lançado pela companhia aérea brasileira para facilitar o envio das bagagens pelos próprios passageiros e agilizar o embarque nos aeroportos. Mas você sabe como fazer o despacho das bagagens?

Hoje estaremos ensinando passo a passo como realizar este sistema e não ter que enfrentar filas durante os seus voos. Além disso separamos informações importantíssimas sobre a praticidade, bem como os telefones, sites e principais formas de contato com a GOL para resolver assuntos sobre o despacho das malas e a compra de bilhetes aéreos.

O que é o Bagagem expressa Gol?

Este é um sistema de despacho automatizado desenvolvido pela Empresa de Soluções Aeroportuárias (SITA), em conjunto com a Gol Linhas Aéreas. Esta empresa é também a responsável por prestar informações sobre bagagens que foram extraviadas durante as viagens pela GOL.

No Bagagem Expressa, o passageiro deverá realizar o check-in GOL em uma das opções de autoatendimento Gol nos aeroportos e realizar a pesagem, a inclusão de etiqueta e também o despacho das malas pela esteira integrada ao sistema.

Como fazer uma busca de passagens aéreas baratas no Hurb.com (Hotel Urbano)!

É preciso certificar de que não há outra etiqueta na mala ou colocá-la em um local visível, para que não venha a ser extraviada durante a viagem. O sistema é até simples e neste início de operação, os aeroportos irão contar com funcionários Gol dedicados a instruir os passageiros de como fazer o despacho automático.

O sistema tradicional de envio ainda está ativo, mesmo nos aeroportos que oferecem a opção automatizada. Esta é uma opção que a Gol está oferecendo para aqueles que desejam cada vez menos depender de “humanos” e também gostariam de não enfrentar longas filas na hora do despacho. O sistema não irá acabar com as filas, mas irá “dividir” a quantidade de passageiros em ambas as opções de envio.

Aeroportos em que o serviço de despacho de bagagens automatizado GOL está disponível

Este serviço de Bagagem Expressa Gol está disponível em voos regulares da empresa nos aeroportos nacionais de Foz do Iguaçu, Rio de Janeiro (Galeão e Santos Dumont), São Paulo (Guarulhos e Congonhas), Brasília, Fortaleza, Recife, Curitiba, Porto Alegre, Manaus, Goiânia, Salvador, São Luis, Navegantes, Florianópolis, Vitória, Belém, Maceió e Natal.

A Gol também está instalando e aprimorando o sistema SITA nos aeroportos internacionais de Buenos Aires, Ezeiza, Córdoba, Santiago, Mendoza, Montevidéu e Assunção.

As melhores dicas de viagens da internet!

A princípio estes serão os aeroportos com esta opção a mais de despacho. Nos outros o processo deve ser feito tradicionalmente através dos funcionários da companhia nos guichês, durante o processo de confirmação do embarque.

bagagem expressa gol como fazer despacho malas

Bagagem expressa GOL: Como fazer o despacho das bagagens?

Se você está em um dos aeroportos que oferece este serviço de bagagem expressa Gol, conforme a lista que apresentamos acima, então você poderá realizar o despacho de sua bagagem de forma automatizada da seguinte maneira:

  • Vá até o totem de autoatendimento e então toque na opção “Fazer Check-in” (caso não tenha realizado o mesmo através do aplicativo, site, etc). Então digite o seu nome, sobrenome (conforme está no bilhete aéreo), o número de CPF, o código localizador (número da reserva) ou o seu número Smiles.
  • Depois selecione a opção “Despachar bagagem”.

Se você já havia realizado o check in através de outro sistema, basta chegar no totem e então clicar em “despachar bagagem” e depois informar o código localizador.

  • Antes mesmo do sistema finalizar o check-in, após você clicar em “despachar bagagem”, ele irá realizar a pergunta se você realmente deseja fazer o despacho. Então selecione a opção “SIM” e depois coloque a mala na balança do sistema. Espere até que o peso da bagagem seja calculado, e clique em “Finalizar Pesagem”.
  • Aguarde até que as etiquetas com informações sobre a bagagem sejam impressas.
  • Após verificar que tudo está correto com relação as informações da etiqueta, puxe-as do sistema, retire o papel que protege a cola da mesma e então cole-a na alça, este é o melhor local para colar. Se você colar em uma superfície que não adere, como o tecido da bagagem, por exemplo, ela poderá se desprender durante o processo de transporte e ficar extraviada.

Então é só guardar o comprovante e seguir para a área de embarque.

  • Há casos em que é necessário seguir até um balcão exclusivo do Bagagem Expressa Gol e entrega-la a um dos funcionários responsáveis pela empresa, que irá encaminhar a bagagem para a esteira. Neste caso você não precisa realizar mais nenhum procedimento, apenas deixar a bagagem por lá.

Estou viajando com mais de uma bagagem, como fazer o despacho?

Se você está viajando com mais bagagens, além da bagagem de mão, que deve ser levada com você, o procedimento deve ser feito antes da impressão do comprovante. Retire a primeira mala após a pesagem e então no totem clique em “Pesar mais Volumes”, coloque a outra bagagem e então espere até que seja feito o processo novamente e clique então em “Finalizar Pesagem”.

Excesso de peso na bagagem

Se após colocar a bagagem na balança, for constatado um excesso de peso, conforme o limite máximo permitido pela empresa aérea, o sistema irá informá-lo na própria tela automaticamente. Após verificar esta informação, você poderá optar por despachar a bagagem e quais os valores e condições de pagamentos, sobre o excesso. Atualmente o pagamento é feito no próprio sistema, através da inserção de dados do cartão de crédito.

Clientes Elite e Smiles, contam com a vantagem de uma bagagem adicional. Mas é preciso avaliar a regra de cada uma das variações dos programas.

Site e principais forma de contato com a GOL

O site oficial da GOL para obter estas e outras informações, além é claro de poder realizar sua cotações de voos, é o:

Já o telefone para pedir informações, tirar todas as duvidas, realizar cancelamentos, reclamações ou deixar elogios para a empresa, é feito através do SAC (24 horas):

  • 0800 704 0465

Já o telefone GOL para pessoas com deficiência auditiva é o:

  • 0800 709 0466

E para quem gostaria de cotar e comprar voos GOL, poderá entrar em contato através do Canal de Vendas:

  • 0300 115 2121

Uma outra dica bem interessante é sobre o rastreio de bagagens extraviadas GOL, clicando neste link (<) você pode observar um artigo do Voo detalhando como funciona o processo.

Mais alguma dúvida? Deixe seus comentários

Anterior Como fazer para trocar a resistência do chuveiro Lorenzetti Duo Shower
Proximo Como fazer a receita de verdade do bolinho de framboesa HAY DAY

Sobre o autor

Wes
Wes 865 posts

Vencer sem lutar, é como triunfar sem glória.

Voce tambem podera gostar de:

Novo Passaporte para a Europa

Uma regra para a validade do novo passaporte para a Europa vem sendo cumprida desde Julho de 2013 mas até os dias atuais, ainda vem trazendo alguns problemas na hora… Leia mais

Como fazer autorização para menor de idade viajar

Você sabia que só são permitidas viagens sem acompanhamento maiores de 18 anos? E quando é preciso que uma criança faça uma viagem nacional ou internacional sozinha, acompanhada por pessoas… Leia mais

Como fazer uma busca de passagens aéreas baratas no Hurb.com

O Hurb.com é a nova marca do Hotel Urbano, um dos principais canais online de venda de viagens de todo o Brasil. Mas você sabe como fazer uma cotação de… Leia mais

Como fazer um bom roteiro de viagem – TOP Dicas

Para fazer um bom roteiro de viagem, é preciso levar em consideração diversos fatores, dos quais podem ser fundamentais para o sucesso ou fracasso de sua expedição 🙂 Por isso… Leia mais

Como fazer reserva em hotel

Vou viajar mas nunca fiz uma reserva em hotel, como devo proceder? Essa é uma pergunta que está rodeando a sua mente nos dias que antecedem a sua viagem? Não… Leia mais

Como comprar pacotes de Carnaval 2019 baratos

Encontrar uma boa promoção de pacotes para o Carnaval 2019 pode não ser uma tarefa muito fácil, principalmente para aqueles que nunca compraram viagens para o feriado de carnaval ou… Leia mais

Seja o primeiro a comentar

Escreva uma resposta