Como fazer cabeceira de cama em módulos passo a passo

Como fazer cabeceira de cama em módulos passo a passo

Fazer uma cabeceira de cama com módulos pode parecer difícil, afinal será necessário combinar o tecido suede com espuma, MDF/MDP/Compensado ou Virola, grampos e outros materiais, além é claro de medidas precisas na hora de fixar na parede de sua casa. Mas não se preocupe, hoje estaremos falando neste artigo todos os detalhes de como fazer uma cabeceira em módulos, que com certeza irá abrir seus horizontes.

A experiência aconteceu lá em nosso querido canal do YouTube o Youtube.com/comofazerfacilonline e no final deste artigo estará o vídeo completo de como montamos e fixamos uma cabeceira completa de fora a fora com 3 metros.

Além de todo o passo a passo desta cabeceira, também estaremos falando um pouco mais sobre os materiais utilizados e tamanhos das camas box para que você tenha ao menos uma noção de como tirar as medidas para a fabricação de sua cabeceira.

Qualquer dúvida deixe seus comentários!

Quais são os tamanhos padrões das camas box no Brasil?

No Brasil há os seguintes modelos e padrões de camas box:

  • Cama box solteiro;
  • Cama box casal modelo padrão;
  • Cama box casal modelo queen;
  • E cama box casal modelo king.

Cama box solteiro

A cama box solteiro pode ser encontrada em dois tamanhos padrões nas lojas, um de 88 x 188 centímetros (Largura x Comprimento) e outro de 93 x 207 centímetros. Porém em casos onde ela é feita sob medida, principalmente para apartamentos, podem não seguir muito estes padrões.

Como fazer um porta talher com vidro de conserva!

As camas de solteiro com mais de 2 metros de comprimento são conhecidas como “padrão americano”. Essas camas apesar de serem maiores, onde a tendência é ceder o meio, são mais reforçadas e indicadas para adultos de peso mais elevado.

Cama box casal modelo padrão

Já a cama box simples ou modelo padrão conta com uma medida de 138 x 188 centímetros (1,38 x 1,88 metros). Hoje este modelo quase não é mais usado, pois por um pouco a mais de dinheiro é possível levar uma cama queen. Mas a escolha do padrão acaba sendo uma “exigência” em quartos menores, onde é preciso levar em consideração que ainda será necessário colocar um guarda roupas no mesmo quarto e quando possível um ou dois criados mudos.

Cama box casal modelo queen

O modelo de cama box Queen Size é o mais comercializado atualmente, pois ela é o meio termo entre a simples e o modelo de “luxo” o King Size. Sua medida padrão é de 158 x 198 centímetros.

Cama box casal modelo king

As camas box casal King Size contam com uma medida de 193 x 203 centímetros. Elas são bem espaçosas e confortáveis, muito indicada para aqueles casais que gostam de dormir esparramados*. Mas nem sempre o quarto conta com espaço suficiente, levando em consideração o restante dos móveis.

*Normalmente um casal é composto por uma pessoa que dorme esparramado e outra que dorme no cantinho restante, HAHAHAHA.

Cama box sob medida

Hoje é comum a fabricação sob medida das camas, onde há modelos que são de parede a parede, montadas dentro do próprio quarto. Portando a sua cabeceira poderá ter uma medida padrão ou conforme a necessidade do seu quarto.

Qual o tamanho padrão usado nas cabeceiras?

As cabeceiras geralmente são alguns centímetros maiores do que a largura das camas, pois para ficar mais fácil dividir os módulos, normalmente eles são arredondados. A largura é próximo do tamanho da cama, já a altura normalmente é de 60 a 90 centímetros, porém ela pode variar conforme a sua necessidade.

Recomendamos que cabeceira comece um ou dois centímetros abaixo do criado mudo, também atrás da cama e não rente a ela.

  • Cama Box solteiro: A largura da cabeceira é de 90 centímetros;
  • Cama Box casal padrão: A largura da cabeceira é de 140 centímetros;
  • Cama Box casal Queen: A largura da cabeceira é de 160 centímetros;
  • Cama Box casal King: A largura da cabeceira é de 200 centímetro.

Quais são os materiais mais comuns usados para fazer cabeceiras em módulos?

Já citamos alguns dos materiais mais usados nas cabeceiras logo no início deste artigo, mas agora estaremos falando um pouco mais sobre eles. Os materiais são:

  • Conglomerados de madeira como MDF, MDP, compensado ou virola (um tipo de compensado);
  • Tecidos como o suede, mas há quem use também corino, couro e outros tecidos que os grampos prendam bem;
  • Espuma de densidades entre 20 e 23;
  • Parafusos;
  • Grampos;
  • E cola de tapeceiro.

Materiais usados para fazer cabeceiras capitone

No caso das cabeceiras com capitone, que são aquelas com botões, além dos materiais acima, também é usado botões (óbvio) e linha de tapeçaria (uma linha mais firme) da mesma cor do tecido.

Como fazer uma necessaire linda e barata!

Como fazer cabeceira de cama em módulos passo a passo?

A metragem irá variar conforme a sua necessidade. Há cabeceiras que preenchem toda a parede atrás de sua cama box e outras de tamanho padrão para camas box para solteiros, casal padrão, casal queen e também casal king. Se for o caso de uma cama padrão, use a metragem citada logo acima para definir a compra dos materiais e o tamanho dos módulos.

Materiais da cabeceira em módulos

  • MDF para fixar os módulos (ela será a parte de trás da cabeceira, a que será fixada na parede);
  • Virola ou compensado para fazer os módulos (qualquer espessura);
  • Tecido suede;
  • Espuma de densidade 20, 21, 22 ou 23 (no máximo);
  • Furadeira com broca para alvenaria (usada para prender o fixador na parede);
  • Parafusadeira (usada para fixar os módulos e os fixadores na chapa de MDF);
  • Grampeador de tapeçaria;
  • Grampos;
  • Cola de tapeçaria;
  • Parafusos;
  • Buchas (para os fixadores da parede);
  • Trena;
  • Tesoura;
  • Fixadores de parede, normalmente é usado 2 pares por cabeceira;

materiais para fazer cabeceira cama box modulos

Como fazer?

Os materiais você irá comprar todos cortados. É possível você mesmo comprar uma chapa “crua” de MDF, MDP ou Virola e cortar manualmente, mas não aconselho, pois geralmente a medida foge e é preciso que os cortes fiquem 100% para que encaixem.

  • A espuma é possível comprar nas medidas também.

Tire a medida do tamanho de sua cabeceira, você pode seguir as medidas padrões que citamos acima (somente para a largura) ou tirar a media que achar necessário, indo do chão até o teto, de parede a parede ou qualquer outra que quiser.

Com base nesta medida, você vai precisar de uma chapa de MDF no tamanho total desta medida, pode ser em MDP também, e módulos em virola ou compensado que cubram toda a área desta chapa. Exemplo:

  • Sua cabeceira tem 1,60 x 90, então você vai precisar de uma chapa de MDF de 1,60 x 0,90 e nove chapas de virola cortadas em 0,40 x 0,30 (módulo retangular). Essas nove chapas cobrem a área total da cabeceira.

Mas este é só um exemplo, você poderá fazer módulos retangulares desta e de outras medidas, assim como módulos quadrados.

A espuma deve ser na mesma quantidade e tamanho das chapas de virola/compensado. Exemplo:

  • Se a sua cabeceira vai 9 módulos de 0,40 x 0,30 centímetros, então você vai precisar de 9 espumas de 0,40 x 0,30 centímetros.

Já o tecido você deverá comprar uma metragem suficiente para sobrar a espessura da espuma + 2 centímetros. Exemplo:

  • A espuma que você comprou tem 5 centímetros de espessura, então cada corte do tecido deverá sobrar 7 centímetros (5 da espuma + 2) de cada um dos lados do módulo. No exemplo de módulos 0,40 x 0,30 e espuma de 5cm, o tecido deverá ter a medida de 0,54 x 0,44 centímetros (7cm a mais para as laterais, totalizando 14cm e 7cm a mais para o comprimento de cada lado, totalizando mais 14cm).

Normalmente 1 metro a mais de tecido é o suficiente. Otimize o corte, os tecidos normalmente contam com uma medida padrão para a largura, verifique se irá sobrar menos no comprimento ou na largura e então corte.

Como fazer Slime Caseiro!

Reserve uma tira de 5 centímetros do tecido para “emoldurar” a chapa de MDF onde será fixado os módulos, isso da um acabamento bem legal.

colocando tecido em volta da cabeceira

Dica: Citamos MDF para a chapa da parte de trás pois é um material mais firme. Mas dependendo da espessura de sua virola/compensado (mínimo 6mm) é possível usar o mesmo material para a chapa de fixação e para os módulos.

Após tudo estar devidamente cortado, chegou a hora de montar os módulos.

Pegue uma unidade da virola e uma unidade da espuma. Passe cola na virola e com cuidado cole a espuma. Encaixe ela perfeitamente, pois normalmente ela não irá se mexer mais após o primeiro contato com a cola. Deixe secar por 10 minutos.

passando cola na virola cabeceira

kit modulos cabeceira como fazer

Pegue uma unidade do tecido que você cortou e então coloque-o em uma superfície plana, de preferência o chão, com a parte da frente do tecido virada para baixo ( a parte fosca deixe pra cima ). Depois apoie a junção da madeira/espuma, com a espuma virada para as “costas” do tecido. A madeira fica pra cima. Coloque o módulo bem no centro do tecido, de forma que sobre de todos os lados igualmente.

tecido suede para cabeceira cama box

Então force o módulo para baixo, amassando a espuma igualmente de fora fora, na diagonal. Dobre o tecido sobre a madeira com a outra mão e então coloque dois grampos no centro do módulo. Grampeie sempre na horizontal, pois o grampo na vertical escorrega do tecido e ele fica enrugado.

ajeitando modulo no tecido

Assim:

forcando modulo cabeceira para baixo

Ou com ajuda:

esticando tecido laterais modulo cabeceira cama

Repita este processo em todas as laterais, grampeando apenas o meio.

detalhe grampos cabeceira

Após os meios grampeados, puxe a ponta do tecido em cada canto e grampeio na madeira, fazendo uma quina. Faça isso nas quatro quinas.

esticando tecido da quina modulo cabeceira

grampeando quinas modulo cabeceira

  • Sempre force a espuma para baixo antes de grampear.

Depois alinhe o tecido em toda extensão das laterais e grampeie. Certifique de que está tudo alinhado, pois a espuma e o tecido podem ficar com ondas, deixando o módulo feio.

grampeando modulo cabeceira tecido

grampear modulos tecido cabeceira

  • Se você ver que ficou desalinhado, talvez seja necessário retirar o grampo, alinhar e grampear novamente.

Por fim dobre as “orelhinhas” do tecido nas quinas e finalize o módulo com mais dois grampos. Talvez para acertar melhor as quinas, seja necessário cortar um pouco de tecido, mas cuidado, não corte demais.

cortando sobra tecido modulo cabeceira

arrumando canto do modulo cabeceira

Dica: Para facilitar recomendamos que esse processo de grampeagem (nem existe essa palavra) seja feito em dois. Um sobe no módulo de joelhos para forçar bem a espuma pra baixo, ainda mais em espumas de densidade alta, e o outro coloca os grampos.

Outra dica: Citamos suede que é o tecido mais comum e o mais indicado. Mas você pode usar corino, couro, emborrachados e outros tecidos firmes, que não solte o grampo.

Então você tem um lindo módulo pronto. Repita o processo com todos os outros.

modulo grampeado cabeceira

modulo pronto cabeceira cama box

Depois de todos os módulos prontos, coloque a tira de tecido fazendo uma moldura na chapa de fixação da parede/módulos. Isso dará um acabamento muito legal.

moldura com tecido cabeceira

Como fixar os módulos e fixar a cabeceira na parede?

Para fixar os módulos é bem simples, coloque um bem na “quina” da chapa maior e então coloque dois parafusos nas laterais do módulo, porém de trás pra frente (indo da chapa maior para o módulo). É preciso usar um parafuso de tamanho suficiente para atravessar a espessura da chapa de MDF e um pouco da virola.

alinhando modulo na chapa de fixacao cabeceira

parafusando modulo cabeceira

modulo fixado na chapa de mdf

detalhe tecido acabamento moldura cabeceira

resultado cabeceira modulos fixados

Não use um muito grande que ele pode te machucar se você bater a cabeça muito forte na cabeceira. ( ͡° ͜ʖ ͡°)

Agora para fixar a cabeceira na parede que é mais difícil. Você primeiro vai precisar tirar as medidas na parede. Serão diversas medidas, mas a princípio precisamos identificar duas, a altura em que a cabeceira irá ficar com relação ao chão e a distância entre as laterais da parede. Normalmente a cama fica no meio do quarto, mas as vezes ela fica encostada, então essas medidas irão variar.

medindo altura cabeceira

Identifique a altura em que a cabeceira irá ficar, faça um sinal com um lápis. Então tire a medida deste risco até altura do tamanho de sua cabeceira. Se ela tiver 0,90cm, faça outro risco com o lápis a 0,90cm após este primeiro ponto. Repita este processo nas duas extremidades (recue uns 10cm) de onde a cabeceira irá ficar.

tirando medidas parede cabeceira modulos

Com a altura onde irá ficar a sua cabeceira identificada, faça outro risco de cima para baixo, com 0,15 ou 0,20cm, este será o ponto onde ficará o seu fixador na parede e na chapa. Então faça os furos com a furadeira, insira as buchas, coloque um fixador com o encaixe virado para cima e então parafuse-o.

dica cabeceira modulo furar sem sujeira

Dica 5 (me perdi em qual dica é): Corte o fundo de uma garrafa PET e cole-o com uma fita embaixo de onde você irá furar, assim evita de fazer sujeira.

Faça o mesmo processo com o outro fixador.

Para colocar o fixador na chapa de MDF, tire a medida da distância da lateral onde ira ficar a sua cabeceira (talvez seja preciso marcar onde ela irá ficar a partir da distância da parede) depois tire a medida entre eixos dos fixadores. Na chapa marque esta distância e então a metragem do limite (altura) até o fixador, que no caso foi de 0,15cm ou 0,20cm.

fixador na cabeceira

Após colocar o primeiro fixador na chapa, coloque a trena bem no eixo dele e então conforme a medida que você tirou, marque onde irá ficar o segundo fixador.

PS: O fixador na chapa de MDF deve ser parafusado com o encaixe virado para baixo.

Clique na imagem para ampliá-la.

Então é só encaixar de cima para baixo na parede e ser feliz.

resultado cabeceira em modulos

Passo a passo em vídeo de como fazer uma cabeceira em módulos!

Gostou? Tem alguma dica? Comente e compartilhe!

Anterior Como fazer glucose caseira para receitas | Xarope de milho
Proximo Como fazer a massa de pizza mais fácil e gostosa da internet

Sobre o autor

Wes
Wes 900 posts

Vencer sem lutar, é como triunfar sem glória.

Voce tambem podera gostar de:

Passo a passo 2 Comentarios

Como fazer almoço

Hoje vamos aprender o passo a passo de como fazer almoço, esta que é a segunda principal refeição do dia, logo após o café da manhã. Iremos falar um pouco… Leia mais

Passo a passo 0 Comentarios

Como fazer um cercadinho e tapete na praia com lençol de elástico

A dica que iremos dar hoje é bem interessante. Um cercadinho e tapete na praia feito com aqueles lençóis de elástico. A ideia é bem criativa pelo fato de que… Leia mais

Passo a passo 0 Comentarios

Como deixar meu piso laminado brilhando

Quando vamos comprar nosso piso laminado na loja, ele sempre está brilhando e polido como um espelho não é mesmo? Mas chegando em casa, após alguns dias dele colocado, começa… Leia mais

Passo a passo 2 Comentarios

Aprenda como remover super bonder da pele

É tão chato quando precisamos colar alguma coisa com Super Bonder e acabamos colando os dedos ou deixando cair a super cola em algum lugar de nossa pele. Ela fica… Leia mais

Passo a passo 0 Comentarios

Como fazer a inscrição no Concurso Mais Médicos?

O Governo Federal acaba de abrir as inscrições para o Concurso Público do Programa Mais Médicos no Brasil. O candidato interessado tem deste dia 21 até o próximo dia 25… Leia mais

Passo a passo 0 Comentarios

A forma mais fácil e rápida de dobrar uma camiseta – camisa

Você é daqueles que perde horas dobrando as suas camisetas e gostaria que houvesse uma maneira mais fácil e rápida de dobrar elas para economizar tempo? Pois saiba que existe… Leia mais

Seja o primeiro a comentar

Escreva uma resposta