Como fazer o Cadastro NIS Online – Informações

Como fazer o Cadastro NIS Online – Informações

Existem duas formas de realizar o cadastro do NIS, o NIS em LOTE e o NIS Online, mas opção mais prática atualmente é através do Conectividade Social, feito de forma totalmente online, onde é possível cadastrar um por um os funcionários de uma empresa.

E para que você fique por dentro de todas as informações do Cadastro NIS Online, hoje preparamos este artigo com informações como ‘O que é o NIS’, ‘Porque fazer o cadastro’, ‘Diferenças entre NIS e PIS‘, ‘Por quem o cadastro deve ser feito’, ‘Como fazer o cadastro Online‘ e muito mais.

Além disso você poderá deixar as suas dúvidas nos comentários e estaremos indo atrás das informações necessárias para responder a todas suas perguntas.

cadastro nis online como fazer

O que é o NIS?

O NIS, que tem por significado da sigla Número de Identificação Social, é um número de cadastro no qual trabalhadores com vínculos a empresas privadas, empregador PF (pessoa física) cooperativas, beneficiários de programas Sociais, diretores não empregados quando optante pelo FGTS e beneficiários de Políticas Públicas (SRTE, MEC e MS), realizam-o através da Caixa Econômica Federal.

Porque fazer o cadastro do NIS?

O cadastro do NIS, proporciona maior facilidade ao empregador na hora do cadastro de funcionários, sendo uma solução onde o trabalhador é identificado em benefícios sociais e também em condições das Políticas Públicas dos Governos em geral. Além disso, o trabalhador também é identificado pelo NIS para o recebimento e recolhimento do Seguro Desemprego, do FGTS, aposentadoria e/ou abono salarial.

Já para quem não está empregado mas que está cadastrado no NIS, ele serve para o pagamento de benefícios e também para identificação Políticas Públicas ou na emissão da Carteira de Trabalho e outros documentos para o cidadão.

O Cadastro do NIS disponibilizado pela Caixa, poderá ser feito em lote, para grandes empresas e também de forma totalmente online, onde poderão ser acessados pelo Conectividade Social, sem grandes complicações.

E porque fazer o cadastro do NIS Online?

A forma online como já citamos é a melhor maneira de cadastrar o Número de Identificação Social, pois os empregadores contam com uma resposta mais rápida, não havendo muita necessidade de espera para o cadastro. Sem contar o conforto de fazer isso através da internet.

Porque é importante cadastrar o NIS?

Como já citamos, sem o número do NIS é impossível receber alguns benefícios e direitos dos trabalhadores. Com o seu cadastro, o trabalhador poderá realizar saques e consultas a benefícios como o Seguro Desemprego, PIS, Abono Salarial e o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Como fazer o cadastro do NIS Online?

Para fazer o cadastro do NIS Online o empregador deverá de forma individual, acessar o Conectividade Social (CNS), o serviço de cadastro NIS, que é feito por meio de um certificado digital, por padrão ICP-Brasil, normalmente já disponível para empresas com CNPJ.

Se a empresa possui um pacote básico de operações vinculado ao governo, o serviço aparece automaticamente. Agora se o cadastro for feito por Pessoa Física, o certificado digital deverá ser outorgado por uma Pessoa Jurídica lhe forneça o serviço de cadastramento do NIS. Tudo isso no Conectividade Social.

  • Acesse: conectividade.caixa.gov.br  com os dados da empresa contratante.
  • Clique no menu superior direito, com uma flechinha ao lado de ‘Selecionar’.
  • Então selecione a opção “Cadastro NIS”.
  • Inclua os dados do trabalhador na próxima tela. (nome da pessoa, nome do pai, data de nascimento, nacionalidade, estado civil, etc)

cadastrando nis online trabalhador

  • Clique em finalizar.

Basta esperar alguns minutos e está pronto o cadastro.

Caso o seu navegador bloqueie a página, será necessário adiciona-la as exceções.

Por quem o cadastramento do NIS deve ser feito?

Sempre que houver a necessidade de um cadastramento de NIS, ele deverá ser feito por um agente. Este agente deverá ser da empresa do trabalhador, da prefeitura ou órgão do governo. Mas a manutenção deste cadastro deverá ser feita pelo próprio trabalhador/inscrito, através da Caixa Econômica Federal, sempre que for necessário atualizar os dados cadastrais.

No caso de programas como o Bolsa Família, a atualização do cadastro deverá ser feita na prefeitura, também pelo beneficiário.

Sempre que possível, mantenha o cadastro atualizado, sendo importante para o empregador, trabalhador e também para o Governo Federal, como base de consultas e em relação a outros benefícios.

Qual a diferença entre NIS e PIS?

Para quem acha que o NIS e o PIS são sinônimos, está enganado, mas a confusão acontece por sempre um número aparecer próximo ao outro, principalmente na carteira de trabalho, aparentando ser um só. O Nis é uma inscrição com atribuições apenas para fins de identificação dos cidadãos, que tenham ou terão benefícios sociais.

Portanto assim que o cidadão passa a ser um trabalhador (com vínculo empregatício) o número do NIS é cadastrado no PIS (Programa de Integração Social), trazendo outros benefícios como o pagamento do Abono Salarial. E o PIS nada mais é do que as informações do vínculo com registro de trabalho, através de uma inscrição no NIS.

ASSISTA:

COMO FAZER O CADASTRO NIS ONLINE CAIXA | Como Fazer Fácil

Mais alguma dúvida? Deixe seus comentários.

Anterior KIT churrasco do Jacomar. O que vem, como funciona?
Proximo Como sacar o INSS benefício pela Caixa Econômica

Sobre o autor

Wes
Wes 1026 posts

Vencer sem lutar, é como triunfar sem glória.

Voce tambem podera gostar de:

Informações 1 Comentario

Aprenda como descobrir o nome e modelo da placa mãe via Prompt DOS

Você formatou o seu computador e agora precisa descobrir qual é o modelo e nome da sua placa mãe para baixar os drivers, mas não tem noção de como fazer… Leia mais

Informações 0 Comentarios

Como tirar mofo/bolor de gavetas e armários

É chato quando chega o inverno e as coisas começam a embolorar dentro dos armários e gavetas não é mesmo? As vezes nem é relaxo, de um dia para o… Leia mais

Informações 0 Comentarios

Feriados 2018 – Calendário completo

Saber em que dia da semana e do mês cai um feriado é muito importante, principalmente para aqueles que querem realizar uma viagem, se programar para algum curso, para algum… Leia mais

Informações 212 Comentarios

Como tirar print no meu celular Android?

Essa é uma dica simples e rápida. Se você está querendo saber como tirar print no seu celular Android e não tem a mínima noção de como isso é feito,… Leia mais

Informações 1 Comentario

Quem fez perícia do INSS em 2018 terá que fazer de novo?

A Medida Provisória (MP) 871 que vai iniciar um novo pente fino do INSS em 2019, 2020, 2021 e 2022, foi aprovada no Senado e aposentados e pensionistas devem ser… Leia mais

Informações 0 Comentarios

Como fazer para devolver o Auxílio Emergencial

Recebeu o Auxílio Emergencial de forma indevida e gostaria de saber como fazer para devolvê-lo e não ser pego na malha fina do benefício? Hoje no Como Fazer Fácil vamos… Leia mais

  1. Maria José de Moura
    agosto 24, 10:37 Responda
    Sou autônoma como faço pra mim escrever e ter o benefício do NIS por favor me oriente como faço pra mim cadastrar . hoje por conta de uma queda tenho dificuldade de trabalhar cuidava de criança hoje não posso fazer uma faxina, lavar uma roupa,nada que exija coluna e joelho desde já agradeço
  2. Maria José de Moura
    agosto 24, 10:41 Responda
    Sou autônoma como faço pra mim escrever e ter o benificio . hoje por conta de uma queda tenho dificuldade de trabalhar cuidava de criança hoje não posso fazer uma faxina, lavar uma roupa,nada que exija coluna e joelho desde já agradeço
    • Wes
      setembro 02, 09:19 Responda
      NIS é diferente de INSS Maria. É preciso ir até uma agência ou dar entrada no benefício através do meu.inss.gov.br

Escreva uma resposta