Como fazer o Cadastro NIS Online – Informações

Como fazer o Cadastro NIS Online – Informações

Existem duas formas de realizar o cadastro do NIS, o NIS em LOTE e o NIS Online, mas opção mais prática atualmente é através do Conectividade Social, feito de forma totalmente online, onde é possível cadastrar um por um os funcionários de uma empresa.

E para que você fique por dentro de todas as informações do Cadastro NIS Online, hoje preparamos este artigo com informações como ‘O que é o NIS’, ‘Porque fazer o cadastro’, ‘Diferenças entre NIS e PIS‘, ‘Por quem o cadastro deve ser feito’, ‘Como fazer o cadastro Online‘ e muito mais.

Além disso você poderá deixar as suas dúvidas nos comentários e estaremos indo atrás das informações necessárias para responder a todas suas perguntas.

cadastro nis online como fazer

O que é o NIS?

O NIS, que tem por significado da sigla Número de Identificação Social, é um número de cadastro no qual trabalhadores com vínculos a empresas privadas, empregador PF (pessoa física) cooperativas, beneficiários de programas Sociais, diretores não empregados quando optante pelo FGTS e beneficiários de Políticas Públicas (SRTE, MEC e MS), realizam-o através da Caixa Econômica Federal.

Porque fazer o cadastro do NIS?

O cadastro do NIS, proporciona maior facilidade ao empregador na hora do cadastro de funcionários, sendo uma solução onde o trabalhador é identificado em benefícios sociais e também em condições das Políticas Públicas dos Governos em geral. Além disso, o trabalhador também é identificado pelo NIS para o recebimento e recolhimento do Seguro Desemprego, do FGTS, aposentadoria e/ou abono salarial.

Já para quem não está empregado mas que está cadastrado no NIS, ele serve para o pagamento de benefícios e também para identificação Políticas Públicas ou na emissão da Carteira de Trabalho e outros documentos para o cidadão.

O Cadastro do NIS disponibilizado pela Caixa, poderá ser feito em lote, para grandes empresas e também de forma totalmente online, onde poderão ser acessados pelo Conectividade Social, sem grandes complicações.

E porque fazer o cadastro do NIS Online?

A forma online como já citamos é a melhor maneira de cadastrar o Número de Identificação Social, pois os empregadores contam com uma resposta mais rápida, não havendo muita necessidade de espera para o cadastro. Sem contar o conforto de fazer isso através da internet.

Porque é importante cadastrar o NIS?

Como já citamos, sem o número do NIS é impossível receber alguns benefícios e direitos dos trabalhadores. Com o seu cadastro, o trabalhador poderá realizar saques e consultas a benefícios como o Seguro Desemprego, PIS, Abono Salarial e o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Como fazer o cadastro do NIS Online?

Para fazer o cadastro do NIS Online o empregador deverá de forma individual, acessar o Conectividade Social (CNS), o serviço de cadastro NIS, que é feito por meio de um certificado digital, por padrão ICP-Brasil, normalmente já disponível para empresas com CNPJ.

Se a empresa possui um pacote básico de operações vinculado ao governo, o serviço aparece automaticamente. Agora se o cadastro for feito por Pessoa Física, o certificado digital deverá ser outorgado por uma Pessoa Jurídica lhe forneça o serviço de cadastramento do NIS. Tudo isso no Conectividade Social.

  • Acesse: conectividade.caixa.gov.br  com os dados da empresa contratante.
  • Clique no menu superior direito, com uma flechinha ao lado de ‘Selecionar’.
  • Então selecione a opção “Cadastro NIS”.
  • Inclua os dados do trabalhador na próxima tela. (nome da pessoa, nome do pai, data de nascimento, nacionalidade, estado civil, etc)

cadastrando nis online trabalhador

  • Clique em finalizar.

Basta esperar alguns minutos e está pronto o cadastro.

Caso o seu navegador bloqueie a página, será necessário adiciona-la as exceções.

Por quem o cadastramento do NIS deve ser feito?

Sempre que houver a necessidade de um cadastramento de NIS, ele deverá ser feito por um agente. Este agente deverá ser da empresa do trabalhador, da prefeitura ou órgão do governo. Mas a manutenção deste cadastro deverá ser feita pelo próprio trabalhador/inscrito, através da Caixa Econômica Federal, sempre que for necessário atualizar os dados cadastrais.

No caso de programas como o Bolsa Família, a atualização do cadastro deverá ser feita na prefeitura, também pelo beneficiário.

Sempre que possível, mantenha o cadastro atualizado, sendo importante para o empregador, trabalhador e também para o Governo Federal, como base de consultas e em relação a outros benefícios.

Qual a diferença entre NIS e PIS?

Para quem acha que o NIS e o PIS são sinônimos, está enganado, mas a confusão acontece por sempre um número aparecer próximo ao outro, principalmente na carteira de trabalho, aparentando ser um só. O Nis é uma inscrição com atribuições apenas para fins de identificação dos cidadãos, que tenham ou terão benefícios sociais.

Portanto assim que o cidadão passa a ser um trabalhador (com vínculo empregatício) o número do NIS é cadastrado no PIS (Programa de Integração Social), trazendo outros benefícios como o pagamento do Abono Salarial. E o PIS nada mais é do que as informações do vínculo com registro de trabalho, através de uma inscrição no NIS.

ASSISTA:

COMO FAZER O CADASTRO NIS ONLINE CAIXA | Como Fazer Fácil

Mais alguma dúvida? Deixe seus comentários.

Anterior KIT churrasco do Jacomar. O que vem, como funciona?
Proximo Como sacar o INSS benefício pela Caixa Econômica

Sobre o autor

Wes
Wes 997 posts

Vencer sem lutar, é como triunfar sem glória.

Voce tambem podera gostar de:

Informações 8 Comentarios

TUDO sobre a Poupança da Caixa Econômica – Conheça

Você está pensando em abrir uma conta poupança e não sabe como fazer? Hoje nós estaremos falando um pouco mais sobre a poupança da Caixa Econômica Federal, para que você… Leia mais

Informações 0 Comentarios

Como não enfrentar fila nas lotéricas para pagar contas

Você já reparou como as filas nas lotéricas da Caixa são enormes? Todas as lotéricas espalhadas pelo Brasil contam com filas gigantescas principalmente no começo/final do mês, mas ao contrário… Leia mais

Informações 0 Comentarios

TODOS os códigos de recolhimento INSS da Guia Previdência Social GPS

Vai começar a contribuir para a Previdência Social e precisa saber qual o código que vai na GUIA GPS no carnê do INSS? No campo 3 é preciso preencher o… Leia mais

Informações 2 Comentarios

Como fazer o cadastro do MEU INSS através do acesso.gov.br Login Único

Através do novo cadastro no acesso.gov.br o cidadão terá o Login Único, um usuário (CPF) e senha que dará acesso a todos os benefícios do Governo Federal, inclusive à consulta… Leia mais

Informações 1 Comentario

Como fazer meu carro economizar combustivel?

Com o combustível em alta, e com uma previsão assustadora para os próximos dias, a preocupação com a economia de combustível do nosso carro será cada vez maior, onde usamos… Leia mais

Informações 39 Comentarios

Como fazer para participar do The Voice Kids Brasil?

O The Voice Kids Brasil é um programa original da TV brasileira Globo, onde a principal função é revelar os grandes talentos infantojuvenis escondidos entre a população brasileira. O talent… Leia mais

  1. Maria José de Moura
    agosto 24, 10:37 Responda
    Sou autônoma como faço pra mim escrever e ter o benefício do NIS por favor me oriente como faço pra mim cadastrar . hoje por conta de uma queda tenho dificuldade de trabalhar cuidava de criança hoje não posso fazer uma faxina, lavar uma roupa,nada que exija coluna e joelho desde já agradeço
  2. Maria José de Moura
    agosto 24, 10:41 Responda
    Sou autônoma como faço pra mim escrever e ter o benificio . hoje por conta de uma queda tenho dificuldade de trabalhar cuidava de criança hoje não posso fazer uma faxina, lavar uma roupa,nada que exija coluna e joelho desde já agradeço
    • Wes
      setembro 02, 09:19 Responda
      NIS é diferente de INSS Maria. É preciso ir até uma agência ou dar entrada no benefício através do meu.inss.gov.br

Escreva uma resposta