Como fazer o novo Cartão do Cidadão Caixa

Como fazer o novo Cartão do Cidadão Caixa

O Cartão Cidadão é um documento fundamental para quem precisa consultar extratos e fazer saques do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), receber o Seguro Desemprego, Abono Salarial e o PIS. Sendo um item indispensável para o trabalhador privado com carteira assinada.

E para conhecer mais preparamos este artigo especial sobre o Cartão do Cidadão Caixa, onde ensinamos como fazer, o que é, quem tem direito, aplicativo e principais opções de contato para tirar dúvidas sobre ele.

O que é o Cartão do Cidadão?

Ele é um cartão atualmente chipado que foi criado para facilitar o acesso à serviços de benefícios sociais e também trabalhistas. Pode ser utilizado em todos os canais de pagamentos da Caixa Econômica Federal e correspondentes autorizados em todo âmbito nacional.

Ao utilizar o Cartão do Cidadão é preciso também estar munido da senha pessoal cadastrada e em alguns casos específicos de um documento de identificação com foto.

Ele serve para quem possui FGTS Provisionado, direito ao Abono Salarial, saque das parcelas do Seguro Desemprego e também o rendimentos do PIS, onde é possível consultar saldos, rendimentos, extratos e realizar saques.

Com o Cartão Cidadão, o trabalhador tem mais segurança e agilidade com relação ao pagamento e consulta de benefícios sociais.

Como fazer o saque aniversário do Fundo de Garantia FGTS!

Quem tem direito ao novo Cartão Cidadão?

Tem direito ao Cartão do Cidadão todo trabalhador privado que tenha ou teve carteira assinada nos últimos anos.

Independente de ter ou não conta na Caixa Econômica Federal, o Cartão Cidadão permite a consulta e saque de benefícios ligados ao trabalhador. Mas quem tiver conta na Caixa, tem seus benefícios depositados automaticamente, o que dispensa a necessidade de emitir o cartão.

Porque não posso ter o Cartão Cidadão?

O cartão não pode ser solicitado por trabalhadores que não tenham benefícios à receber ou saldos que sejam pagos ou ofereçam rendimento ao trabalhador pela Caixa Econômica.

Como fazer o novo Cartão do Cidadão Caixa

Para poder receber ou acompanhar algum benefício social ou trabalhista é necessário solicitar um Cartão do Cidadão. Ele poderá ser feito através do telefone:

  • 0800-726-0207

Ou através de uma agência CAIXA. Esteja com o número do NIS em mãos. Ele está localizado na carteira de trabalho. Se você for pessoalmente a agência, tenha em mãos a sua carteira de trabalho e o sua Carteira de Identidade.

É preciso ser o titular.

Como fazer para sacar o PIS nas Lotéricas!

Como fazer a Senha Cidadão do Cartão Cidadão?

Depois de solicitar o cartão e o mesmo for entregue em sua residência ou ser retirado na agência da Caixa onde fez a solicitação, será preciso gerar a Senha Cidadão. É ela que irá permitir o uso completo do Cartão do Cidadão, habilitando-o para consultas de extratos e pagamentos de benefícios do trabalhador.

Com esta senha o cartão poderá ser utilizado em pontos de atendimento, Casas Lotéricas, correspondentes Caixa Aqui, Agências da Caixa e também terminais de autoatendimento.

Confira o passo a passo:

  • Para fazer a Senha Cidadão será necessário ir até uma Casa Lotérica;
  • De lá, ligue para o Canal Caixa Cidadão através do telefone 0800-726-0207.

Então esteja com um dos documentos válidos para efetuar o cadastro da senha e confirmação junto com o atendente da lotérica. Entre os documentos válidos estão:

  • Carteira de habilitação (CNH). O novo modelo e dentro do prazo de validade;
  • Carteira de identidade;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), o modelo informatizado;
  • Identidade Militar. Este documento é emitido pelas Forças Armadas ou Auxiliares;
  • Carteira Funcional. Que é emitida por repartições públicas ou órgãos de classe dos profissionais liberais (Com fé pública reconhecida);
  • Passaporte devidamente registrado no Serviço de Registro de Estrangeiros da Polícia Federal;
  • Ou carteira de identidade de estrangeiros que é emitida pelo Serviço de Registro de Estrangeiros da PF.

Confira todos os detalhes no próprio site da Caixa Econômica.

Telefone de Atendimento da Caixa sobre o Cartão Cidadão

O telefone para tirar todas as dúvidas sobre o Cartão Cidadão é o:

  • 0800 726 0207

Baixe o aplicativo da Caixa Econômica Federal

Para facilitar a sua vida diante dos benefícios pagos através do Cartão do Cidadão, instale em seu smartphone o aplicativo oficial da Caixa Econômica:

Tem mais alguma dúvida? Deixe seus comentários.

Anterior Como fazer coquinho crocante, receita de coco caramelizado
Proximo Como fazer escondidinho de miojo

Sobre o autor

Wes
Wes 976 posts

Vencer sem lutar, é como triunfar sem glória.

Voce tambem podera gostar de:

Passo a passo 0 Comentarios

Como fazer o Cartão do BNDES com juros baixos

Já pensou fazer um cartão de empréstimo com uma taxa de juros de 1.14%* ao mês? Este é o Cartão do BNDES, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social,… Leia mais

Passo a passo 0 Comentarios

Como tirar mofo/bolor de sapatos

Seu sapato ficou muito tempo guardado no armário e quando você foi tirar ele estava cheio de mofo e bolor? Não se preocupe, hoje estaremos ensinando uma ótima dica, simples… Leia mais

Passo a passo 0 Comentarios

Como encher bexiga e balão que flutuem sem gás hélio

Em toda festa de aniversário e outras que contam com bexigas na decoração é a mesma coisa, uma correria para encher os balões e bexigas, e em muitos casos, a… Leia mais

Passo a passo 0 Comentarios

Como limpar manchas do carpete fácil

Deixou cair algo em seu carpete que formou uma mancha horrível e que não sai de jeito nenhum? Hoje vamos ensinar uma dica passo a passo de como retirar boa… Leia mais

Passo a passo 0 Comentarios

Como fazer o passe escolar em Curitiba URBS

Você estudante gostaria de pagar menos em suas passagens de ônibus? Em Curitiba existe o passe escolar, onde a URBS emite um cartão transporte estudante, para alunos que se enquadram… Leia mais

Passo a passo 4 Comentarios

Como receber do Google AdSense pelo Banco Rendimento

O Google AdSense é a melhor forma de lucrar com o seu site, inclusive o Como Fazer Fácil, tem como fonte de renda as publicidades disponibilizadas através do Google. Mas… Leia mais

Seja o primeiro a comentar

Escreva uma resposta