Como fazer para consultar lote de restituição do Imposto de Renda online
julho 9, 2018 Comentarios 0 1114 Visualizacoes

Como fazer para consultar lote de restituição do Imposto de Renda online

Nesta semana a Receita Federal divulgou a lista do lote de restituição do Imposto de Renda e para que você possa saber se o seu nome está ou não na lista e se há o direito de receber os valores, hoje estaremos ensinando passo a passo como fazer para consultar o lote da restituição do Imposto de Renda online.

Além do passo a passo da consulta do lote do IR, estaremos falando um pouco mais sobre estes valores e também quais são os principais meios de contato, sites e telefones para tirar dúvidas sobre a malha fina, impostos e principalmente a restituição do IR.

O que é a Restituição do Imposto de Renda?

Para quem está pela primeira vez realizando a Declaração do Imposto de Renda, uma das dúvidas bem comuns é sobre a Restituição do Imposto de Renda, onde a Receita Federal acaba devolvendo aos contribuintes parte do imposto de foi pago a mais. O IR acaba sendo cobrado todo mês do salário dos trabalhadores, bem como de suas negociações e compras ao longo do ano.

Todo ano, entre março e abril é necessário realizar a declaração do IR, desde que tenha ultrapassado o mínimo para deixar de ser isento sobre a declaração. Caso a Receita identifique que a pessoa tenha pago mais imposto do que deveria, ela entra para o lote de restituição, onde irá receber parte do dinheiro pago com um depósito em banco.

Quando o contribuinte possui despesas dedutíveis com ele ou com dependentes, como gastos com educação e/ou saúde, é possível descontar do IR estes gastos, o que em muitos casos acaba rendendo parte dos valores pagos pela restituição. O abatimento é feito sobre o que já havia sido pago por ele ao longo do ano anterior a declaração.

Como fazer um Boletim de Ocorrência Online?

A restituição do Imposto de Renda é paga até o final do ano, dividida em lotes, onde neste ano, por exemplo, a quantidade é 7 lotes, ou seja, se você tem direito a receber algo, em um destes lotes o seu CPF estará presente na lista, lhe concedendo o direito aos valores. Geralmente quem realizou a entrega da declaração nos primeiros dias, irá receber primeiro, agora aqueles que deixaram para o último momento, a tendência é que a restituição seja feita nos últimos lotes.

O dinheiro das restituições só não chegam na conta do contribuinte caso haja algum problema de irregularidade.

Imposto de Renda

Para quem não conhece o verdadeiro significado do IR, saiba que ele é um imposto sobre a renda do cidadão. Este imposto existe em centenas de países, onde os contribuintes PF (Pessoa Física) ou PJ (Pessoa Jurídica) são obrigados a pagarem uma porcentagem de sua renda ao governo nacional ou regional, conforme as regras de cada país.

O cálculo se baseia nos novos valores produzidos pelo contribuinte ao longo do ano. Os valores são com base no salário mensal e/ou capital gerado ao longo do ano. Nestes valores é aplicado uma alíquota, onde através de uma tabela que varia de país para país, é determinado a porcentagem a ser paga ao governo.

Como fazer um CPF?

No Brasil, por exemplo, só ficam de fora da Declaração do Imposto de Renda, quem acabou recebendo rendimentos tributáveis abaixo dos R$ 28.559,70 (Em 2017). O mais aconselhável é que todos tenham um contador de confiança para verificar a situação de declaração isento ou não sobre os rendimentos.

consulta restituicao lote imposto renda internet

Como fazer para consultar lote de restituição do Imposto de Renda online?

E para verificar se você tem direito a restituição do Imposto de Renda, nós separamos um passo a passo, para que você possa verificar se o seu CPF está ou não presente nos lotes da RF.

O primeiro passo para efetuar a consulta online da restituição do IR é acessar o site:

Depois de acessar o site, preencha o campo “CPF” na página da “Consulta Restituições IRPF”.

  • Selecione então o ano em que deseja realizar a consulta dos lotes.
  • Depois inclua a sua data de nascimento no campo determinado do site.
  • Coloque então os caracteres de segurança e clique em “Consultar”.

Na próxima página a Receita Federal irá informar se o seu nome está ou não no lote liberado para pagamento.

Algumas dicas são importantes para realizar a consulta, onde o CPF deverá ser informado inclusive com o dígito verificador, sem a inclusão de separadores, traços ou pontos. A data de nascimento deverá ser digitada somente os números, com quatro algarismos para o ano de nascimento.

E uma recomendação da Receita para que a consulta funcione da maneira correta é que o navegador por onde você está realizando a consulta tenha a gravação de cookies habilitada.

Em certos períodos do ano a página pode apresentar erros de carregamento, principalmente quando a Receita Federal anuncia a consulta dos lotes de restituição, pois o sistema fica sobrecarregado. Um melhor horário para efetuar a busca é pela manhã ou próximo das 00h.

consulta online restituicoes irpf imposto renda

Outras formas para consultar o lote de restituição do Imposto de Renda – Telefone e Aplicativo iOS ou Android

A consulta pela internet é a opção mais fácil nos dias atuais. Mas é possível também realizar uma ligação para o Receitafone ou realizar a instalação dos aplicativos oficiais da Receita no seu aparelho celular.

Para consultar o lote de restituição do IR através do telefone, faça uma ligação no:

  • 146

Para consultar o lote de restituição através do aplicativo Android ou iOS, faça o download e instalação dos app através dos seguintes links:

aplicativo consulta restituicao imposto renda

Após efetuar a instalação ache o menu “Consulta Restituição”. Informe seus dados e pronto, você poderá conferir os lotes de restituições desde 1999.

Para aqueles que preferem entrar em contato com o Banco do Brasil para verificar a situação dos pagamentos, os telefones da Central de Atendimento são:

  • 4004-0001 (Capitais)
  • 0800-729-0001 (Demais Localidades)
  • 0800-729-0088 (Deficientes auditivos)

Assim que os valores chegam na conta, eles não sofrem nenhuma inclusão de juros. Algo que é corrigido pela taxa selic antes do depósito.

O que acontece se eu não resgatar a restituição do IR?

Caso não faça o resgate da sua restituição do Imposto de Renda, o valor ficará disponível no banco pelo prazo de um ano. Se ainda neste um ano o cidadão não resgatar os valores, será necessário fazer o requerimento através da internet, no Formulário Eletrônico, através do Pedido de Pagamento de Restituição, no site oficial da Receita Federal:

Ou clicando no serviço “Extrato do Processamento da DIRPF” no e-CAC:

Tem mais alguma dúvida? Deixe seus comentários. Ajudou? Compartilhe com seus amigos.

Anterior Como fazer para manipular jaca sem ter problemas com a nódoa (cola)
Proximo Como fazer para pagar multas com cartão de crédito

Sobre o autor

Wes
Wes 950 posts

Vencer sem lutar, é como triunfar sem glória.

Voce tambem podera gostar de:

Informações 0 Comentarios

Como fazer para tirar mofo de tecidos

Esta semana estamos apresentando diversas maneiras de como tirar o mofo e bolor de diferentes tipos de tecido, por conta de que o inverno está se aproximando, e a umidade… Leia mais

Informações 0 Comentarios

Como comprar em liquidação – Dicas

Com o final e o começo de ano se aproximando, é muito comum observarmos diferentes tipos de liquidações pelo país, por isso hoje resolvemos criar um artigo para falarmos um… Leia mais

Informações 17 Comentarios

94% TODAS as respostas do jogo – App Android e IOS

O jogo 94% da empresa SCIMOB é um sucesso nos smartphones Android e IOS, com mais de 5 milhões de downloads na Play Store e Apple Store. É um aplicativo… Leia mais

Informações 0 Comentarios

Aposentados 2019 | Como irá ficar o reajuste das aposentadorias

As aposentadorias do INSS 2019 que sejam iguais a um salário mínimo, irão acompanhar o reajuste do mesmo, porém os aposentados que irão receber benefícios em 2019 com valores superiores… Leia mais

Informações 0 Comentarios

Não caia no golpe do IPVA, saiba como identificar o falso

Todos os anos, quando começam os pagamentos de contas através de boletos é importante estar bem atento para não cair em golpes. A primeira vítima deste 2016 é o IPVA,… Leia mais

Informações 0 Comentarios

Como rejeitar convites de grupos no WhatsApp – Novidade do Aplicativo

Não seria um sonho poder recusar um convite de grupo no WhatsApp? O aplicativo está com uma novidade na versão atual, onde é possível rejeitar os convites de pessoas indesejadas,… Leia mais

Seja o primeiro a comentar

Escreva uma resposta