Como fazer para consultar lote de restituição do Imposto de Renda online

Como fazer para consultar lote de restituição do Imposto de Renda online

Nesta semana a Receita Federal divulgou a lista do lote de restituição do Imposto de Renda e para que você possa saber se o seu nome está ou não na lista e se há o direito de receber os valores, hoje estaremos ensinando passo a passo como fazer para consultar o lote da restituição do Imposto de Renda online.

Além do passo a passo da consulta do lote do IR, estaremos falando um pouco mais sobre estes valores e também quais são os principais meios de contato, sites e telefones para tirar dúvidas sobre a malha fina, impostos e principalmente a restituição do IR.

O que é a Restituição do Imposto de Renda?

Para quem está pela primeira vez realizando a Declaração do Imposto de Renda, uma das dúvidas bem comuns é sobre a Restituição do Imposto de Renda, onde a Receita Federal acaba devolvendo aos contribuintes parte do imposto de foi pago a mais. O IR acaba sendo cobrado todo mês do salário dos trabalhadores, bem como de suas negociações e compras ao longo do ano.

Todo ano, entre março e abril é necessário realizar a declaração do IR, desde que tenha ultrapassado o mínimo para deixar de ser isento sobre a declaração. Caso a Receita identifique que a pessoa tenha pago mais imposto do que deveria, ela entra para o lote de restituição, onde irá receber parte do dinheiro pago com um depósito em banco.

Quando o contribuinte possui despesas dedutíveis com ele ou com dependentes, como gastos com educação e/ou saúde, é possível descontar do IR estes gastos, o que em muitos casos acaba rendendo parte dos valores pagos pela restituição. O abatimento é feito sobre o que já havia sido pago por ele ao longo do ano anterior a declaração.

Como fazer um Boletim de Ocorrência Online?

A restituição do Imposto de Renda é paga até o final do ano, dividida em lotes, onde neste ano, por exemplo, a quantidade é 7 lotes, ou seja, se você tem direito a receber algo, em um destes lotes o seu CPF estará presente na lista, lhe concedendo o direito aos valores. Geralmente quem realizou a entrega da declaração nos primeiros dias, irá receber primeiro, agora aqueles que deixaram para o último momento, a tendência é que a restituição seja feita nos últimos lotes.

O dinheiro das restituições só não chegam na conta do contribuinte caso haja algum problema de irregularidade.

Imposto de Renda

Para quem não conhece o verdadeiro significado do IR, saiba que ele é um imposto sobre a renda do cidadão. Este imposto existe em centenas de países, onde os contribuintes PF (Pessoa Física) ou PJ (Pessoa Jurídica) são obrigados a pagarem uma porcentagem de sua renda ao governo nacional ou regional, conforme as regras de cada país.

O cálculo se baseia nos novos valores produzidos pelo contribuinte ao longo do ano. Os valores são com base no salário mensal e/ou capital gerado ao longo do ano. Nestes valores é aplicado uma alíquota, onde através de uma tabela que varia de país para país, é determinado a porcentagem a ser paga ao governo.

Como fazer um CPF?

No Brasil, por exemplo, só ficam de fora da Declaração do Imposto de Renda, quem acabou recebendo rendimentos tributáveis abaixo dos R$ 28.559,70 (Em 2017). O mais aconselhável é que todos tenham um contador de confiança para verificar a situação de declaração isento ou não sobre os rendimentos.

consulta restituicao lote imposto renda internet

Como fazer para consultar lote de restituição do Imposto de Renda online?

E para verificar se você tem direito a restituição do Imposto de Renda, nós separamos um passo a passo, para que você possa verificar se o seu CPF está ou não presente nos lotes da RF.

O primeiro passo para efetuar a consulta online da restituição do IR é acessar o site:

Depois de acessar o site, preencha o campo “CPF” na página da “Consulta Restituições IRPF”.

  • Selecione então o ano em que deseja realizar a consulta dos lotes.
  • Depois inclua a sua data de nascimento no campo determinado do site.
  • Coloque então os caracteres de segurança e clique em “Consultar”.

Na próxima página a Receita Federal irá informar se o seu nome está ou não no lote liberado para pagamento.

Algumas dicas são importantes para realizar a consulta, onde o CPF deverá ser informado inclusive com o dígito verificador, sem a inclusão de separadores, traços ou pontos. A data de nascimento deverá ser digitada somente os números, com quatro algarismos para o ano de nascimento.

E uma recomendação da Receita para que a consulta funcione da maneira correta é que o navegador por onde você está realizando a consulta tenha a gravação de cookies habilitada.

Em certos períodos do ano a página pode apresentar erros de carregamento, principalmente quando a Receita Federal anuncia a consulta dos lotes de restituição, pois o sistema fica sobrecarregado. Um melhor horário para efetuar a busca é pela manhã ou próximo das 00h.

consulta online restituicoes irpf imposto renda

Outras formas para consultar o lote de restituição do Imposto de Renda – Telefone e Aplicativo iOS ou Android

A consulta pela internet é a opção mais fácil nos dias atuais. Mas é possível também realizar uma ligação para o Receitafone ou realizar a instalação dos aplicativos oficiais da Receita no seu aparelho celular.

Para consultar o lote de restituição do IR através do telefone, faça uma ligação no:

  • 146

Para consultar o lote de restituição através do aplicativo Android ou iOS, faça o download e instalação dos app através dos seguintes links:

aplicativo consulta restituicao imposto renda

Após efetuar a instalação ache o menu “Consulta Restituição”. Informe seus dados e pronto, você poderá conferir os lotes de restituições desde 1999.

Para aqueles que preferem entrar em contato com o Banco do Brasil para verificar a situação dos pagamentos, os telefones da Central de Atendimento são:

  • 4004-0001 (Capitais)
  • 0800-729-0001 (Demais Localidades)
  • 0800-729-0088 (Deficientes auditivos)

Assim que os valores chegam na conta, eles não sofrem nenhuma inclusão de juros. Algo que é corrigido pela taxa selic antes do depósito.

O que acontece se eu não resgatar a restituição do IR?

Caso não faça o resgate da sua restituição do Imposto de Renda, o valor ficará disponível no banco pelo prazo de um ano. Se ainda neste um ano o cidadão não resgatar os valores, será necessário fazer o requerimento através da internet, no Formulário Eletrônico, através do Pedido de Pagamento de Restituição, no site oficial da Receita Federal:

Ou clicando no serviço “Extrato do Processamento da DIRPF” no e-CAC:

Tem mais alguma dúvida? Deixe seus comentários. Ajudou? Compartilhe com seus amigos.

Anterior Como comprar pacotes de Carnaval 2019 baratos
Proximo Como fazer para pagar multas com cartão de crédito

Sobre o autor

Wes
Wes 846 posts

Vencer sem lutar, é como triunfar sem glória.

Voce tambem podera gostar de:

Informações 92 Comentarios

Principais transportadoras do Brasil e como rastrear pedido!

Sites de compras online como Submarino, Americanas, Kanui, Shoptime, Wallmart, NetShoes, Ponto Frio, Magazine Luiza, Casas Bahia, Ricardo Eletro, Livrarias Saraiva, Marisa, Renner, C&A, Chilli Beans, Extra, FastShop, Kalunga, FNAC, Tok… Leia mais

Informações 0 Comentarios

Não caia no golpe do IPVA, saiba como identificar o falso

Todos os anos, quando começam os pagamentos de contas através de boletos é importante estar bem atento para não cair em golpes. A primeira vítima deste 2016 é o IPVA,… Leia mais

Informações 0 Comentarios

2018 – Minha casa Minha Vida Caixa – Como fazer

Está pensando em adquirir um imóvel com o Minha Casa Minha Vida Caixa em 2018? Então você está no lugar certo. Aprenda passo a passo como fazer a simulação, o… Leia mais

Informações 0 Comentarios

Age of Empires IV AOE4 para celular smartphone Android e IOS

Age of Empires IV ou também conhecido como AOE 4 para os mais íntimos, está prestes a sair para celular smartphone Android e IOS, com previsão de lançamento para 2015,… Leia mais

Informações 5 Comentarios

Máquina de fraldas, um ótimo investimento a você empresário

Recentemente fui até uma loja de fraldas e para minha surpresa tal loja não tinha os produtos que necessitava, e colocou a culpa na fábrica, que não entregou o pedido…. Leia mais

Informações 0 Comentarios

Calendário de Pagamento FGTS Inativo Caixa – Consulta

Neste ano de 2017 o Governo Federal deu uma boa notícia para os trabalhadores brasileiros, onde será possível fazer a retirada do FGTS das Contas Inativas, ou seja, se você… Leia mais

Seja o primeiro a comentar

Escreva uma resposta